neo24k, a neobrothers teve há tempos um kit para o saab 9-3 (amortecedores + molas por menos de 200£... é um questão de ires vendo, mesmo com reparação é um preço em conta.
os FSD seriam engraçados, o melhor dos dois mundos, lol
Não esquecer que os koni sport são ajustáveis... são "meio coilovers"... se considerares muito duros, afinas para mais mole... é tão simples como rodar um parafuso...
Também é de salientar que os coilovers não se ajustam automaticamente... a grande vantagem dos coilovers é que ajustas a altura do carro e dureza da suspensão... portanto... se tiveres as molas à tua medida... uns koni sport já fazem o serviço.
Tal como o do
nicodemus, tenho ouvido muitos bons relatos sobre os Bilstein B6... dizem ser confortáveis na medida dos possíveis e bem seguros..
Não sei se são reparaveis e de manutenção...
O que realmente me agrada mais nos koni sport... é o facto de não ter que me preocupar mais com amortecedores para o resto a vida... só se tiver um acidente e partir um... porque troco vedantes, encho e está feito...
Quanto ao facto do
nicodemus dizer que eles vão perdendo eficácia ao longo do tempo... não estou de acordo... tenho mais de 140.000 kms feitos com os meus e apenas fiz manutenção uma vez...
1º porque na altura desconhecia que eles tinham manutenção
2º porque não tinha queixas dos amortecedores, nem nas inspecções se queixavam e já andava com eles ha quae 100.000 kms...
3º fiz a manutenção por descargo de consciência porque via toda a gente a trocar de amortecedores e pensei também trocar pois já eram muitos quilómetros, foi aí que ao pesquisar soube que eram de manutenção e comprometi-me comigo próprio a passar a fazer a manutenção a cada 50.000 kms percorridos.
- Comprei o carros com 195.000 kms já com os koni instalados e molas de origem
- por volta dos 250.000 coloquei molas kilen
- por volta dos 300.000 fiz a tal manutenção
- aos 340.000 parei o fosco pelos motivos que sabes e passei a suspensão completa para o lpt no qual já fiz quase 10.000 kms.
Esta é a minha experiência com os koni amarelos sport
espero que te sirva de dados na escolha.
um extra... se colocares os amortecedores tão duros à frente como atrás... o carro vai te fugir muito de traseira em piso molhado (pelo menos acontece com o meu que usa veio e não suspensão independente).
A actual configuração que uso é dureza ao máximo na frente e meia nos de trás.
Tenho essa configuração com jante 17 e pneu 40 de altura e... mesmo assim tenho andado em carros bem mais desconfortáveis que o meu...
abraço