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Proibição de circulação em Lisboa para alguns veículos

Iniciado por SMAP, 08 de Dezembro de 2014, 12:00

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SMAP

Esquecendo as cores politicas que sinceramente a mim não me dizem nada qualquer que seja a cor

Carros antigos proibidos de circular no centro de Lisboa já em janeiro

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A medida implementada em Lisboa, é semelhante a outras implementadas noutras cidades como por exemplo na Alemanha

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Onde há vários anos que existem selos nos carros para os classificar com o nível de emissões


Ou agora em França que querem acabar com os diesel em carros particulares

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Mas a medida implementada em Lisboa peca por "idiotice" dos legisladores, pois estão a legislar por anos em que foram introduzidos novos padrões de emissões e não entendem que existem marcas como a SAAB que já cumpria os padrões anos antes de eles serem obrigatórios

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Eles querem limitar algumas zonas só a veículos matriculados apartir de 2000 - emissões Euro 3
Euro 3 (2000) for any vehicle - 98/69/EC
For motorcycle - 2002/51/EC (row B) - 2006/120/EC


E outras zonas só a veículos matriculados apartir de 1996 - emissões Euro 2
Euro 2 (1996) for passenger cars - 94/12/EC (& 96/69/EC)
For motorcycle - 2002/51/EC (row A) - 2006/120/EC


E depois aplicam excepções
Excetuam-se, a estas restrições, os veículos de emergência, históricos, de residentes, de polícia, militares, de transporte de presos, blindados de transporte de valores, os carros a gás natural, GPL e os motociclos.

O meu 9000 sendo de 1996 cumpre Euro 2, mas tenho quase a certeza que qualquer 9000/900 apartir de 1994 cumpre o Euro 2. Eu não sou limitado por nada pois embora o meu 9000 seja de 1996 como está equipado com GPL pode entrar nas zonas em que só é permitido veículos matriculados apartir de 2000.


Na Alemanha viram oportunidade de negocio e desenvolveram um sistema de Selos que tem que ser colados nos vidros dos veículos, mas é um sistema mais justo pois temos que mostrar os documentos do veiculo e em função disso eles vêm qual o nível de emissões e atribuem um selo em função das emissões e não do ano.

Alem de que muitos proprietários podem melhorar os sistemas de emissão anti-poluentes (catalizadores, FPR, etc) dos veículos e após srem certificados os novos níveis de emissão do veiculo podem mudar o selo e assim circular livremente em todas as cidade.
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Ramess

A existir ( acho que nao deveria) que seja como referes, ou seja nao por anos mas por nivel poluicao...

Seja como fôr isto mais parece destinado a dar "boa vista" aos turistas que outra coisa. Para parecer que em PORTUGAL somos ricos e ninguem anda com carros antigos (exceptuando classicos)...

Se fosse uma questao de logica limitavam certos carros a andar em auto estradas por nao terem niveis de segurança para os padroes exigidos actualmente e velocidades envolvidas (digo eu).
  • saab 9-5

Guest

Eu, pessoalmente, acho essas proibições uma estupidez... tenho dito... :||

Abraço

joseglv

Isto foi implementado porque PORTUGAL viu-se perante um coima bastante pesada por ultrapassar em muito os níveis de CO2 permitidos... C:-)

O meu militar tb esta a GPL... pelo que estou descansado mas o Prata já não pode circular na Av. da Liberdade a partir de Janeiro durante a semana....
  • Saab 9-5 1999 2.0t GPL ( Militar ) Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
  • Saab 9-5 1999 2.0t ( Prata ) Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
  • Saab 9-5 1998 2.3t (Projecto para TrackDay) Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
  • Miniaturas Joseglv Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
The selected media item is not currently available. :SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

SMAP

Ainda estou para ver quantos "espertos" vão começar a andar com símbolos de GPL magnéticos para por e tirar quando precisarem de passar nas ruas onde não podem.
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SMAP

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Eu, pessoalmente, acho essas proibições uma estupidez... tenho dito... :||

Eu não acho uma estupidez querem baixar o nível de poluição das cidades, acho sim uma estupidez ser, por norma, só a Europa a preocupar-se com isso.

Todos nós sabemos que grande parte do preço da gasolina/gasóleo tem impostos sob a justificação de emissões poluentes, ou seja o imposto está la para incentivar (mais forçar) as pessoas a utilizarem a racionalmente os combustíveis fósseis.

Nos USA também se preocupam com o nível de emissões que os veículos produzem, mas não tem os impostos que existem na Europa sobre os combustíveis fósseis. Os USA nem se preocuparam em ratificar o protocolo de Quioto - Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

E aqui - Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se - podem comprovar que não sou só eu que penso que a Europa é a única a preocupar-se em baixar os níveis de poluição


A realidade, então, creem os céticos, é que o Protocolo de Quioto tornar-se-á "letra morta" e que a Comunidade Europeia, sua grande defensora, está destinada a revelar isto ao mundo. O desenvolvimento deste tema pode melhor ser apreciado no artigo de Iain Murray, publicado pelo Tech Central Station, em 5 de maio de 2005


E depois dizem que o mundo todo anda a reboque da recuperação económica dos USA, é normal quando os custos dos combustíveis que as empresas dos USA tem é significativamente menor do que o custo para as empresas na Europa. Assim é fácil sair da crise.

Acho que a Europa devia subir ao máximo as taxas alfandegarias a todos os países que não fizessem por melhorar os níveis de emissões poluentes, mas tenho noção que isso nunca ira acontecer devido a interesses monetários existentes.
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Guest

E achas que é pelo meu Saab não poder circular nessas zonas que vai haver menos poluição? O meu ou outros... bahhh...

Abraço

Rui

Pessoalmente concordo com a limitação das emissões poluentes no centro das grandes cidades. As cidades, antes de mais nada, devem ter em consideração as pessoas e não os seus meios de transporte.
Dito isto, a forma como a restrição em PORTUGAL vai ser introduzida é à rico: de forma cega, pelo ano de matrícula. Não importa se é de 1994, convenientemente mantido e afinado: não passa. Se fôr de 2000, com um milhão de kms e a queimar tudo o que seja fluído de motor, isso já pode. É mais uma medida para mostrar serviço do que para responder ao problema.
É óbvio que de qualquer forma melhorará a qualidade do ar na zona central da cidade. Mas podia ser aplicado de forma mais justa para os utilizadores. Para isso, o sistema de certificação por selo é o que mais me agrada: recompensa os que cumprem, castiga os que não o fazem.
Que incentivo tem um tipo como eu, que acho que devo fazer o possível para manter o mínimo de qualidade do ar, e portanto não tiro catalizador, nem egr, nem nada disso, mesmo à custa de maior custo de manutenção e maior consumo de combustível? Nenhum. Esperto é o gajo que se borrifa para isso tudo, tira tudo o que seja dispositivo antipoluição e na hora de avaliar, como os carros são do mesmo ano levamos os 2 pela mesma medida...
  • Saab 93 2.2TiD 2001

SMAP

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E achas que é pelo meu SAAB não poder circular nessas zonas que vai haver menos poluição? O meu ou outros... bahhh...

Se todos pensarem como tu, nunca os níveis de emissões poluentes iram baixar, claro que faz diferença. Conhecendo eu a realidade Portuguesa como conheço acho que esta medida tem como objectivo principal o engordar das contas da Câmara Municipal. Basicamente vais ter a Policia Municipal nestas ruas a mandar para e a multar ...
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SMAP

Sinceramente a uma medida que acho que fará reduzir as emissões poluentes é a que querem aplicar em França, neste caso acabar com os diesel em carros particulares ate 2020

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França é um mercado muito grande e isso influenciará as próprias marcas automóveis francesas. Basta por exemplo a Alemanha fazer o mesmo e acabam-se os Diesel em veículos particulares na Europa. Depois só existem as marcas Italianas para produzirem Diesel, visto que não existem marcas automóveis de outros países. Seat e Skoda pertencem a VW que é Alemã. Volvo usa motores Diesel do grupo Ford que na realidade foram desenvolvidos pela Ford e grupo PSA (Françês) - Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se Marcas Inglesas já não existem, pois estão todas nas mais Indianas e as que usam motores Diesel (Jaguar) usam motores FORD. Land Rover pertence a Jaguar e usa motores Diesel Ford também.

Na Alemanha o IUC para carros a Diesel é o triplo de para carros a gasolina da mesma cilindrada, portanto tenham noção de que a Alemanha considera os Diesel mais poluentes do que os motores a Gasolina.
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mferraz

...é pena é que o lobbie dos taxis ainda tenham muita força, adam com xarutos a cair aos pedaços, e ainda podem circular pelo centro de Lisboa com carros de 92 :|| :|| :||
  • Saab 9000 CSE 2.0t 1997: :9000CS:
  • Smart fortwo Passion
  • Atom Storm 125cc
  • ex Mercedes Benz 190 de 1988 ( destruido em combate)

EMANUEL

Boa tarde,

existem coisas feitas e aprovadas neste pais que devem ser feitas às escuras, mas julgo que ou tenho mesmo a certeza que é tudo feito por quem não precisa nem sabe o que é uma dificuldade.

Tens razão mferraz, basta repararmos na faixa do bus para perceber quem polui e quais os automóveis têm de ser "revistos"......

Feliz daquele que vive em lisboa e tem um clássico !!!!

Abraços

Emanuel
  • SAAB 900 GLE 1983
  • SAAB 9000 CSE 1993
  • SAAB 9.5 SE 1998
  • SAAB 9.3 SS 2003

valerios

Vivo e Lisboa e tenho um Saab 900 de 1994, não tendo o distico de residente, envie-me um e-mail para a Câmara de Lisboa, a sugerir a utilização de selos conforme a poluição, porque sinto-me lesado por ter um automóvel de 1994 mas os de 1996 eram igualzinhos...

Recebi uma resposta da CML, que aqui segue :

"Agradecendo, desde já o seu email, importa esclarecer que no caso de ser residente, pode circular em toda a cidade com excepção do Eixo da Avenida da Liberdade (a partir do cruzamento da rua Alexandre Herculano) / Baixa /Campo das Cebolas /Cais do Sodré. Nesta ZER só podem circular veículos com matrícula do ano 2000 ou posterior, salvo o quadro de excepções definido no anexo II da proposta N.º 642/2014.

Na eventualidade de não ser residente, para atestar que o seu carro cumpre o nível de emissões similares à Norma Euro 2, o seu documento automóvel deve fazer prova disso ou, caso não conste essa informação, deverá solicitar junto da marca do seu automóvel uma declaração que comprove o cumprimento das referidas emissões.

Para mais esclarecimentos sobre a 3ª Fase da Zer junto o link Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
."

Afinal posso circular com o meu carro de 1994, tenho é que ter uma prova de que as emissões respeitam a Norma Euro 2.

Agora como arranjo este documento que prove as emissões ? Será possível contactar a Saab ?`


Cumprimentos
  • Saab 900 GLs 1982
  • Saab 900 S , 2.3i 1994
  • Saab 900 SE, 2.0 Turbo 1996

Aero74

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Sinceramente a uma medida que acho que fará reduzir as emissões poluentes é a que querem aplicar em França, neste caso acabar com os diesel em carros particulares ate 2020

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França é um mercado muito grande e isso influenciará as próprias marcas automóveis francesas. Basta por exemplo a Alemanha fazer o mesmo e acabam-se os Diesel em veículos particulares na Europa. Depois só existem as marcas Italianas para produzirem Diesel, visto que não existem marcas automóveis de outros países. Seat e Skoda pertencem a VW que é Alemã. Volvo usa motores Diesel do grupo Ford que na realidade foram desenvolvidos pela Ford e grupo PSA (Françês) - Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se Marcas Inglesas já não existem, pois estão todas nas mais Indianas e as que usam motores Diesel (Jaguar) usam motores FORD. Land Rover pertence a Jaguar e usa motores Diesel Ford também.

Na Alemanha o IUC para carros a Diesel é o triplo de para carros a gasolina da mesma cilindrada, portanto tenham noção de que a Alemanha considera os Diesel mais poluentes do que os motores a Gasolina.


Os motores diesel só existem por causa da fiscalidade de alguns paises e nada mais. Todos sabem que o gasóleo só é mais barato porque a carga tributária é (um pouco) mais baixa.

  • Audi A4 Cabriolet 1.8T S-line 11/2004
  • Smart cdi 07/2002
  • Fiat 500 Lounge

Ramess

#14
Uma coisa q nao percebi

Um carro de 1994 importado em 2001 fica teoricamente com matricula de 2001  certo?
Aposto que quase de certeza vai poder circular pq "contornou" esta lei ridicula.
A politicia ate olha e ri, mas possivelmente é o que esta na lei "carro matriculado" e nao data fabrico o que indo a tribunal cheira-me que o dono do carro teria protecao da lei
  • saab 9-5