Tirar peso ao volante de Motor - 9000

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  • Tirar peso ao volante de Motor - 9000   por SMAP em 11 Nov, 2012 15:29
  • Deixo aqui documentação de como tirar peso do volante de motor dos 9000 e tambem fotos de como ficou o meu.

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  • Responder #1   por TesZero em 11 Nov, 2012 17:17
  • ja utilizaste depois de retirares peso?

    existe grande contorvecia nesse assunto :|

    pelo que sempre fiquei indeciso em fazer-lo...

    diz-se que a rotação sobe mais rápido mas que existe perda de binário...
    em outros lados desmente-se isso...

    Dizem que para fazer bem certo deve de ser retirado peso no volante, cambota e até na poly para ficar equilibrado...
    noutros lados dizem que não é necessário...

    tens algum artigo que explique esses pontos?

    nunca encontrei um verdadeiramente esclarecedor...

    Abraço
  • Responder #2   por teco em 11 Nov, 2012 19:58
  • o que vi é que em utilização do dia a dia não queria (a menos que morasse e não saisse do alentejo)

    o volante do motor dá inercia muito util para subidas que surgem e acumula nas descidas...

    mesmo que pensasse uma NUNCA me atrevia a alterar.

    comprada de um fornecedor de confiança e com garantia de equilíbrio e ligas certas... é uma opção

    senão tens potencialmente problemas quando te aproximas da RED LINE e quando digo problemas não falo de rebentares o motor.... falo de entrar uma serra rotativa a 6.000+ rpm pelo habitáculo a dentro...

    o próprio lá sabe (embora haja os passageiros) , mas se venderes o carro coloca uma normal ou avisa, senão um dia vêm pedir-te contas da tua fiambreira

  • Responder #3   por SMAP em 11 Nov, 2012 20:59
  • Sobe mais rapido de rotações :D, mas tambem desce mais rapido de rotações :(

    E passas a ter menos travão motor para reduções.

    O volante foi correctamente equilibardo
  • Responder #4   por SMAP em 11 Nov, 2012 21:06
  • ja utilizaste depois de retirares peso?

    So vou usar no motor que está a reparar. O Nicodemus retirou e anda com isso montado portanto talvez ele seja a pessoa mais indicada para responder.

    Mas so mais uma curiosidade, pelo diz o catavares (que ainda não apareceu aqui) o volante de motor do 9000 (1993 - Trionic 5.2) dele é mais leve do que o dos motores de 1994 ate 1998. O peso que tirei tambem não foi exagero nenhum.
  • Responder #5   por teco em 11 Nov, 2012 21:39
  • Sobe mais rapido de rotações :D, mas tambem desce mais rapido de rotações :(

    E passas a ter menos travão motor para reduções.

    O volante foi correctamente equilibardo

    ai!
     pensei que era o do nicodemus, sendo tu provavelmente estará mais que equilibrado...

    e se te guiaste pelos pré 93 para saber quanto tirar e de onde só fica uma reserva...

    como tiraste? é que há sempre o risco de destemperar um aço quando se faz coisas dessas (aquecimento e sabes que afecta... o aço foi anealado e temperado para ter as caracteristicas tecnicas que tem, ao "tirar" pode-se localmente ter atingido temperaturas que o fazem perder as qualidades de origem)

    e atenção que eu não queria ofender ninguém, mas nas coisas com risco que identifico eu alerto (depois se for opção esclarecida é responsabilidade do próprio, o meu ênfase é sempre na escolha consciente)
  • Responder #6   por SMAP em 11 Nov, 2012 22:00
  • ai!
     pensei que era o do nicodemus, sendo tu provavelmente estará mais que equilibrado...

    e se te guiaste pelos pré 93 para saber quanto tirar e de onde só fica uma reserva...

    como tiraste? é que há sempre o risco de destemperar um aço quando se faz coisas dessas (aquecimento e sabes que afecta... o aço foi anealado e temperado para ter as caracteristicas tecnicas que tem, ao "tirar" pode-se localmente ter atingido temperaturas que o fazem perder as qualidades de origem)

    e atenção que eu não queria ofender ninguém, mas nas coisas com risco que identifico eu alerto (depois se for opção esclarecida é responsabilidade do próprio, o meu ênfase é sempre na escolha consciente)

    Neste caso o meu e o do nicodemus foram feitos no mesmo sitio. Quem tratou disso foi o catavares, mas depois o meu foi equilibrado juntamente com o prato de pressão e embraigem (sim tambem me fez confusão, mas aparentemente este é o metodo correcto)
  • Responder #7   por teco em 11 Nov, 2012 23:25
  • ooops caras não conheço, mas reputações sim

    catavares... pelo que ouço deus pede-lhe para mexer no saab 9000 DELE

    be afraid! esquilo meteu a pata na poça

    catavares, pelo menos quando apareceres diz que as reservas do esquilo não eram de descurar e que aquilo só deve ser muiiito bem feito
  • Responder #8   por Nicodemus em 12 Nov, 2012 00:41
  • Já lá vão mais de 20 000km, e até a data de hoje nada a apontar. No meu tirou pouco, e levou mais de meia hora a fazer... de vagarinho... de vagarinho... e eu cheio de pressa. lol.

    prós: não sei ao certo, porque retirei tambem os veios ao mesmo tempo, por isso não sei exactamente o que se ganha só com o volante. Sei que os dois trabalhos feitos ficou bem fixe, nota-se a partir das 3000, mas nota-se mesmo.. algo tipo v-tec. lol

    Contra: Adeus reduções, o travão motor quase desapareceu. mas o pior será o momentum nos pontos de embreagem.

    há coisas estranhas, o b234r do teszero tem (ou tinha) um volante de 11kg original, o meu já só tinha 9 se não estou em erro, do do tavares (t5.2) ainda é mais leve.

    Mas sim, pelo que sei, quando se tira muito peso ao volante, deppois convem equilibrar a cambota com o volante metido.

    há por aí um site francês onde falam disso nos nossos motores, com contas matemáticas que fazem medo, resumindo, eles chegaram a conclusão que não deve baixar dos 7.5kg, e até tinham um gráfico que mostrava a alteração das curvas de potência e binário, e realmente criam-se diferenças.

    Abraço
  • Responder #9   por teco em 12 Nov, 2012 01:22
  • Link do Site?
  • Responder #10   por Nicodemus em 13 Nov, 2012 11:31
  • Foram-se, fica o link da página onde li isto.
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    Viggen com 7.5 kg ao contrário dos 12.5 original, e há um do fórum com o nick name de "JUN" com 5.5, mas aparentemente é mau para a caixa por causa dos impactos na mesma.
  • Responder #11   por TesZero em 13 Nov, 2012 21:39
  • Já vi fotos de alguns carros cortados com volantes de motor, é bem verdade o que foi dito pelo teco :D

    convém ser quem o faça bem :D

    haa.... o meu tem 11 kg... por isso é que anda mais que os vossos :D

    está justificado :D

    É tão simples como, eu acabar a rodagem, ter as mesmas specs que vocês e fazermos um dino os 3 no mesmo sitio... só assim se tira conclusões certas :D

    Abraço

  • Responder #12   por SMAP em 13 Nov, 2012 21:45
  • É tão simples como, eu acabar a rodagem, ter as mesmas specs que vocês e fazermos um dino os 3 no mesmo sitio... só assim se tira conclusões certas :D

    Nunca vamos ter as mesmas specs, alem de que tu tens uma caixa curta.
  • Responder #13   por TesZero em 14 Nov, 2012 08:34
  • A minha rodagem vai com cerca de 3.000 kms feitos...

    vou continuar assim, condução pluma, citadina de preferência sem puxar pelo motor e sem velocidades constantes até aos 7.000 kms percurridos.

    Após isso durante 1.000 - 2.000 começo a puxar gradualmente pelo carro...

    Nessa altura já conto ter-me desenrascado quanto à caixa... e ter uma mais longa e aí faço teste de potência...

    Fiz exactamente o mesmo com o fosco... 7.000 + 2.000 e depois teste de potência com ele original... 185cv.

    Neste caso estou sem catalisador (uso panela do fosco), sem tubos quentes de água na admissão, sem respiro de cárter para a admissão e sem veios de equilíbrio... pelo que de certeza não vou ter só os 225cv originais... ao menos fica o registo dos ganhos com estas mini-alterações.

    A caixa ainda hoje vinha no caminho a lamentar-me... triste por precisar de uma mais longa... percebo perfeitamente quem gaba os lpt´s, tipo o Wisemax... realmente esta caixa é uma delicia...
    No caminho meti 4 vezes a quinta... (sim, estava em quinta e meti novamente)... a caixa dá tanta força ao carro que olhamos para a manete e pensamos que estamos em terceira :D :D :D :D

    esta caixa é QUASE perfeita... se tivesse uma sexta para consumos seria o ideal... a cima dos 30...40 km/h tenho a 5ª metida e sem o carro se queixar... subidas? reduções para quê? :D :D :D :D

    Quanto ao tópico em questão, para isto não ser apenas um "feliz desabafo da condução de hoje", o que poderei dar-me ao trabalho de fazer... é testar com a mesma configuração ambos os volantes do motor e tirarmos conclusões... se me der ao trabalho para tal na altura  :P

    Abraço

  • Responder #14   por Nicodemus em 14 Nov, 2012 09:51
  • Não vais ganhar 50cv com um volante mais leve  :P se ganhar 3 ou 4 já é muito. a grande diferênça é a subida de regime, o motor fica muito mais solto, em aceleração é bastante melhor...

    E a tua caixa aguenta mais que a fm57 101, não leva tanto esforço por ser mais curta. Olha que a minha caixa é um pouco chata para fazer cidade ou percursos a baixa velocidade, tenho que estar sempre a reduzir e não encontro o bom regime motor para acompanhar o trânsito, ou vou a morrer em 2a ou vou em 1a.. esse é o contra da caixa "aero".

    Mas bem, a 150kmh andar as 3000 é bom  ;D

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