Notícias:

Almoço de Natal Nacional SaabsPortugal 2017 / Encontro Mensal Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Welcome to SAABsPORTUGAL. Please login or sign up.

85 Visitantes, 0 Utilizadores

Reprogramações Trionic 7

Iniciado por Lfteixeira, 15 de Novembro de 2012, 12:02

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Lfteixeira

Vi, respondi, e ainda estamos a tratar!

Culpa minha!  :(||
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Goncalosilvano

ainda esta no activo, tenho um 95 aero 2002 250hp?
pretendia por uns pozinhos no bixo.

Lfteixeira

Já te respondo ao email.

Estou de férias e com o calor um gajo trabalha mais devagar.
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Squirrel

Caríssimo Viva,
Gostaria de auscultar a sua opinião relativamente a este seu serviço.
Irei finalmente adquirir um 9.3 2.0 T 150hp, finais de 2000 (B205E), que será utilizado também em trabalho, daí a importância da fiabilidade.
Passando a fase de aferir se está tudo nos conformes na parte eléctrica, vai ser gaseado.
A minha questão é e para não ultrapassar os limites do sistema de gpl a instalar, vulgo 180hp, é possível alterar o mapa na centralina de modo a ficar com mais força em baixas e não ultrapassar o referido limite?
Ou pela sua experiência dada a pouca ambição no aumento de potência, não valerá a pena o trabalho?
Grato pela atenção, fico a aguardar quando possível uma resposta.
Abraço!
AB
  • Saab 9.3 2.0T - 10/2000

Lfteixeira

Olá.

O problema dos sistemas GPL não é a potencia máxima mas sim os picos de binário.
Quando o meu estava original (2.0 150cv) levou com o sistema de GPL da Lovato, com o suposto limite de 200cv.

Andou, e anda, com mais de 250cv sem problema.

Tens que ter em conta que não andas sempre a conduzir a fundo, o facto da potencia estar lá não significa que andes sempre a utilizar.

A fiabilidade é sempre relativo, estás a alterar os parâmetros de fabrica do motor, vais colocar mais stress nos componentes. Tipicamente o turbo é o elo mais fraco, mas isso já o é mesmo quando está sem alterações.
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Squirrel

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
Olá.

O problema dos sistemas GPL não é a potencia máxima mas sim os picos de binário.
Quando o meu estava original (2.0 150cv) levou com o sistema de GPL da Lovato, com o suposto limite de 200cv.

Andou, e anda, com mais de 250cv sem problema.

Tens que ter em conta que não andas sempre a conduzir a fundo, o facto da potencia estar lá não significa que andes sempre a utilizar.

A fiabilidade é sempre relativo, estás a alterar os parâmetros de fabrica do motor, vais colocar mais stress nos componentes. Tipicamente o turbo é o elo mais fraco, mas isso já o é mesmo quando está sem alterações.

Viva e Obrigado pela rápida resposta,
Exacto, a opção de fazer uma repro ligeira é para conseguir ter ainda mais força em baixas, que ajudaria a baixar os consumos teóricamente e como não ando habitualmente em arranques ou velocidades assombrosas, acho que seria suficiente para uma condução descontraída e à "pré-idoso".
Então, pela tua resposta que agradeço vivamente já que tens a experiência do gpl, mais vale não mexer.
Se me vier de qualquer modo a decidir fazê-la, é primordial alterar inicialmente o carro e depois instalar o gpl, correcto?
O Lovato é adequado ou existem melhores e fiáveis, como pretendo?
Tive Lovato instalado num Concerto em 93/94, mas nem de injecção era e ainda com os depósitos cilíndricos, os tóricos não estavam sequer homologados.
Novamente, Obrigado pelo esclarecimento.
Abraço,
AB
  • Saab 9.3 2.0T - 10/2000

joseglv

#126
Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
Tenho um B205E a GPL tb...
Tenho a infelicidade de não poder colocar o GPL a par com a programação que o Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se  indicou para ti devido ao sistema de GPL já estar maximizado para os 150cv
No entanto o STG1 que ele fez para o meu carro a gasolina é perfeito para o que indicas: Um bom binário para poder "sair" em qq baixa rpm...

A minha opinião é que o deves fazer... verás que o carro devia ter saído assim de fábrica. Não tem nada a ver com corridas e picanços ( o Saab é demasiado pesado para isso... ) mas sim com potência disponível... e o B205E a baixas fica um "animal" MUITO engraçado. Fá-lo e não ficas desapontado.

Depois tens que afinar o GPL para ficar o mais aprox. possível.
Se tens receio que o GPL não chegue, não há stress... o meu kit GPL é de 150cv e o meu B205E é de 192cv... e convivem perfeitamente. Claro que noto que a GPL ele mexe-se menos... mas é um fardo que carrego...
Só posso alterar isto se comprar tudo menos o depósito e a tubagem... o que é impensável... ( pelo menos para já... )

Se tens reservas com fiabilidade... não te esqueças que não é o STG1 que vai estragar o carro... mas qq modificação vai acelerar o processo de um mal que já lá esteja...
Recomendo ...

Fica os meus 2 cts
  • Saab 9-5 1999 2.0t GPL ( Militar ) Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
  • Saab 9-5 1999 2.0t ( Prata ) Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
  • Saab 9-5 1998 2.3t (Projecto para TrackDay) Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
  • Miniaturas Joseglv Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
The selected media item is not currently available. :SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

Squirrel

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
Tenho um B205E a GPL tb...
Tenho a infelicidade de não poder colocar o GPL a par com a programação que o Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se  indicou para ti devido ao sistema de GPL já estar maximizado para os 150cv
No entanto o STG1 que ele fez para o meu carro a gasolina é perfeito para o que indicas: Um bom binário para poder "sair" em qq baixa rpm...

A minha opinião é que o deves fazer... verás que o carro devia ter saído assim de fábrica. Não tem nada a ver com corridas e picanços ( o Saab é demasiado pesado para isso... ) mas sim com potência disponível... e o B205E a baixas fica um "animal" MUITO engraçado. Fá-lo e não ficas desapontado.

Depois tens que afinar o GPL para ficar o mais aprox. possível.
Se tens receio que o GPL não chegue, não há stress... o meu kit GPL é de 150cv e o meu B205E é de 192cv... e convivem perfeitamente. Claro que noto que a GPL ele mexe-se menos... mas é um fardo que carrego...
Só posso alterar isto se comprar tudo menos o depósito e a tubagem... o que é impensável... ( pelo menos para já... )

Se tens reservas com fiabilidade... não te esqueças que não é o STG1 que vai estragar o carro... mas qq modificação vai acelerar o processo de um mal que já lá esteja...
Recomendo ...

Fica os meus 2 cts

Viva,
Agradeço a disponibilidade e esclarecimentos adicionais.
Para mim, nesta fase os 150 são mais que suficientes, já que procuro acima de tudo um carro confortável e duradouro.
Mas como vai ter que durar uns bons anos, daí colocar estas minhas questões antes da aquisição, que está decidida, mas que tudo o que lhe puder fazer antes de o gasear, é bem-vindo, não depois porque aí não vai haver tempo para oficinas e afins.
E vai andar uns tempos a gasolina  :(|| para aferir eventuais desafinações ou outros contratempos.
Novamente, Agradeço os esclarecimentos.
Abraço!
AB 
  • Saab 9.3 2.0T - 10/2000

Squirrel

#128
Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
Olá.

O problema dos sistemas GPL não é a potencia máxima mas sim os picos de binário.
Quando o meu estava original (2.0 150cv) levou com o sistema de GPL da Lovato, com o suposto limite de 200cv.

Andou, e anda, com mais de 250cv sem problema.

Tens que ter em conta que não andas sempre a conduzir a fundo, o facto da potencia estar lá não significa que andes sempre a utilizar.

A fiabilidade é sempre relativo, estás a alterar os parâmetros de fabrica do motor, vais colocar mais stress nos componentes. Tipicamente o turbo é o elo mais fraco, mas isso já o é mesmo quando está sem alterações.

Viva novamente,

Umas últimas questões antes de me decidir, por favor.
A opção existente para a alteração é a chamada Stage 1, que proporciona cerca de 192cv equivalente aos de fábrica, correcto?
Não é possível limitar aos 180cv devido à aparente limitação do sistema de gpl, ou como depreendi das tuas anteriores palavras, é insignificante a diferença, em condução descontraída, entre ambas as potências?
Por último, qual é o custo da intervenção, é necessário alterar algo no motor (injectores...?) e como é o procedimento, caso eu me decida pela alteração?
Grato pela atenção, fico a aguardar quando possível.
Obrigado e Abraço!
AB
  • Saab 9.3 2.0T - 10/2000

joseglv

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
Tens que ver qual a côr dos injectores que tens montados...
Isso indica a potência que tens e a que se pode colocar...
;)
  • Saab 9-5 1999 2.0t GPL ( Militar ) Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
  • Saab 9-5 1999 2.0t ( Prata ) Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
  • Saab 9-5 1998 2.3t (Projecto para TrackDay) Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
  • Miniaturas Joseglv Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
The selected media item is not currently available. :SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

Squirrel

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
Tens que ver qual a côr dos injectores que tens montados...
Isso indica a potência que tens e a que se pode colocar...
;)

Viva,
Grato pelo esclarecimento, assim que consiga verei esse pormenor.
Obrigado e Abraço!
AB
  • Saab 9.3 2.0T - 10/2000

darioglv

Sim e nao esquecer...
Primeiro reprogramas a ecu e depois fazes o mesmo a gpl.
No meu caso tenho um 95 2.3t que vinha com 170cv e passei para um stage 1 235cv e ficou muito bom , tanto a GPL como a Gasolina......
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Lfteixeira

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
Olá.

O problema dos sistemas GPL não é a potencia máxima mas sim os picos de binário.
Quando o meu estava original (2.0 150cv) levou com o sistema de GPL da Lovato, com o suposto limite de 200cv.

Andou, e anda, com mais de 250cv sem problema.

Tens que ter em conta que não andas sempre a conduzir a fundo, o facto da potencia estar lá não significa que andes sempre a utilizar.

A fiabilidade é sempre relativo, estás a alterar os parâmetros de fabrica do motor, vais colocar mais stress nos componentes. Tipicamente o turbo é o elo mais fraco, mas isso já o é mesmo quando está sem alterações.

Viva novamente,

Umas últimas questões antes de me decidir, por favor.
A opção existente para a alteração é a chamada Stage 1, que proporciona cerca de 192cv equivalente aos de fábrica, correcto?
Não é possível limitar aos 180cv devido à aparente limitação do sistema de gpl, ou como depreendi das tuas anteriores palavras, é insignificante a diferença, em condução descontraída, entre ambas as potências?
Por último, qual é o custo da intervenção, é necessário alterar algo no motor (injectores...?) e como é o procedimento, caso eu me decida pela alteração?
Grato pela atenção, fico a aguardar quando possível.
Obrigado e Abraço!
AB

Sendo o teu carro de finais de 2000, já será o MY01 (Model Year 2001), sendo assim 99% de certezas que terás os injectores castanhos. Nesse caso não se coloca qualquer restrição ao upgrade.
Quanto ao nível de potencia desejada, a mesma pode ser definida por ti.

Até aos 230cv e 340Nm, máximo recomendado para o B205E, qualquer coisa pelo meio é possível...
Neste momento tens 150cv e 240Nm!!!


Só deves avançar com uma reprogramação se tiveres a certeza que é isso que queres... porque se não tiveres a certeza, qualquer problema que surja no teu carro vais dizer que o problema é a reprogramação... mesmo que seja a lapada dos piscas!!!  O0
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Squirrel

#133
CitaçãoSendo o teu carro de finais de 2000, já será o MY01 (Model Year 2001), sendo assim 99% de certezas que terás os injectores castanhos. Nesse caso não se coloca qualquer restrição ao upgrade.
Quanto ao nível de potencia desejada, a mesma pode ser definida por ti.

Até aos 230cv e 340Nm, máximo recomendado para o B205E, qualquer coisa pelo meio é possível...
Neste momento tens 150cv e 240Nm!!!


Só deves avançar com uma reprogramação se tiveres a certeza que é isso que queres... porque se não tiveres a certeza, qualquer problema que surja no teu carro vais dizer que o problema é a reprogramação... mesmo que seja a lapada dos piscas!!!  O0

Viva,
Novamente, agradeço a resposta e esclarecimentos.
Correcto, já é o de 2001 que surge no eps.
O principal motivo de tantas questões da minha parte, lamentando se incomodo em demasia os conhecedores, é exactamente poder decidir sem dúvidas e para se e quando surgirem "percalços" se chegar à solução com lógica e certezas aproximadas, não para andar a inventar como há por aí muito mecânico e "conhecedores" de automóveis que se assusta desmesuradamente quando ouvem falar em Saab  :D :D :D :))) :))) :)))
Quando tiver efectivamente o carro comigo, irei andar uns tempos a gasolina para aferir como se porta e caso me venha a decidir pela alteração, voltarei a incomodar.
Novamente Obrigado e Abraço!
AB



  • Saab 9.3 2.0T - 10/2000

Squirrel

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
Sim e nao esquecer...
Primeiro reprogramas a ecu e depois fazes o mesmo a gpl.
No meu caso tenho um 95 2.3t que vinha com 170cv e passei para um stage 1 235cv e ficou muito bom , tanto a GPL como a Gasolina......

Viva,
Obrigado, só agora vi o seu comentário.
Abraço!
AB
  • Saab 9.3 2.0T - 10/2000