Notícias:

Almoço de Natal Nacional SaabsPortugal 2017 / Encontro Mensal Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Welcome to SAABsPORTUGAL. Please login or sign up.

222 Visitantes, 0 Utilizadores

Substituir Radiador de òleo 93SS 2.2

Iniciado por celso, 09 de Agosto de 2015, 15:33

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

celso

Ora cá sai mais um DIY.
A dias estava para fazer uma viagem até Setúbal e ao fazer o check Up ao carro reparei que tinha óleo no reservatório da água.
Pois bem detetado o problema vinha do radiador de óleo que já dava passagem.
The selected media item is not currently available.
Assim era o estado em que estava.

Pois bem começando:
Carro no ar e frente desmontada.
The selected media item is not currently available.
aproveita-se e retira-se o óleo mas antes retirar proteção do carter.
The selected media item is not currently available.
procurar os 8 parafusos e retirar com uma 8mm.
depois óleo para fora.
The selected media item is not currently available.
De seguida retirar toda a água ou anticongelante o que usarem.
Retirar este plástico que fica do lado esquerdo "condutor" do carro.
The selected media item is not currently available.
aqui por baixo vão ter acesso a um tubo do Intercooler que terá que ser retirado para chegar ao tubo da água do radiador.
O tubo é este....
The selected media item is not currently available.
usar a ferramente mais adequada e puxar fora.
Depois estará la o da água... tirar a abraçadeira e puxar o mesmo fora o que de imediato saira toda a água do circuito.
The selected media item is not currently available.
The selected media item is not currently available.

Passando agora ao radiador... para o retirar fora é só tirar 4 parafusos e 2 tubos..
Mas antes desviar alguns obstáculos...
Tubo de vácuo  e este tubo ligado a EGR.
The selected media item is not currently available.
Desligar a ficha da EGR.
The selected media item is not currently available.
e este parafuso que se encontra mais a direita que liberta a ficha inteira junto com o suporte...
The selected media item is not currently available.
Assim cria-se espaço para que o radiador possa ser retirado...
Então é retirar o filtro do óleo...
The selected media item is not currently available.
depois estes 2 parafusos...
The selected media item is not currently available.
de seguida retirar os 2 de baixo e respetivas abraçadeiras dos tubos...
The selected media item is not currently available.
Ao retirar as abraçadeiras é empurrar o radiador para cima que ele sai facilmente.
Assim fica...
The selected media item is not currently available.

depois é fazer o inverso para meter o radiado novo ao sitio...
Uma vez o radiador no sitio vai-se lavar o circuito da água metendo uma mangueira no reservatório e fazer a água circular até qua não saiam mais resíduos de óleo.

Uma vez o circuito lavado retira-se o reservatório para o lavar mais ao pormenor...
Basta retirar 3 tubos e a ficha que indica se o nível esta correcto...
The selected media item is not currently available.
The selected media item is not currently available.
Depois é só fazer o inverso...
Uma vez tudo no sitio e tudo bem ligado..
The selected media item is not currently available.
meter óleo novo no motor...
5.5L
The selected media item is not currently available.

por o carro a trabalhar e esperar que a ventoinha dispare o carro sangra por ele o que basta meter novo anticongelante .


  • Saab 93 Sport Sedan 2.2 TId

darioglv

Boa Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se  muito bom DIY!!!
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Guest

Vi no facebook :) Muito bom trabalho  O0
Obrigado pela partilha...

Abraço

SMAP

SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

castelar

Visto assim até parece fácil.  O0
Parabéns pelo D.I.Y.
  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
  • Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se - O melhor sítio sobre SAAB em PORTUGAL
:9-5: saabsportugal.com :NG900Cabrio: Fórum Saab em PORTUGAL