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Ralenti alto e luz do check engine acende sem registar erro

Iniciado por valerios, 25 de Agosto de 2015, 10:21

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valerios

Bom dia,

Continuo com problemas no carro, depois daquela situação da luz do check engine acender e apagar, troquei bobine de ignição e cabos de vela, e supostamente o carro ficou bom, pelo menos naquele dia !
Já voltou com problema, agora quando o ligo a frio o ralenti manda-se para as 1600 / 1800 rpm ! Depois de aquecer vai as 1000 mas acende a luz do check engine, e sem grandes falhas, apenas no outro dia parece que se engasgou mas depois voltou bem, e puxa bem.

Já se ligou o carro a máquina, não acusa erros ! Troquei o sensor da temperatura, o que está ao lado do termostato, e na mesma, agora troquei a evap valve, depois da troca liguei-o e parecia que estava melhor, mas não, na mesma !

Disseram-me que podia ser a centralina, caso seja alguém conhece algo sitio ou alguém que as repare ?

Mandei vir a válvula do ralenti para trocar, pode ser a mesma que não esteja boa, é a minha esperança.

Senão o que poderá ser ?

Obrigado e cumprimentos
  • Saab 900 GLs 1982
  • Saab 900 S , 2.3i 1994
  • Saab 900 SE, 2.0 Turbo 1996

darioglv

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Mandei vir a válvula do ralenti para trocar, pode ser a mesma que não esteja boa, é a minha esperança.


viro-me para ai...
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Dhc

Uma limpeza à mesma com spray de limpeza de travões seguido de WD-40 costuma resultar.

valerios

Já limpei e lubrifiquei a válvula da ralenti, agora esta normal, mas a andar de vez em quando parece que o motor "hesita" que dá um soluço, mas depois fica bem, e esta a puxar bem.

A luz ainda não voltou a acender, mas tenho que andar mais com o carro para ver se volta a acender, se desligar a bateria os erros apagam e a centralina faz um reset ? Se sim, quanto tempo é necessário para tal acontecer ?

Obrigad
  • Saab 900 GLs 1982
  • Saab 900 S , 2.3i 1994
  • Saab 900 SE, 2.0 Turbo 1996

Guest

Normalmente deixo uma horita ou então durante a noite...

Abraço

valerios

Boa tarde,

Depois da IAC limpa, parecia que estava tudo bem, mas voltou a mesma, ligo e em ralenti frio vai as 1500 / 1600 rpm, já experimentei outra válvula e o mesmo...

Vou experimentar desligar a bateria, para ver se faz um reset a ECU e se o problema volta a aparecer...

Mandei vir entretanto o sensor da posição da borboleta para ver se o problema de soluçar, parece que se vai abaixo, desaparece...

Cumprimentos
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  • Saab 900 S , 2.3i 1994
  • Saab 900 SE, 2.0 Turbo 1996

Dhc

Mede os valores do sensor de temperatura do bloco, é o sensor azul que fica por baixo dos injectores.

valerios

Boa tarde,

Dhc obrigado por a dica, mudei esse sensor a menos de um ano, mas ontem estive a ver, desliguei a ficha, e esta limpa, o sensor é que parece que tem uns bons anos !
Andei a ver acerca do sensor de massa de ar, e descobri que se pode limpar, comprei o spray de limpeza da liqui molly e limpei o mesmo. Depois de bem seco, ontem voltei a montar o mesmo no carro, e confirmei a ficha do sensor da admissão, coloquei o carro a trabalhar, e ao inicio ainda levantou as rpm do ralenti, mas uns segs depois baixou e piscou a luz do check engine, desliguei o carro, esperei uns segundos, e voltei a ligar, impecável, ralenti mesmo a frio mais baixo, deixei o carro aquecer, o ralenti desceu,e continuou estável.

Hoje já o pus a trabalhar de novo, e impecável, parece que quando arranca, fica instável por segs, mas depois fica normal.

De qualquer forma, comprei o sensor da temperatura da admissão, e caso volte a ficar estranho mudo o mesmo, caso fique bom o problema seria mesmo do sensor, mas volto-me mais para o sensor da massa de ar !

A ver se coloco fotos do carro agora rebaixado 3,5 cms.

Obrigado e cumprimentos
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  • Saab 900 S , 2.3i 1994
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valerios

Hoje fui tentar trocar o sensor de temperatura, na zona da admissão, mas como não tinha a chave para a troca, desisti e voltei a montar a tampa do ar, e ligar tudo. Depois sai com o carro, ralenti novamente alto, e depois de cerca de 500 mts, começou a acender a luz do check engine, e começou a falhar ao ponto de se ir abaixo. Depois voltei a ligar o carro, lá continuei viagem, e depois ficou normal, aqueceu, e não acendeu a luz, nem senti soluçar vez nenhuma.  Consegui arranjar a chave e  troquei o sensor, coloquei o carro a trabalhar e estava um pouco acelerado.
Amanhã vou desligar a bateria 15 minutos para fazer o reset a ECU, a ver ...

Começo a ficar desesperado, sem saber do que será, será a MAF ? Ou será a ECU ?

Cumprimentos
  • Saab 900 GLs 1982
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  • Saab 900 SE, 2.0 Turbo 1996

valerios

Após a troca de vários sensores do motor, só faltou o sensor de detonação e a sonda lambda, tirando isso foi tudo trocado, sensores de temperatura, posição da borboleta, sensor de massa de ar, e afinal o problema era a ECU !

Felizmente consegui arranjar uma a muito bom preço, e o problema ficou resolvido, o carro ficou com um trabalhar melhor, e a aceleração mais constante.

Uma vez mais a oficina Gaspar auto foi impecável na resolução do problema !

Obrigado por toda a ajuda.

Cumprimentos
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