Ouve-se muito por ai , trackdays e afins, que quando as Blow Off Valves (Valvulas de descarga do turbo) vão á vida por e simplesmente pode-se trocar por qualquer uma ou de várias marcas parecidas.
Eu Já desconfiava , mas após ter pesquisado sobre o assunto esta manhã , acabou por mostrar que o que suspeitava estava correcto.
Passo a explicar.
Embora seja um dispositivo que se encontre em varias marcas e em vários fornecedores , cada companhia tem as suas proprias afinações e pressões nas válvulas de descarga do turbo (BOV).
Dai várias referências para cada marca….
Numa pesquisa pela net reparei que muita gente com carros com turbo , gostam de ir buscar estas válvulas aos Saab’s, notem , não é ao contrário e porquê?
As válvulas da Bosch aguentam até 17 psi de pressão , muito por causa dos turbos grandes que equipam algumas versões dos Saab’s como o Garrett T3 ou o Mitsubishi TD04. A maioria são GT 25.
Por ex: as da Audi por exemplo ficam-se pelos 10-12PSI , dai tambem a diferença de preços entre elas , entre os 30 Euros e quase 100 Euros as da Bosch , além de não aguentarem tanta pressão são ligeiramente mais fracas de qualidade.
Dai , devemos ser meticulosos com os nossos carros, por alguma razão o carro foi desenhado com aquelas peças…não inventem!!!