Um dos defeitos do 9-3 SS tem a ver com a fraca qualidade de som do sistema de audio integrado. Por isso, muito se comenta nos fóruns como ultrapassar esta situação, pelo que encontramos soluções desde as mais radicais, que passam por substituir integralmente o sistema de som, sendo uma opção bastante complexa, dado que o sistema de origem não pode ser desligado, porque interage com os outros componentes eletrónicos do carro, logo é desaconselhável. As soluções mais simples passam por substituir colunas, instalar amplificadores de som e incluir um subwoofer.
Equipamento de origem
Sistema de audio do meu 9-3SS é o de 150w, que inclui 7 colunas (3 no tablier + 2 nas portas + 2 na chapeleira) e dois amplificadores (1 integrado no recetor e outro debaixo do banco do condutor), por isso é de estranhar a falta de qualidade com tanto equipamento, e na sua maioria da Pioneer.
1º Passo – Substituição de colunas
Colunas do tablier - Alpine SXE-0825S, tamanho 3,5’
Coluna central do tablier – foi retirada
Colunas das portas – mantive as de origem
Colunas da chapeleira - JBL GX963, tamanho 6:9
Resultados
Lugares traseiros
Consegui um som mais equilibrado e distribuÃdo – esta melhoria resulta da troca de colunas de 4’ para 6:9’.
Lugares dianteiros
O som contÃnua agudo e mal distribuÃdo, ou seja, irritante para os ouvidos, inviabilizando ainda o ajuste adequado de graves e agudos entre o som dianteiro e traseiro.
As colunas das portas continuam sem se ouvir, por isso também já estava a ponderar substitui-las.
2º Passo – EquilÃbrio do som (o principal problema)
Após várias experiências, encontrei uma solução bastante simples e económica que permite melhorar substancialmente o som, que passou por instalar uma resistência de 6R8 15W nas colunas dianteiras do tablier para atenuar o seu volume (julgo que consegui uma redução de 5 decibéis) e assim obter uma distribuição adequada entre o som das colunas do tablier e das portas. Agora o som espalha-se e verficamos um equlibrio bastante agradável entre os graves e médio/agudos, quando anteriormente só ouviamos agudos. Para terem uma ideia do que estou a falar, podem fazer um teste bastante simples ao taparem as colunas do tablier com um pano.
A escolha desta resistência teve que ser por tentativas. Experimentei duas a três, com diferentes medidas, e optei por esta porque era a que oferecia melhores resultados.
O resultado final foi fantástico, consegui obter uma distribuição de som bastante boa, deixei de ouvir aqueles agudos irritantes, oriundos das colunas do tablier. As colunas das portas passaram a estar audÃveis e a debitar uns graves magnÃficos (por agora foi excluÃda a hipótese de adquirir novas), por isso não sinto necessidade de instalar um subwoofer.
Na prática, a resistência permitiu assegurar parte da função de um Crossover. Este desiquilibrio pode estar relacionado com a fonte da potência, dado que as colunas do tablier estão ligadas ao amplificador do recetor e as colunas das portas ao amplificador que está debaixo do banco do condutor.
As resistências foram adquiridas numa loja de componentes eletrónicos, por um custo unitário de 0,6€, e foram instaladas nos fios que ligam ao polo positivo das colunas.
Dicas para a instalação
Quanto à instalação das colunas traseiras e demais, quero deixar uma ressalva para terem muita atenção com a sua ligação, porque uma troca da polarização vai originar um desalinhamento do seu funcionamento e isso vai ter reflexos na distorção dos graves, especalmente nas colunas da chapeleira, onde a intensidade de graves é maior.
Este modelo da SAAB já vem preparado para instalar colunas 6:9, logo as alterações aqui expostas são de fácil instalação. As colunas que optei para o tablier (Alpine), não são as que apresentam a melhor adaptação ao local, mas com alguma perÃcia é possÃvel instala-las à face do encaixe – mas sempre existem outras opções no mercado dentro do tamanho 3.5'.
Existem alguns modelos equipados com colunas da Harman Kardon, por isso devem equacionar a sua substituição. Agora se sentirem que o som na dianteira está mal distribuÃdo podem sempre instalar uma resistência para atenuar o volume.