Faróis de Xénon - Saab 9-3

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  • Faróis de Xénon - Saab 9-3   por Rui Henriques em 16 Ago, 2016 17:11
  • Boas Saabistas.

    Tenho andado com a pulga atrás da orelha com um detalhe no meu Saab desde que o comprei.
    Quando vi o anúncio do Saab, dizia lá que tinha faróis de Xénon (e que realmente tem), mas o que não reparei foi que não tinha lava faróis.

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    Na altura em que fui buscar o Saab não perguntei ao antigo dono se já vinha de origem ou se foi ele que pôs depois, mas duvido que tenham sido postos depois. O que acontece é que acho que nunca vi um 9-3 sem lava faróis, e a maioria dos 9-3 têm Xénon. E agora porque raio é que o meu não tem? Será que os meus faróis de Xénon estão legais? Se estão ilegais como é que este carro tem passado nas IPOs desde 2009 até aqui?

    Um rapaz que trabalha num centro de IPO deu uma olhada nos faróis e disse-me que para ser legal é preciso ter o regulador de faróis (que tenho) e os lava faróis. Mas entretanto já ouvi outras versões que dizem que uma coisa não tem a ver com outra e já não sei em quem acreditar.
    O que acontece é que o mês da inspeção está a chegar e não sei o que fazer. O Saab foi comprado originalmente em Andorra, será que lá a regulação quanto a isto é diferente?

    Qual seria a melhor solução se realmente estiverem ilegais?

    Cumprimentos,
    Rui Henriques
  • Responder #1   por meteorologist em 16 Ago, 2016 17:55
  • Olá Rui,

    Tens mesmo a certeza que tens xénon? Como confirmaste?
    Normalmente, se realmente tem faróis de xénon (origem/legal), a regulação da altura dos faróis deverá ser automática e penso que terás que ter os ditos lava-faróis.
    O switch que controla as luzes c/ xénon deverá ter este aspecto:
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn$_1.JPG
    de halogéneo terá este:
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    No entanto,  o user   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn,  comprou um 9-3 ss que não vinha com o switch de xénon mas com o de halogéneo e de facto tinha xénon e tem os ditos lava-faróis.
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Terá o carro tido algum acidente e substituíram por um para-choques diferente?

    Abraço,
    Tiago
  • Responder #2   por Rpscavaleiro em 16 Ago, 2016 19:01
  • Sinceramente, não acredito que controlem os lava faróis do xenon, no meu caso, tenho dois carros com xenon de origem, e garanto que eles nunca controlaram os lava faróis, a não ser que digas, claro! (Até porque foi o inspetor que meteu os mijas a funcionar dentro do carro e tinha as luzes apagadas)
    De qualquer forma, no teu caso, deve ter sido fruto de um toque soft, porque se a única coisa que não está de origem é o para choques, só pode ser esse o motivo.
    De qualquer forma, liga as luzes em frente a uma parede e confirma se sobem e descem automaticamente ao ligar e se o teu switch faz três posições, mínimos, médios e desligado, se tiver tudo ok, só reforça a teoria de um toque soft e falta de cuidado ao repor tudo como estava.



    Quando comprei o meu 9-3, tal e qual como o Tiago referiu, pensei que não tinha xenon, visto que o switch pertencia a um com halogenio, no entanto, a única coisa que não estava de origem era mesmo o switch! Por mariquice, substitui e coloquei um de origem de 3 posições.

    Para já e até fazeres a inspeção, não te chateies muito.. :-)
  • Responder #3   por Rui Henriques em 16 Ago, 2016 19:19
  • Realmente o switch que tenho são para as lâmpadas de halógeneo. Quanto ao carro sei que já sofreu acidentes na parte dianteira e que o farol do lado esquerdo é novo, quanto ao parachoques não sei.
    Eu acredito que seja Xénon. É uma luz muito intensa que proporciona uns bons encadeamentos, e que ao ligar vai ganhando intensidade, não sei se sobe e desce automaticamente. Se realmente o carro vem com Xénon de origem falta-lhe tudo  para estar legal.  :o  :(||

    Se quiser então manter as luzes de Xénon tenho de arranjar um parachoques com mijas de um 9-3 usado, óticas novas e o regulador?

    Cumprimentos,
    Rui Henriques
  • Responder #4   por meteorologist em 16 Ago, 2016 22:15
  • Rui,

    Possivelmente poderá não ter xénon como pensas. O carro de origem vem legal sem dúvida, o problema foi o que poderão ter andado a mexer. Faz o teste que o Rpscavaleiro sugeriu. É uma forma de tirares as dúvidas.  Arranja uma parede e liga as luzes apontado para a parede. Se tiver xénon vais ver o carro a nivelar as luzes assim que as ligares. Isso mostra que têm os niveladores automáticos obrigatórios nos carros com xénon. Se não nivelar poderás não ter xénon. Verifica se o nivelador manual no switch que tens faz alguma coisa. Outra forma é tentares ver que lâmpada tens. Não sei se nos 9-3 ss isso é facil.

    Para estar legal tens que ter os niveladores automáticos e os lava-farois, no caso de teres mesmo xénon.  Se o teu switch é de halogéneo pode também ter acontecido como ao Rpscavaleiro.

    Vai dizendo coisas,
    Abraço,
    Tiago
  • Responder #5   por joseglv em 17 Ago, 2016 12:28
  • Pode realmente ter sido a troca de um para-choques... e meteram o modelo errado...
    Mas para isso teriam que eliminar os mijas dos faróis...
    Se calhar o depósito de água dos faróis e vidros tem lá qq coisa anulada ( um tampão... uma linha de água anulada....  ?!?!? )
  • Responder #6   por Ramess em 17 Ago, 2016 15:25
  • apenas para dizer q vou acompanhar  :o
  • Responder #7   por Rui Henriques em 17 Ago, 2016 21:58
  • Boa noite Saabistas.

    Entretanto já fiz o teste da parede. Os faróis apenas levantam quando os ligo, ganhando intensidade. Como já disse o switch que tenho é de halogéneo e com esse switch  posso baixá-los, mas eles não baixam automaticamente.

    Hoje dei um saltinho a Faro a uma oficina que apesar de não ser de Saabs, o dono é fanático pela marca ( tem um 99 e dois 9000, apesar de estarem parados ) e expliquei-lhe que o meu Saab tem xénon sem ter nada do que é necessário para ser legal e ele disse-me que com muita certeza foi o antigo dono que pôs os faróis de xénon posteriormente. Ele tem uma carrinha 9-3 que está a vender para peças e que tem faróis de xénon e eu fui lá ver e tem o switch de xénon e antes de ele ter vendido o para-choques da frente tinham os mijas.Perguntei-lhe então qual era a solução para manter o xénon e ele respondeu-me que não valia a pena, que ia dar um trabalhão enorme e que era melhor tirar o xénon de uma vez por todas e acabar com o mal pela raiz. Entretanto andei a ver uns Saabs 9-3 à venda na net a ver se encontrava algum como o meu.

    Encontrei este (sem estar a publicitar qualquer anúncio e apenas para motivos de comparação):
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Como podem ver este 9-3 tem o switch de halogéneo e não tem lava-faróis, mas no anúncio dizem que tem xénon.

    Cumprimentos,
    Rui Henriques
  • Responder #8   por Rpscavaleiro em 17 Ago, 2016 22:46
  • Caro Rui,

    Se quando ligas os faróis eles levantan, significa que têm nivelamento automático, e só funcionam tendo os sensores instalados.

    Depois, se quando rodas o interruptor para os baixar e eles nada fazem, quer isto dizer que estás redondamente enganado.. O carro tem a instalação xenon toda de origem e a única coisa que lhe falta são os lava faróis e o switch deve ter sido trocado por um que não o de origem... Sem niveladores encostado à oarede nem iriam subir... E as ópticas têm todo o ar de ser de origem..

    Os carros com xenon por norma costumam ter dois sensores, para subirem ou desceren as luzes consoante o peso que o carro tem atrás/frente por forma a não encandearem os demais condutores...

    Não metas o carro nas mãos de quem não sabe, caso contrário... é pior a emenda que o soneto.

    De qualquer forma, é certo que o carro deu um toque, até porque, todos os carros por cá com e sem xenon têm lava faróis...

    Se fosses de perto, até te ajudava a ver por alto, de qualquer forma, tenta ver no manual se referem alguma diferença nos carros que têm xenon no painel de instrumentos.
    (No saab nunca confirmei, mas no mazda da minha esposa, quando rodo a ignição acende uma luz no painel especifica do nivelamento automático)

    Se fores da margem sul, até podemos combinar para comparar o teu com o meu.

    Abraço,
    Rogério
  • Responder #9   por Rui Henriques em 18 Ago, 2016 00:24
  • Caro Rui,

    Se quando ligas os faróis eles levantan, significa que têm nivelamento automático, e só funcionam tendo os sensores instalados.

    Depois, se quando rodas o interruptor para os baixar e eles nada fazem, quer isto dizer que estás redondamente enganado.. O carro tem a instalação xenon toda de origem e a única coisa que lhe falta são os lava faróis e o switch deve ter sido trocado por um que não o de origem... Sem niveladores encostado à oarede nem iriam subir... E as ópticas têm todo o ar de ser de origem..

    Os carros com xenon por norma costumam ter dois sensores, para subirem ou desceren as luzes consoante o peso que o carro tem atrás/frente por forma a não encandearem os demais condutores...

    Não metas o carro nas mãos de quem não sabe, caso contrário... é pior a emenda que o soneto.

    De qualquer forma, é certo que o carro deu um toque, até porque, todos os carros por cá com e sem xenon têm lava faróis...

    Se fosses de perto, até te ajudava a ver por alto, de qualquer forma, tenta ver no manual se referem alguma diferença nos carros que têm xenon no painel de instrumentos.
    (No saab nunca confirmei, mas no mazda da minha esposa, quando rodo a ignição acende uma luz no painel especifica do nivelamento automático)

    Se fores da margem sul, até podemos combinar para comparar o teu com o meu.

    Abraço,
    Rogério


    Colega Rogério,

    o que eu quis dizer foi que sim, que os faróis baixam se eu rodar o switch conforme as posições, tal como o que tu tinhas antes. Este:

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn$_35.JPG

    O manual infelizemente está em francês, que é uma língua que não domino. Já dei uma olhada pelo manual que se encontra aqui no fórum mas pouco encontrei sobre o assunto. De qualquer maneira vou tentar perceber aquele manual francês. Tecnicamente até vivo na margem sul  :P , vivo em Loulé. Precisava mesmo que alguém com conhecimento desse uma olhadela nisto, porque já me anda a fritar a cabeça. Se calhar quando chegar a altura da inspeção meto umas lâmpadas de halogéneo no Saab só para ir lá e depois tiro para tentar resolver o problema.

    Cumprimentos e muito obrigado pela ajuda,
    Rui Henriques


  • Responder #10   por Rpscavaleiro em 18 Ago, 2016 00:49
  • Entendi mal a tua explicação anterior, de qualquer modo, se baixar no interruptor manual, não tem xenon de origem de certeza, segundo sei, os carros com xenon de origem costumam vir sem instalação para os motores manuais... Provavelmente, foi colocado um kit aftermarket com balastro e lâmpada, que deve ser facilmente anulável, sendo necessário desligar as fichas do balastro e substituir as lampadas xenon por halogenio, mas de ele passar assim na insp, nem me chateava muito.

    Seguiu mensagem privada, que por acaso, ando pela tua margem sul! :-)
  • Responder #11   por meteorologist em 18 Ago, 2016 14:33
  • Rui,

    Tal como o Rogério disse não terás xénon no teu carro. Possivelmente meteram alguma coisa aftermarket par a dar o efeito do xénon.
    Se vieres a Aveiro diz alguma coisa. Podemos tomar 1 café e vemos isso.  O0


    Abraço,
    Tiago
  • Responder #12   por jcpbatista em 18 Ago, 2016 16:23
  • Boas,

    Tenho um Saab 9.3 2.2 TID, versão ARC, que vem equipado de origem com farois xenon, mas não trás limpa faróis e o swicht tem regulação de faroes. Julgo que só a Vector é que vem equipado com o esguicho de limpeza de faroes. Quanto ao swicht, já deu para perceber que muitos Saab com xénon vem equipados com o regulador manual de farois. Não serve de muito, uma vêz que tem regulação automática, a não ser que queiram subir ligeiramente os faróis, na afinação da própria óptica, e depois utilizam o regulador interior para descer o foco.
  • Responder #13   por Rpscavaleiro em 18 Ago, 2016 16:27
  •   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn Se tem xenon tem de ter os esguichos/lava faróis de origem... Não há sem, tendo Xenon!
    O mesmo acontece com o interruptor das luzes, com xenon de origem só faz três posições sem regulação em altura! Se o switch tem regulação, é porque foi mudado nos entretantos, isto se tiver xenon de origem.
  • Responder #14   por Rui Henriques em 18 Ago, 2016 20:14
  •   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn Mas o meu 9-3 é a versão vector e não os tem, por isso não acho que isso seja razão.

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