Bem... desenterrando este tópico...
para quem quiser usar maxilas do porsche gt3 / 996 Turbo 4 / 996 turbo 4s
o grande problema que vão ter para encontrar discos é o ET do mesmo...
Quanto mais ET tiver, mais próximo fica o disco do sensor de Abs e da rotula da suspensão...
ou seja... carros potentes que usam discos grandes de travão... são por norma carros de tracção a trás ou às 4...
E... carros com tracção a trás têm ET gigante à frente... como no nosso caso, temos-lo grande atrás...
Ou seja, no eixo onde tem tracção, o et é sempre mais pequeno por causa da transmissão entrar no rolamento.
então, as hipóteses encontradas até agora por mim e pelo nicodemos são as seguintes:
Aqui temos as medidas dos nossos travões originais:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Como podem ver tem 45 mm de ET, na verdade até é 44... 24mm de espessura de disco + 20 mm do "hat" - "chapéu"
A solução encontrada pelo nicodemos e ideal para jante 17 é usarmos os discos do mitsubishi evolution 5,6,7,8 ou 9.
Com as medidas:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
como podem ver ainda tem menos ET do que o original... é bom...
as espessura é optima, 32 mm
mas... a banda de passagem é "à justa" demais para o meu gosto...
ou seja... aquele rebordo que vêm em todos os discos, dentro e fora, desgaste no disco feito pelo calço... não existe...
no caso do nicodemos até tem que corrigir, porque o calço fica fora do disco...
estando mais gasto, com as vibrações... devemos ver os calços a partirem
Andei à procura durante muito tempo por discos 330... mas sem sucesso... é tudo para carros com tracção traseira...
Depois encontrei os discos 345 x 30 dos audi s3 / A5 / VW Rs32 etc...
Mas o ET era de 50 mm... embora o mais proximo que tinha encontrado... é muito grande...
Agora... o que eu pondero colocar... e por isso coloquei jante 18:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
os discos do Saab 9-3 turbo X...
A parte boa é que tem o mesmo ET que o disco do 9000 original
A parte menos boa... embora nada que chateie... é que não é de 32 mm de espessura como o do mitsubishi
Mas de resto... em principio são estes que mando vir...
Dependendo das maxilas, estes discos podem ser montados em jantes 17...
mas como as maxilas da porsche são muito, mas muito altas mesmo... preciso já de jante 18...
Os discos 320mm são mesmo o maximo a montar em jante 17 com as maxilas da porsche.
Quando poder deixo fotos e medidas dos adaptadores necessarios e tudo o que é preciso.
por enquanto, ando atrás de discos e calços...
Encontrei discos bastante porreiros da STOPTECH, mas nos estados unidos
e como são coisas bastante pesadas... nem compensa pensar em mandar vir...
A ventilação do disco não era vertical, como conhecemos, mas sim orientada...
pelo que não se podem trocar os discos do lado esquerdo para o direito
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Alem de que o preço rondava os 100€ por cada disco... o que está "na media" para o tamanho...
Estou a ponderar comprar o da EBC da neobrothers...
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInmas EBC nunca me suou bem...
Alem disso o Vidinha comprou em tempos discos novos ebc e vinham empenados... grrr
Abraço