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Iluminação LED - Em casa

Iniciado por Lfteixeira, 24 de Maio de 2017, 19:14

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Lfteixeira

Boa tarde.

Estou no meio de um projecto em que agora chegou a altura de tratar da iluminação.
Para luz ambiente escolhi fazer "sancas" nas paredes de forma a destacar o tecto de madeira.

Começei a fazer ensaios com fitas de LED, no caso com a versão de LEDs 5050 em branco frio, 300 leds (14,4W por metro).
No entanto o problema que queria ajudar a esclarecer era a questão da alimentação.

A fita de led consome 72W (5 * 14,4) que por sua vez dá 6A (P = V * A --> 72 = 12 * A --> A = 6) e o adaptador que veio foi um de 12V e 2A.

Quando detectei a questão, pelo que li em vários locais a consequência de usar um adaptador de 2A seria uma luz mais fraca. No entanto hoje arranjei um adaptador de 12V e 5A e estive a testar, e a intensidade luminosa é exatamente igual.

O que está errado aqui?
Conseguirá o adaptador de 2A entregar 5 ou 6A ?


Qual a vossa experiência com este tipo de iluminação?
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

jcpbatista

#1
Para esse tipo de iluminação julgo que os transformadores são calculados em função dos watts. Um transformador de 6A deve dar para uns 70w
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

Lfteixeira

Sim, é isso.

No entanto um de 24W está a dar a mesma intensidade!  :(||
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

jcpbatista

Se nao notas diferença na intensidade, convém e saber se pode provocar aquecimento no transformador!
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

joseglv

A minha experiência??
Trocar lampadas normais por lampadas led
:D
  • Saab 9-5 1999 2.0t GPL ( Militar ) Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
  • Saab 9-5 1999 2.0t ( Prata ) Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
  • Saab 9-5 1998 2.3t (Projecto para TrackDay) Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
  • Miniaturas Joseglv Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
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Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

darioglv

mas a luminosidade nao e limitada pela lampada em si???
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Dhc

A diferença está na duração dos Led's, do que já experimentei, com ''carga'' fraca (Amp) acabam por se estragar prematuramente, além de que ao fim de algum tempo ''aparece'' a luz residual, ou seja, mesmo desligando o interruptor ficam com alguma energia e não apagam totalmente.

Dhc

Esqueci-me de explicar que as fitas de Led's são ligadas em paralelo e não em série, logo, os valores de resistência não são cumuláveis!

darioglv

  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Rpscavaleiro

#9
A esta altura deves ter mais que solução, mas na altura em que instalei umas fitas led de 6m, tive o mesmo problema, usei dois transformadores diferentes, um com maior amperagem que o outro, e intensidade igual, até que, fui buscar uma fonte e consegui maior intensidade com o aumento de tensão.
"Problema", os transformadores que usei estava, apesar de 12v, estavam a debitar em vazio, não 12, mas próximo dos 11v, troquei por um que estava próximo dos 13v e notei diferenças satisfatórias (os transformadores eram todos de 2A). Mais tarde arranjei um controlador com comando para puder ajustar. (faz uma variação da tensão entre os 5 e os 12v)

  • Mazda 6 SW 2.0D Sport '09
  • Mazda 3 1.6 MZ-CD
  • Vespa PK50 XLS - 1989
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schmith

A iluminação led tem muito que se diga principalmente em fita.

As fitas de led's devem ser "secas" sem aquele emborrachado em cima como se fosse a prova de água porque isso acumula calor.

Tendo calor diminui o tempo de vida util do led, estes também devem ser colocados sobre uma fita de aluminio  ou uma chapa há calhas a venda para o efeito.

Depois vem a alimentação, os led's dão mais brilho quanto mais corrente passar por eles e não tensão.

Uma coisa é uma fonte de alimentação que mantém a tensão estável na indicada e outra é a que faz a queda de tensão.

Se tiverem uma fonte de laboratório conseguem ver bem a diferença pois a fonte conseguimos controlar a tensão e depois a corrente.

Os transformadores por vezes cai a tensão de saída e por consequência cai também a corrente por isso nunca entrega os 12V nem os 2A
  • saab 9-3 2005

Joaquim Banha

  • Saab 9000 turbo de 1991
  • Vw Split 1951
  • Vw 1200 de 1959
  • vw 1200 de 1960 com tecto de abrir
  • Vw Karman Ghia de 1962
  • Vw 1200 de 1963 com tecto abrir
  • Vw Variant de 1974
  • For Anglia ( carrinha) de 1967
  • emprestado um carocha integralemnte feito de macos de cigarros
Quanto mais alto se voa mais pequenos  parecemos aos olhos de quem não sabe voar

Lfteixeira

Já estava em falta uma atualização ao tema.

Acabei por comprar transformadores de 5A e lá instalei as fitas.
Utilizei fitas de luz "branco frio", mas nesta altura não sei se foi o mais acertado, a ver vamos.

Na cozinha utilizei fita, alegadamente, IP65 mas apesar de serem tambem "branco frio" não gostei da tonalidade.
No exterior coloquei projectores LED (flood) de 10W, impecáveis. Baratissimos e dão uma boa luminosidade. Agora falta ver a durabilidade.
Ainda no exterior também experimentei colocar uma fita de LED de 220v, no entanto falta-me experimentar um estabilizador melhor.

Todo o material que comprei veio da Aquário, que via website tem preços interessantes.
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

darioglv

  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Lfteixeira

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
E fotos?

Falta-me conseguir fazer upload de fotos... acho que vou precisar de apoio informático!  >:D
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.