[DIY] 9000 - T16 - 1986 - 1990 - Eliminar EGR

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  • [DIY] 9000 - T16 - 1986 - 1990 - Eliminar EGR   por TesZero em 19 Jan, 2013 19:34
  • Este tópico tem como objectivo esclarecer como se pode eliminar o sistema EGR (Exhaust gas recirculation) num sistema de injecção Jetronic.

    Este sistema era bastante usado em carros antes de aparecerem os catalisador e usado hoje em dia em carros Diesel.

    O propósito é enviar novamente para a admissão os gases já queimados do escape reutilizando-os.

    Benefícios do sistema:
    - menos poluição

    Prejuízos do sistema:
    - Ar mais quente na admissão, menos potência
    - ar mais sujo na admissão e consequentemente na câmara de combustão e válvulas também

    Retirar tubo de admissão para podermos chegar de baixo do colector de admissão (vermelho) e desapertar a válvula egr e tubo(azul)


    Tubo de recirculação já fora do carro desapertado em ambas as partes.


    Através da válvula egr fazer uma junta cega e junta em cartão para substituir a válvula.


    Assim é como o sistema está montado no motor. Gases circulam do escape até à válvula de egr acoplada por baixo do colector de admissão


    Aqui tudo o que precisão... O parafuso usado nos carros Trionic ou com catalisador para fechar o orificio do escape, Junta cega metálica + junta de cartão, sensor de temperatura. Eu optei por cortar as ligações do meu sensor de temperatura tornando-o um parafuso comum.


    já tudo montado, como vêm fiquei com um tubo de vácuo tapado que activava a válvula egr. É só seguir as tubagens e eliminar as excedentes do sistema.


    Aqui a parte dos colectores já com o novo parafuso.


    Abraço
  • Responder #1   por teco em 19 Jan, 2013 23:46
  • 2 questões

    1. e nos pós 92?
    2. não tem algumas vantagems como carro frio?
  • Responder #2   por TesZero em 19 Jan, 2013 23:57

  • 1. pós 92 não usam Egr... usam catalisador... catalisador fora...
    2. Não. eu até uso gpl como podes ver nas fotos... e em menos de 3 min no inverno estava a gpl, logo... a mais de 25º.

    Abraço
  • Responder #3   por contribuinte em 08 Mar, 2013 14:19
  • Humm
    Tenho de tratar disto O0

    Obrigado.
  • Responder #4   por Funcruiser em 09 Ago, 2014 13:20
  • Boas
    Estou também a pensar em retirar (tamponar) a Egr do meu 9000...
    Para não alterar muito os componentes do carro, estava a pensar em tamponar o acessorio que está enroscado no colector de escape, ligando na mesma o tubo do sistema... visualmente ficava tudo original, só que os gases de escape deixavam de circular para a admissão...
    Haverá algum inconveniente em fazer a alteração desta forma ?

    Obrigado
    Funcruiser
  • Responder #5   por TesZero em 11 Ago, 2014 14:00
  • não tens qualquer inconveniente... muito pelo contrario... é menos lixo no motor...

    se fosse a ti mandava fazer uma junta cega como nas fotos em cima e tamponava em cima, ficará muito mais discreto... montas tudo igual, mas com a junta cega entre o coletor de admissão e a válvula de erg. :)

    Abraço
  • Responder #6   por Funcruiser em 11 Ago, 2014 19:57
  • Boas
    Obrigado TesZero...
    A mim é muito mais facil tamponar o acessorio que faz a ligação colector de escape ao bicone do tubo Egr e também fica muito discreto, ninguém consegue ver que a passagem foi tapada..
    A junta cega tb. é facil fazer, mas o acesso á montagem é mais complicada, e o resultado final penso ser o mesmo..


    Funcruiser
  • Responder #7   por TesZero em 12 Ago, 2014 08:46
  • O acesso não é difícil, é mais por ficar mais escondido, mas sim, o resultado é o mesmo... o importante é evitar que os gases de escape cheguem à admissão.

    Abraço

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