Este tópico tem como objectivo esclarecer como se pode eliminar o sistema EGR (Exhaust gas recirculation) num sistema de injecção Jetronic.
Este sistema era bastante usado em carros antes de aparecerem os catalisador e usado hoje em dia em carros Diesel.
O propósito é enviar novamente para a admissão os gases já queimados do escape reutilizando-os.
BenefÃcios do sistema:- menos poluição
PrejuÃzos do sistema:- Ar mais quente na admissão, menos potência
- ar mais sujo na admissão e consequentemente na câmara de combustão e válvulas também
Retirar tubo de admissão para podermos chegar de baixo do colector de admissão (vermelho) e desapertar a válvula egr e tubo(azul)
Tubo de recirculação já fora do carro desapertado em ambas as partes.
Através da válvula egr fazer uma junta cega e junta em cartão para substituir a válvula.
Assim é como o sistema está montado no motor. Gases circulam do escape até à válvula de egr acoplada por baixo do colector de admissão
Aqui tudo o que precisão... O parafuso usado nos carros Trionic ou com catalisador para fechar o orificio do escape, Junta cega metálica + junta de cartão, sensor de temperatura. Eu optei por cortar as ligações do meu sensor de temperatura tornando-o um parafuso comum.
já tudo montado, como vêm fiquei com um tubo de vácuo tapado que activava a válvula egr. É só seguir as tubagens e eliminar as excedentes do sistema.
Aqui a parte dos colectores já com o novo parafuso.
Abraço