Notícias:

Almoço de Natal Nacional SaabsPortugal 2017 / Encontro Mensal Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Welcome to SAABsPORTUGAL. Please login or sign up.

268 Visitantes, 0 Utilizadores

[DIY] - Limpeza de Touches com o motor montado.

Iniciado por TesZero, 27 de Janeiro de 2013, 10:23

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

TesZero

Obviamente que o melhor método para fazer este procedimento seria quando se muda a junta. Nesse momento então desmontar tudo e limpar, incluindo limpar e rodar válvulas.

Caso tenham já trocado a junta e o barulho de touches continue a afectar o motor, podem sempre desmontar, limpar e montar tudo de novo.

Caso alguma touche não retenha o óleo deverá ser trocada por nova.

1 - Retirar a k7 DI, tampa do motor e os dois vedantes da tampa de válvulas.

2 - Desapertar tensor da distribuição, aproveitando para ver a força e desgaste do mesmo.

3 - Certificar que o motor se encontra no ponto, a marca da tampa da bomba de óleo tem que coincidir com a da poly do motor e as marcas das rodas dentadas da distribuição deverão coincidir com a superficie da colaça. Tal como mostra os traços verdes na foto. Depois disso e já com a corrente aliviada por falta do tensor, retirar as rodas dentadas:



4 - Retirar os 20 parafusos que seguram as 2 árvores de cams mais os 2 que seguram o vedante (réla) do antigo distribuidor.



5 - Apontar com muito cuidado o lugar e posição dos apoios da arvore de cams, em caso algum devem de ser trocados do lugar / posição:



6 - Retirar e limpar as árvores de cams. Na foto podem ver a massa de montagem de motores, convém aplicar em todos os mecanismos moveis. Quando ligado pela primeira vez o motor estará seco e sem lubrificação, deve de ter esta massa. A vantagem face ao óleo é que não escorre, logo estará lá no mesmo sítio quando dermos à chave na primeira utilização. Depois devemos mudar o óleo para não contaminar o mesmo.



5 - Uma a uma, retiramos as touches e limpamos as mesmas. Não convém tirar mais que uma de cada vez pois corremos o risco de as trocar do lugar. Não convém fazer-lo.
Retiramos a touche e mergulhamos em um liquido de limpeza não abrasivo. Com um íman na parte de baixo da touche fazer-la abrir e fechar dentro do liquido até não haver sinais de sujidade e óleo antigo na mesma.
Depois de bem limpa, mergulhar a touche em óleo novo e fazer-la abrir e fechar várias vezes até que fique cheia de óleo e sem ar no seu interior. Este passo é bastante importante. Fazer-la abrir e fechar 20 vezes no mínimo...
Depois de bem limpas e cheias de óleo novo... voltar a colocar no sítio e limpar a próxima.



Repetir o procedimento em todas as touches e voltar a montar tudo no sítio da mesma forma como foi desmontado.
Atenção especial para não trocar a posição dos elementos desmontados, não ter óleo nas roscas ou parafusos e manter o motor no ponto.

Existe outro método que consiste em desmontar a própria touche e colocar em óleo a ferver para eliminar por completo todo o ar, mas nunca vi ou coloquei em pratica.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

teco

Fora de piadas abrias uma oficina...


E depois sou eu que falo de coisas estranhas, tu conheces melhor e tens mais prática do teu motor que sei la

E disciplina de documentares tudo e mais alguma coisa
BRAVO
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

orlando

Mais uma vez é simplesmente fantástico...
Saab 9-5 SW 2.2TID 2004 & Saab 9-5 SE 2.0 LPT 1998

mferraz

 :|| :||porque não tenho acesso às imagens, podem explicar please
obrigado
  • Saab 9000 CSE 2.0t 1997: :9000CS:
  • Smart fortwo Passion
  • Atom Storm 125cc
  • ex Mercedes Benz 190 de 1988 ( destruido em combate)

darioglv

Talvez ferraz porque o computador que usa pode estar com alguma restricao interna que nao possibilita ver as imagens....eu vejo-as bem!
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP: