Afinal os pneus novos vão atrás, diz a Michelin.Ao contrário do que diz a convenção comum entre automobilistas, mecânicos e outros entendidos na matéria, a Michelin vem agora defender que, quando se trocam apenas dois pneus, os pneus novos devem ser colocados no eixo traseiro da viatura.
Independentemente do tipo de tracção do carro, dianteira, traseira ou 4x4, a marca recomenda a montagem dos pneus novos ou menos gastos no eixo traseiro, para que obtenha uma maior segurança em caso de situações imprevistas e difÃceis (travagem de emergência, curva fechada...) sobretudo em solo molhado.
Porquê montar os pneus novos ou menos gastos atrás ?Testes recentes efectuados pela marca do boneco chamado Bibendum, demonstraram que é mais fácil controlar o eixo dianteiro do que o traseiro. Os pneus dianteiros desgastam-se em geral mais depressa do que os traseiros, principalmente nos carros de tracção dianteira, que representam a maioria dos veÃculos actuais.
Pneus novos montados na frente:O comportamento do carro modifica-se, porque o equilÃbrio FR/TR será invertido.
O condutor, habituado a um carro com menos aderênccia na frente, será surpreeendido.
Numa estrada escorregadia, a traseira do veÃculo perderá a aderência antes da frente.
O condutor não terá nenhuma possibilidade de controlar o eixo traseiro, e será tentado a reacelerar, o que amplificará o fenómeno de « peão ». Apenas um condutor muito experiente poderá sair desta situação perigosa...
Pneus novos montados atrás:
O comportamento do veÃculo será similar ao que o condutor já conhecia antes da mudança de pneus, pois o equilÃbrio de aderência será similar.
A aderência do eixo traseiro será melhor, e o condutor poderá controlar e guiar o veÃculo sem problemas, desacelerando e girando o volante no sentido da curva.
Para limitar os riscos, a Michelin aconselha, que se montem os pneus novos ou menos gastos atrás, com o fim de se obter: melhor aderência em curvas e uma maior segurança.
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