[DIY] SAAB 9000 - Trocar Liquido Refrigerante

Voltar
  • [DIY] SAAB 9000 - Trocar Liquido Refrigerante   por TesZero em 15 Mar, 2013 21:00
  • Este DIY serve de base para todos os carros embora seja feito em um 9000.

    Os SAAB´s 9000 têm bujão de radiador, outros modelos podem não ter, como o caso do 9-3.
    Os que tiverem bujão será este o método mais correcto, caso não tenham retiram o tubo do local mais baixo que encontrarem do carro, por norma o tubo de entrada de liquido para o radiador.

    O carro deve de estar quente e com a saufagem ligada no quente. Desta forma vão conseguir retirar mesmo todo o liquido do motor. O motor estando quente tem o termostato aberto e a saufagem estando aberta no quente será também possível vazar o liquido dentro do seu radiador.

    Para garantir uma boa lubrificação da bomba de água e manter as propriedade do liquido, é aconselhado trocar o mesmo a cada 4 anos. Eu troco a cada 2 anos todos os fluidos dos meus carros / motas.

    Como é óbvio... usar anti-congelante e não água da torneira...

    Caso o veiculo esteja parado à muito tempo ou tenha usado agua a minha opinião passa por fazer a troca de anti-congelante 3 vezes a cada 200 kms.. ou seja...
    muda,
    anda 200 kms,
    muda andar mais 200 kms e...
    muda de novo.
    Desta forma forma diminuímos o risco de haverem resíduos de ferrugem dentro dos radiadores.
    Neste caso, na ultima muda retirar os tubos de refrigeração e lavar.

    Aqui fica a explicação passo a passo para a troca do líquido:

    1º - Ter o carro quente e saufagem no máximo:

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    2º - Carro levantado e seguro no ar, retirar a blindagem debaixo dos radiadores na frente do carro.
    Neste caso prático, usar chave sextavada nr 10 nos parafusos assinalados a vermelho e chave Torx T30 nos assinalados a verde:

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    3º - Abrir o vaso de expansão de água para que a mesma saia sem criar resistência nas tubagens (vácuo). Têm que ter cuidado e abrir devagar... Caso abram rápido com a pressão criada vai sair fora.

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    4º - Localizar e abrir o bujão do radiador do liquido refrigerante. Obviamente têm que ter cuidado porque o líquido está quente e ter algo grande em baixo para aparar o liquido.

    O bujão encontra-se no canto esquerdo do radiador (quem olha de frente para o carro). Na foto podem ver:
    1- Radiador de ar condicionado
    2- Intercooler
    3- Radiador de liquido refrigerante
    Seta vermelha - locar do bujão
    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    Desapertar com um alicate, com os dedos nunca irão conseguir:
    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    Deixar escorrer até ao fim. Se forem bem comportados... não vai ser água que vai escorrer de lá... mas sim anti-congelante:
    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    Depois atestar novamente com um bom anti-congelante que nos proteja o motor da corrosão e lubrifique a bomba de água. Eu costumo sempre filtrar o anti-congelante antes de colocar para o vaso de expansão... por muito caro que seja existe sempre acumulação de resíduos e óleo de lubrificação no fundo (deposito).

    Após atestar:
    Ligar o carro, novamente com o aquecimento do carro no quente, para que o liquido circule no circuito da saufagem.

    Quando a temperatura rondar os 80...90 graus o termostato irá abrir permitindo o líquido entrar no motor, logo o nível irá baixar.

    Deixar a ventoinha actuar 2 ou 3 vezes.

    Desligar o carro, verificar fugas e atestar ao nível.

    Ter atenção ao nível nos próximos quilómetros.

    (Obrigado ao Ciber007 por me ter lembrado de referir este ponto)



    Qualquer dúvida ou passo menos explicito, perguntem.
    Se souber... respondo :P

    Abraço
  • Responder #1   por Guest em 15 Mar, 2013 21:24
  • Bom post Tes0... É assim que tenho feito no meu, mas tenho deixado fazer mais uns kms antes de trocar. Vou trocar a ultima vez nos próximos dias :D

    Abraço
  • Responder #2   por TesZero em 15 Mar, 2013 21:36
  • o teu carro foi desmontado e os tubos e radiadores lavados... certo?

    não deverias ter que fazer isso :| :| :|

  • Responder #3   por Guest em 15 Mar, 2013 21:42
  • Sim... Pelo menos devia ter sido isso, mas como viste nas fotos que pus dos tubos antigos, não foi como deve ser e saiu alguma ferrugem quando troquei os tubos. Agora já está limpinho mas não é pelo preço de anti congelante novo que vou deixar de por a 100% :)

    Abraço
  • Responder #4   por TesZero em 15 Mar, 2013 21:48
  • Como vês nas fotos eu costumo colocar o verde "hulk" da Redex.

    É muito porreiro porque quando verte se identifica facilmente a fuga, mesmo depois de seco... :)

    Alem disso é bastante viscoso o que permite uma boa lubrificação.

    Existe para -5 / -10 / -15 e -20 graus...
    Obviamente que consoante aumente a resistência à temperatura... aumenta o preço...
    no teu caso... penso que tenhas que ir para o extremo mesmo por causa do gelo :)

    Abraço
  • Responder #5   por Guest em 15 Mar, 2013 21:49
  • Vou ver se ponho vermelho para condizer com o resto, visto que verde não tenho nada  :)))

    Logo vejo...

    Abraço
  • Responder #6   por TesZero em 16 Mar, 2013 10:25
  • Vermelho... fazes bem :D
    Como os mercedes, Bmw e volkswaggen :D :D

    :P
  • Responder #7   por guerreiro em 01 Jan, 2014 01:37
  • Bom post Teszero.
    Esse anticongelante da Redex tambem funcionará bem para o 900 Turbo? Costumas diluir nos 50-50? Onde compras? Na Norauto?
    Tenho que fazer esta operação brevemente porque o liq do meu anda verde-acastanhado... deve estar lá desde a origem do carro!!!!
  • Responder #8   por TesZero em 01 Jan, 2014 10:56
  • Olá guerreiro, a operação é exactamente igual para o teu 900, visto que usas exactamente o mesmo motor.

    Este liq refrigerante da Redex compro onde estiver mais barato, seja continente, norauto, jumbo... é dos mais caros que irás encontrar nestas superfícies.

    Mas gosto dele porque me ajuda facilmente a identificar fugas.

    Mas o que eu queria mesmo era dos 100% orgânicos que só fervem a 180º, que não podem levar água, mas nunca encontrei a venda...

    Este da redex é aplicação directa, nunca uso água... a que trás com ele já é a mais... grrr...

    Abraço
  • Responder #9   por ciber007 em 02 Jan, 2014 11:07
  • Oh Tes, está tudo muito bem mas tens aí duas coisas amigo..................

    Primeira: anticongelente Redex?  :|| :>S Esquece isso meu, é do pior que pode haver. É preferível mil vezes ir a uma casa de peças e comprar o standard deles para -15º. Se quiserem ir para melhor há ainda da Bilstein (muito parecido ao da marca), Wurth ou ainda o da marca mesmo. Eu tenho usado um da casa de peças aqui da zona e funciona muito bem, sendo que é bastante identificável em caso de fuga.

    Segunda: então e a parte de meter anticongelante? É preciso encher o depósito, ligar o motor, colocar a sofagem no máximo (indicação "HI" no painel) e ir acrescentando até estabilizar. Quando começar a ficar próximo da temperatura de trabalho é fechar a tampa e verificar se o ventilador dispara 2 ou 3 vezes. Ter em atenção que nos próximos quilómetros pode ser necessário acrescentar mais um pouco, o que é perfeitamente normal.

    Desculpa a intromissão mas quando li Redex fiquei com os olhos assim:


    Um abraço!  ;D
  • Responder #10   por Nicodemus em 02 Jan, 2014 13:40
  • Tez:

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

      O0

    de -40º a 18º. Tens a venda no ebay tambem.

    Abraço
  • Responder #11   por guerreiro em 02 Jan, 2014 16:58
  • Eu costumo ver o Wheeler Dealer.... e sim também já tinha visto que depois de remover o anticongelante temos de encher o depósito com o novo e seguir os passos que o Ciber disse...
  • Responder #12   por TesZero em 02 Jan, 2014 16:59
  • Ciber, quanto ao Redex, até agora foi o que melhor me satisfez, lol
    Nunca o meti à boca para ver se era melhor ou pior do que outro, lolol

    Sempre o vi como melhor relação de qualidade ao preço... penso que fique 5€ ou 6€ a embalagem e só uso o verde flurescente mesmo por causa das fugas.

    A nível de aquecimento e lubrificação não tenho nada que dizer...
     
    O tal da loja das peças, o da Bilstein ou da wurth em que são melhores?
    Este que falo é o único semi-orgânico da redex.

    Quanto à informação sobre esperar que o carro aqueça para colocar ao nível é bem verdade... esqueci de referir e vou acrescentar.

    Obrigado pelos comentários :D

    Nicodemos
    Caraças... é mesmo isto :D :D :D
    Já agora não sabes qual é o liquido para se fazer a limpeza da água no circuito, pois não?

    Foi exactamente isto que eu vi... e exactamente isto que procurava :)

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


    THANKS :D :D :D
  • Responder #13   por TesZero em 02 Jan, 2014 17:00
  • Esquece... encontrei :D :D :D

    Já tenho mais onde gastar dinheiro... bolas....!!!!!

    HE HE HE

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Abraço e obrigado pela informação :D
  • Responder #14   por TesZero em 02 Jan, 2014 17:07
  • Outra coisa que me esqueci de referir na altura....

    mas não vou acrescentar porque não tenho certezas...

    penso que o circuito no total leve 6 litros.

    Logo... está aqui o kit completo ideal para mim:

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    É caro!!!!!

    Mas este sim.... é melhor que o Redex sem dúvidas :D

    Abraço

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Go to page:
You're not logged in

Navigation