Este Diy serve para os proprietários de SAAB´s 9000 já com algum tempo e com necessidade de trocar os tubos de refrigeração. Com o passar dos anos e com a temperatura atingida é normal eles incharem e rebentarem.
1º - É necessário retirar todo o liquido refrigerante do sistema, para isso podem seguir o DIY já escrito para o efeito:
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2º - Localizar cada um dos tubo e trocar um a um. Cada tubo tem uma abraçadeira metálica em cada ponta. Caso as abraçadeiras estejam degradadas e com sinais de corrosão aconselho a que usem abraçadeiras novas de inox. São mais caras, mas muito mais resistentes ao passar do tempo.
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Neste DIY numerei os 8 tubos importantes do circuito.
Podem também trocar os tubos que vão à borboleta da admissão, mas como eu não os uso, não tenho fotos.
Para procederem a esta tarefa precisam unicamente:
- Chave sextavada 10mm (para retirar a blindagem inferior do carro drenando o liquido e para retirar a tampa da saufagem)
- Chave Torx T30 (para retirarem os dois parafusos T30 da blindagem inferior do carro
- Chave sextavada 7mm (ou 8mm dependendo da abraçadeira) para desapertar e apertar novamente as abraçadeiras.
Aqui deixo a legenda dos tubos usados:
(podia ter espalhado os tubos para melhorar a legenda, vou ver se faço com os antigos e depois actualizo)
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1 - Tubo que liga do radiador de arrefecimento ao motor.
2 - Tubo que liga do motor ao tubo nr 7 e de seguida ao radiador da saufagem.
3 - Tubo que liga da bomba de água ao radiador de arrefecimento.
4 - Tubo que liga do vaso de expansão ao radiador de arrefecimento.
5 - Tubo que liga do vaso de expansão à bomba de água.
6 - Tubo que liga do motor ao tubo nr 8 e de seguida ao radiador da saufagem.
7 - Não presente na imagem, permite a ligação do tubo nr 2 ao radiador da saufagem.
8 - Não presente na imagem, permite a ligação do tubo nr 6 ao radiador da saufagem.
Aqui uma legenda detalhada de onde ligam os mesmos:
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Pormenor da ligação do tubo nr 7 e 8 debaixo da tampa plastica que protege o motor da saufagem e ecu:
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Pormenor da ligação do tubo nr 5 e 3 que ligam por baixo do alternador. O tubo 5 liga entre o vaso da expansão e a bomba de agua contornando a corrente dos elementos. Quando o nr 3 liga directamente da bomba de agua ao radiador de arrefecimento.
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Após troca de todos as tubagens basta atestar com anti-congelante (nunca usar agua da torneira) que o sistema sangra o ar sozinho através do termostato.
Espero que esteja fácil e entender.
Qualquer dúvida perguntem
Abraço