Notícias:

Almoço de Natal Nacional SaabsPortugal 2017 / Encontro Mensal Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Welcome to SAABsPORTUGAL. Please login or sign up.

170 Visitantes, 0 Utilizadores

[DIY] 9-5 - Desfardar porta / Troca de rodas verdes vidro

Iniciado por TesZero, 09 de Abril de 2013, 21:17

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

TesZero

Este DIY pretende demonstrar como desfardar uma porta de um Saab 9-5.
O carro das fotos é da segunda geração de 9-5´s, não tenho certezas, mas presumo que as outra sejam iguais ou parecidas.

O objectivo de termos desfardado a porta foi porque o vidro não subia totalmente e descia torto... ou seja, uma das famosas rodas verdes que o suportam está partida.

1- Retirar as 3 tampas do suporte da porta e do puxador para ter acesso aos 3 parafusos e desapertar os mesmos.
The selected media item is not currently available.

The selected media item is not currently available.

2- Após desapertar os parafusos desligar e retirar a lampada de iluminação inferior:

The selected media item is not currently available.

3- Com uma chave de fendas grande fazer alavanca de modo a desprender as molas sem danificar nem a chapa, nem a quartela da porta:

The selected media item is not currently available.

4- Depois de desencaixar as molas da quartela temos acesso com a mão a dentro da mesma podendo empurrar os botões da mala e combustível para fora e desconectar-los:

The selected media item is not currently available.

5- Retirar o puxador, basta puxar o mesmo com jeito, só está encaixado no cabo por um linguete:

The selected media item is not currently available.

The selected media item is not currently available.

6- Retirar o plástico que circunda a parte superior da porta, se não retirarmos este plástico não conseguimos desengatar a quartela na calha do vidro. Para retirar puxar o mesmo com muito jeito pois as molas são frágeis, usar a chave de fendas para fazer alavanca muito de leve:

The selected media item is not currently available.

Aqui uma das molas para terem noção de como funcionam e são frágeis. Antes de retirar por completo desligar a fixa do regulador dos retrovisores:

The selected media item is not currently available.

Aqui já sem o plástico:

The selected media item is not currently available.

7- Para retirar a quartela depois de já não ter molas e parafusos a prender a mesma.Só forçar com jeito a mesma para cima para desencaixar da calha do vidro e sai facilmente:

The selected media item is not currently available.

8- Retirar com muito jeito a tela insonorizante. Não a devem de puxar simplesmente. Convém ser descolada na zona da cola devagar para não rasgar e usarmos a mesma cola:

The selected media item is not currently available.

9- Descer o vidro com cuidado até chegar aos acessos da chapa onde conseguiremos retirar as rodas verdes afectadas e substituir por novas:

The selected media item is not currently available.

10- Aqui a calha onde corre a roda traseira que, neste caso partiu:

The selected media item is not currently available.

A roda partida:

The selected media item is not currently available.

Para retirarem a roda têm que a forçar a sair um bocadinho, de maneira a ela "galgar" os batentes da calha, como mostra na seguinte foto:

The selected media item is not currently available.

Estas rodas verdes são falhas comuns nos vidros destes carros...
Já soube de casos em que os donos pagaram em oficinas especializadas um elevador completo... quando deviam somente trocar uma destas rodinhas que custam 6€...

Deixo link da Parts For Saabs onde podem encomendar se necessitarem: Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Encaixando a roda verde no seu sitio, é só encaixar o pino do vidro no seu centro e voltar a montar tudo de novo.

Qualquer dúvida... postem...

Abraço

SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

razmatazz

Bom diy, sei que o tópico é antigo mas o problema é actual.
Comprei hoje através da Opel 2 peças destas por €7x2...

:9-5:
  • SAAB - 9-5 - 2003