Notícias:

Almoço de Natal Nacional SaabsPortugal 2017 / Encontro Mensal Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Welcome to SAABsPORTUGAL. Please login or sign up.

240 Visitantes, 0 Utilizadores

Caixas de velocidade 9000 - Ratios

Iniciado por SMAP, 14 de Abril de 2013, 23:49

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 4 Visitantes estão a ver este tópico.

SMAP

Os 9000 de 1994 a 1998 usaram 3 tipos de caixas de Velocidades:
- FM51 - pelo que sei só foram usadas nos modelos com motor B204S que so existiram em 1994
- FM54 - Standard nos 2.0
- FM57 - Standard nos 2.3

Nesta tabela tem as relações de caixa em cada mudança






Caixa
FM51 15 7,8 5,2 4 3,1
FM54 13,7 7,1 4,5 3,6 2,8
FM57 12,2 6,3 4 3,2 2,5


Aqui tem a explicação matematica para explicar a velocidade do SAAB em função da rotação e relação de caixa usada


Voltas de roda por minuto = Voltas de motor por minuto / relação de caixa

Voltas de roda por minuto = 3000 / 2.5 (caixa FM57 em 5ª)

Voltas de roda por minuto = 1200

Voltas de roda por segundo = Voltas de roda por minuto / 60 (numero de segundos por minutos)

Voltas de roda por segundo = 1200 / 60

Voltas de roda por segundo = 20

Distancia percorrida por uma volta completa de um roda = 2 * pi (valor matematico) * raio da roda

Distancia percorrida por uma volta completa de um roda = 2 * pi (valor matematico) * 316 mm (205/55 R16 - 9000 Aero)

Distancia percorrida por uma volta completa de um roda = 1985,4865570687493267083906182326 (mm)

Distancia percorrida por uma volta completa de um roda = 1,985 (metros)

Distancia percorrida por segundo = Distancia percorrida por uma volta completa de um roda * Voltas de roda por segundo

Distancia percorrida por segundo = 1,985 * 20

Distancia percorrida por segundo = 39,7 (metros)

Distancia percorrida por hora (metros) = Distancia percorrida por segundo * 3600 (numero de segundos por hora)

Distancia percorrida por hora (metros) = 39,7 (metros) * 3600 (numero de segundos por hora)

Distancia percorrida por hora (metros) = 142920 (metros)

Distancia percorrida por hora (KM) = Distancia percorrida por hora (metros) / 1000 (numero de metros por KM)

Distancia percorrida por hora (KM) = 142920 (metros) / 1000 (numero de metros por KM)

Distancia percorrida por hora (KM) = 142,920 Km/h


Aqui fica as velocidade em KM/h tendo por base a velocidade de caixa e a rotação de motor

The selected media item is not currently available.


PS: No Excell que usei para criar a imagem as rodas defenidas são as que tenho actualmente no meu 9000 (215/45 R17), que tem um raio de 312,6 mm e não 316 mm (como na explicação matematica).
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

TesZero

O meu "grande dilema" é... ter a caixa que gaste menos aos 100 km/h...

1º - porque é a velocidade a que normalmente circulo e, antes que gozem, não me chateia nada...
2º - porque faço cerca de 3.000 kms - mês.

Então, segundo a tua tabela...

A 100 km/h com as referidas caixas irei a:

FM51 - que tenho actualmente instalada: 100 km/h às 2369 rpms
FM54 - que tenho para instalar de lado: 100 km/h às 2369 rpms
FM57 - A que gostaria de ter: 100 km/h às 2121 rpms

Caraças... tens certezas desses valores???

atendendo que a transmissão é composta por rodas dentadas que não alteram de tamanho...

por exemplo... se às 1000 rotações vais a 100... ao dobro da rotação tens que ir obrigatoriamente ao dobro da velocidade... ou seja, 2000 - 200 km/h (exemplo claro)...

Olha o caso dos valores da FM51 que colocas-te..

As 2000 vais a 84,41 km/h... logo, as 4.000 terias que ir ao dobro, 168,82 e nunca 152,49...

Ou tens os dados mal os dados da FM54 ou na FM51...

e... tinha ideia que aos 100 km/h na FM57 iria a menos rotação... ou seja, que entre a FM54 e a FM57 a diferença de rpms a 100 km/h seria superior...

Confirma que também vou confirmar o mesmo...

Abraço

SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

SMAP

Como disse irei mais tarde expor a forma de calculo para ter este valores. Estes valores são com as rodas com as dimensoes originais.

Eu depois publico o excell para poderem alterar a vontade.

Mas olha que o que publiquei esta bem, basta veres que as 6000 rpm em 5ª a velocidade é sempre o dobro da velocidade as 3000 rpm em 5ª, provavelmente as tuas contas para veres a rotação a 100 Km/h é que estão mal
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

TesZero

Então...

como é que em 5ª às 1500 e 2000 rpms a velocidade é igual na FM51 e na FM54 e depois difere?

conforme te disse em cima, na FM51 As 2000 vais a 84,41 km/h... logo, as 4.000 terias que ir ao dobro, 168,82 e nunca 152,49...

Aos 100 km/h as rpms nunca serão iguais na FM54 e FM51, portanto essa relação não pode estar correcta...

Pelo menos para os cálculos das rotações que me interessa...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

SMAP

Ainda bem que estavas atento, nao tinha actualizado no excell as 2 primeiras colunas da caixa de velocidades FM51 e como era uma copia da FM54 estava igual.

Corrigido no topico inicial
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

TesZero

Ok... assim já faz sentido...
uma diferença de 500 rpms a 100 km/h já é bom para os consumos.

Ou seja, recalculando, a 100 km/h vou às seguintes rotações:

FM51 - que tenho actualmente instalada: 100 km/h às 2623 rpms
FM54 - que tenho para instalar de lado: 100 km/h às 2369 rpms
FM57 - A que gostaria de ter: 100 km/h às 2121 rpms

Abraço

SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

SMAP

Editado topico inicial com a explicação matematica que estava em falta
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

Gdinis

peço desculpa pela pergunta ignorante mas como se altera a caixa de velocidades assim? da forma que falam parece fácil  ::) já agora, em 3º velocidade, sinto um grande puxão na caixa... isso será o que? apoios?  O:-)
  • Saab 9000 Turbo B202 L 1990
  • Honda CBR 929 Fireblade
  • Honda Civic EJ9 1996 Project
  • Volvo S40 1.6 1999
  • EX Renault Clio 1.9D Mk1 1994
  • EX Ford Focus 1.8TDCI 115cv + repro 2003
  • EX Jeep Grand Cherokee 3.1 2000
  • EX Volvo V40 1.9TD 1996
  • EX Citroen Saxo Cup 2001
Saab 9000 Turbo B202L Model Year: 1991 (20/11/1990)
Civic ej9 Swap B16A2 :O

Guest

É fácil... Tiras uma e metes a outra :) Literalmente...
Sentes um puxão? Que género de puxão? Faz barulho?

Abraço

SMAP

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
peço desculpa pela pergunta ignorante mas como se altera a caixa de velocidades assim? da forma que falam parece fácil  ::)

Ninguem altera caixas, estamos a falar das relações de caixas existentes nos SAAB 9000. Ou seja a relação entre carretos e os veios da caixa.

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
já agora, em 3º velocidade, sinto um grande puxão na caixa... isso será o que? apoios?  O:-)

Isso é muito generico para perceber, mas podes sempre verificar os apoios de motor/caixa do teu 9000. A caixa so tem 1 apoio e como esta ligada ao motor pode ser sempre um dos restantes apoios
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

Gdinis

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
peço desculpa pela pergunta ignorante mas como se altera a caixa de velocidades assim? da forma que falam parece fácil  ::)

Ninguem altera caixas, estamos a falar das relações de caixas existentes nos SAAB 9000. Ou seja a relação entre carretos e os veios da caixa.

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
já agora, em 3º velocidade, sinto um grande puxão na caixa... isso será o que? apoios?  O:-)

Isso é muito generico para perceber, mas podes sempre verificar os apoios de motor/caixa do teu 9000. A caixa so tem 1 apoio e como esta ligada ao motor pode ser sempre um dos restantes apoios

ahhh já percebi amigo! obrigado, fui ver os apoios e de facto estão com um pouco de mau aspecto :|| :||
  • Saab 9000 Turbo B202 L 1990
  • Honda CBR 929 Fireblade
  • Honda Civic EJ9 1996 Project
  • Volvo S40 1.6 1999
  • EX Renault Clio 1.9D Mk1 1994
  • EX Ford Focus 1.8TDCI 115cv + repro 2003
  • EX Jeep Grand Cherokee 3.1 2000
  • EX Volvo V40 1.9TD 1996
  • EX Citroen Saxo Cup 2001
Saab 9000 Turbo B202L Model Year: 1991 (20/11/1990)
Civic ej9 Swap B16A2 :O

TesZero

São relativamente baratos e estando uns estragados... estragas os outros por esforço...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

teco

por falar em apoios de motor e casquilhos... que empresa referiste?
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

rodinhas

A minha caixa é a FM51, mas os valores não batem muito bem, ou seja, a 158km/h no ponteiro sensivelmente vai as 4000 rpm ai tudo bem o erro normal, mas depois as 4500 rpm o erro quase que desaparece.

Uma vez estabilizei o carro um bocado depois dos 210 km/h no máximo a 215 km/h e no GPS ia  a marcar 212 km/h fiquei na altura com a sensação que o erro diminuiu com o aumentar da velocidade  ???
  • Saab 9000 CDE 1995 LPT stage I
  • Ford Puma 1.7 vct 1998
  • Citroen AX 1.5d
  • Honda CB 600 Hornet
  • FIAT BRAVO JTD 100 1XX cv

Guest

Também pode depender dos pneus e jantes que uses (medida).

Abraço