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Perfeitamente normal nos 9000, o manometro não dá um percepção real da temperatura. Tnato o meu 9000 de 1996 como o 9000 dp meu Pai de 1998 são assim -
Então tenho mesmo que ver o que se passa no meu... talvez seja a válvula de temperatura no radiador então...
Porque a temperatura normal do meu carro é exactamente a meio... e sobe até onde mostrado nas minhas fotos, ligando a ventoinha e baixando para meio novamente...
Ciber, comentei o teu caso pelo o que escreveste no teu tópico:Estou intrigado com uma coisa. O vosso ventilador dispara a que temperatura? Com um scanner OBD vejo que o meu anda nos 85º em andamento e quando para começa logo a subir disparando a ventoínha aos 105º. Não é muito? Devia disparar aos 90º e qualquer coisa, certo? Este 105º deveria ser uma segunda velocidade ou algo do género. Ele parado aquece muito e o ventilador está sempre a disparar mas também já reparei que é um bocado feitio destes motores agora os 105º é que me estão a dar que pensar.
Quando liga a tua ventoinha, aos tais 106º, qual a posição máxima de temperatura do teu carro?
Igual ao kamuma? um pouco a cima da foto dele? perto do meio?
Abraço e obrigado a todos pela informação prestada.
Abraço
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Afinal, talvez, prefiras a temperatura como o meu
Abraço -
preferia conforme tenho a temperatura normal, exactamente no meio...
tal como sempre tive no fosco
mas que não aquecesse como me está a aquecer até ligar a ventoinha... grrr
Tenho que ver o sensor...
Abraço -
Tes, o manómetro do carro nessa altura marca um pouco acima do sítio dele, ou seja, mesmo nos 105º não chega a meio da escala.
Posto isto, o teu para o ponteiro estar no sítio em que está, tem algum erro ou então deves ter isso a cozer bem .
O ponteiro é muito filtrado e eu como scanner em tempo real ligado é que me apercebi disso. Há flutuações de temperatura dos 85º até aos 97º e o ponteiro não tem movimento perceptível. No entanto com o aparelho podemos ver claramente que a temperatura varia muito.
Se realmente for à Feira de S. Mateus depois podes experimentar no teu carro para ver qual a temperatura a que ele se encontra quando o ponteiro esta nesse sítio.
Abraço. -
Se realmente for à Feira de S. Mateus depois podes experimentar no teu carro para ver qual a temperatura a que ele se encontra quando o ponteiro esta nesse sítio.
Nenhum dos 9000 tem OBD pois são ambos anteriores a 1996, no entanto ele tem uma instalação electrica de um de 1996 para por no "fosco" -
Obrigado Ciber, mas já descobri o problema...
Eu coloquei no meu carro o radiador de um 9000 de 1993 e consequentemente uso a válvula do mesmo ano.
O kamuma tem em casa dele a válvula correcta que tiramos do "deskamumado" e vou trocar.
Abraço -
Então quer dizer que vens com o teu 9000 assim a "arder"? Não será perigoso? Só não entendo é como é que só agora deste com esse problema no carro... Ao tempo que andas com ele e nunca o tinhas visto a aquecer assim? Se calhar foi por isso que o bujão foi á vida, por aquecimento excessivo...
Abraço -
sim, ele já esteve em Viseu assim, lol
Ele mantem no meio...
não está em excesso...
Eu tenho cuidado
se queimar eu trago o teu...
Senão, se tiveres carro muito tempo até estranhas...
Sempre que preciso do carro uso sem problemas.
Abraço -
Como ando pouco com o 9000, sempre que ando agora estou de olho na temperatura...
Em andamento, mesmo em dias quentes (no da foto estavam 38º), a temperatura fica nesta posição:
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Parando sobe para o local debatido neste tópico... grrrr
Tenho que ver num carro do mesmo ano que o meu...
O catavares diz que ambos os 2 2.3 de 1993 dele têm o mesmo comportamento...
Abraço -
Já mediste digitalmente a temperatura Tes quando o ponteiro está lá no alto?
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Não.
o meu carro não tem porta odb.
Vou ter que usar o canbus com o carpc.
Ainda não tive tempo para isso.
Tenho andado pouquíssimo com este carro
Abraço
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O meu 9000 tem / tinha o mesmo problema, mesmo depois de trocar o termostato e o liquido de refrigeração. O que fiz foi, alterar a válvula da ventoinha para ligar mais cedo.
Fiquei foi, com a ventoinha a ligar varias vezes! -
Deduzo que a minha não esteja muito boa...
Ou que as de 1993 (t5.2) sejam diferentes das de 1994 (t5.5) pois estou a usar o radiador do aero suíço que era novo face ao usado original que estava no carro.
Abraço -
Venho desenterrar este topico para não abrir um novo.
O termostato do 9000 de 1995 é o que abre aos 88 graus ou 82 ? é que vou comprar um e aparecem estes 2.
Abraço