Temperatura de funcionamento - SAAB 9000

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  • Responder #15   por SMAP em 16 Ago, 2013 23:18
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    Perfeitamente normal nos 9000, o manometro não dá um percepção real da temperatura. Tnato o meu 9000 de 1996 como o 9000 dp meu Pai de 1998 são assim
  • Responder #16   por TesZero em 17 Ago, 2013 13:02
  • Então tenho mesmo que ver o que se passa no meu... talvez seja a válvula de temperatura no radiador então...
    Porque a temperatura normal do meu carro é exactamente a meio... e sobe até onde mostrado nas minhas fotos, ligando a ventoinha e baixando para meio novamente...


    Ciber, comentei o teu caso pelo o que escreveste no teu tópico:

    Estou intrigado com uma coisa. O vosso ventilador dispara a que temperatura? Com um scanner OBD vejo que o meu anda nos 85º em andamento e quando para começa logo a subir disparando a ventoínha aos 105º. Não é muito? Devia disparar aos 90º e qualquer coisa, certo? Este 105º deveria ser uma segunda velocidade ou algo do género. Ele parado aquece muito e o ventilador está sempre a disparar mas também já reparei que é um bocado feitio destes motores agora os 105º é que me estão a dar que pensar.

    Quando liga a tua ventoinha, aos tais 106º, qual a posição máxima de temperatura do teu carro?
    Igual ao kamuma? um pouco a cima da foto dele? perto do meio?

    Abraço e obrigado a todos pela informação prestada.

    Abraço


  • Responder #17   por Guest em 17 Ago, 2013 16:04
  • Afinal, talvez, prefiras a temperatura como o meu :P

    Abraço
  • Responder #18   por TesZero em 17 Ago, 2013 17:17
  • preferia conforme tenho a temperatura normal, exactamente no meio...
    tal como sempre tive no fosco :D
    mas que não aquecesse como me está a aquecer até ligar a ventoinha... grrr

    Tenho que ver o sensor...

    Abraço
  • Responder #19   por ciber007 em 23 Ago, 2013 11:41
  • Tes, o manómetro do carro nessa altura marca um pouco acima do sítio dele, ou seja, mesmo nos 105º não chega a meio da escala.

    Posto isto, o teu para o ponteiro estar no sítio em que está, tem algum erro ou então deves ter isso a cozer bem  ???.

    O ponteiro é muito filtrado e eu como scanner em tempo real ligado é que me apercebi disso. Há flutuações de temperatura dos 85º até aos 97º e o ponteiro não tem movimento perceptível. No entanto com o aparelho podemos ver claramente que a temperatura varia muito.

    Se realmente for à Feira de S. Mateus depois podes experimentar no teu carro para ver qual a temperatura a que ele se encontra quando o ponteiro esta nesse sítio.

    Abraço.
  • Responder #20   por SMAP em 23 Ago, 2013 11:44
  • Se realmente for à Feira de S. Mateus depois podes experimentar no teu carro para ver qual a temperatura a que ele se encontra quando o ponteiro esta nesse sítio.

    Nenhum dos 9000 tem OBD pois são ambos anteriores a 1996, no entanto ele tem uma instalação electrica de um de 1996 para por no "fosco"
  • Responder #21   por TesZero em 23 Ago, 2013 20:42
  • Obrigado Ciber, mas já descobri o problema...

    Eu coloquei no meu carro o radiador de um 9000 de 1993 e consequentemente uso a válvula do mesmo ano.

    O kamuma tem em casa dele a válvula correcta que tiramos do "deskamumado" e vou trocar.

    Abraço
  • Responder #22   por Guest em 24 Ago, 2013 13:54
  • Então quer dizer que vens com o teu 9000 assim a "arder"? Não será perigoso? Só não entendo é como é que só agora deste com esse problema no carro... Ao tempo que andas com ele e nunca o tinhas visto a aquecer assim? Se calhar foi por isso que o bujão foi á vida, por aquecimento excessivo...

    Abraço
  • Responder #23   por TesZero em 24 Ago, 2013 13:58
  • sim, ele já esteve em Viseu assim, lol

    Ele mantem no meio...
    não está em excesso...

    Eu tenho cuidado :P

    se queimar eu trago o teu...
    Senão, se tiveres carro muito tempo até estranhas...

    Sempre que preciso do carro uso sem problemas.

    Abraço
  • Responder #24   por TesZero em 28 Ago, 2013 18:30
  • Como ando pouco com o 9000, sempre que ando agora estou de olho na temperatura...

    Em andamento, mesmo em dias quentes (no da foto estavam 38º), a temperatura fica nesta posição:

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    Parando sobe para o local debatido neste tópico... grrrr

    Tenho que ver num carro do mesmo ano que o meu...

    O catavares diz que ambos os 2 2.3 de 1993 dele têm o mesmo comportamento...

    Abraço
  • Responder #25   por ciber007 em 28 Ago, 2013 23:50
  • Já mediste digitalmente a temperatura Tes quando o ponteiro está lá no alto?
  • Responder #26   por TesZero em 29 Ago, 2013 09:31
  • Não.
    o meu carro não tem porta odb.
    Vou ter que usar o canbus com o carpc.
    Ainda não tive tempo para isso.
    Tenho andado pouquíssimo com este carro :(

    Abraço
  • Responder #27   por amreal em 29 Ago, 2013 21:21
  • O meu 9000 tem / tinha o mesmo problema, mesmo depois de trocar o termostato e o liquido de refrigeração. O que fiz foi, alterar a válvula da ventoinha para ligar mais cedo.

    Fiquei foi, com a ventoinha a ligar varias vezes!
  • Responder #28   por TesZero em 29 Ago, 2013 21:25
  • Deduzo que a minha não esteja muito boa...

    Ou que as de 1993 (t5.2) sejam diferentes das de 1994 (t5.5) pois estou a usar o radiador do aero suíço que era novo face ao usado original que estava no carro.

    Abraço
  • Responder #29   por rodinhas em 18 Nov, 2014 22:19
  • Venho desenterrar este topico para não abrir um novo.

    O termostato do 9000 de 1995 é o que abre aos 88 graus ou 82 ? é que vou comprar um e aparecem estes 2.

    Abraço

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