Consequencias da retirada do catalizador.

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  • Consequencias da retirada do catalizador.   por contribuinte em 14 Mai, 2013 14:00
  • Boas pessoal,

    Se eu tirar o catalisador do meu carro, e o substituir por uma panela oca, quais são as consequências?

    A sonda lambda vai trabalhar mal, certo? O mais certo é que a luz do motor acenda, correto?

    De certeza que já alguém aqui do fórum já o fez, o ganho em potencia, é significativo?

    Obrigado.
  • Responder #1   por SMAP em 14 Mai, 2013 14:38
  • Que eu saiba só apartir de 1993 é obrigatorio o uso de catalizador em PORTUGAL, portanto todos os carros anteriores (1992 para tras inclusive) a isso que tenham catalizadores podem tirar que nao chumbam na inspecção.

    Adiciona o ano do teu 9000 na tua assinatura, e ja agora no teu topico de apresentação pois mesmo dando-me ao trabalho de ir verificar nao estava la o ano.

    Não te vai acender luz nenhuma de motor pois o tue 9000 não tem sonda lambda no catalizador, a  sonda lambda que tem é logo a saida do turbo.

    O teu carro tem catalizador porque a SAAB vendia para varios mercados com diferentes limites ambientais, como tal ajustava os carros para cumprir os limites mais restritivos de alguns mercados.
  • Responder #2   por contribuinte em 14 Mai, 2013 14:52
  • Boas SMAP,

    Tenho 2 Saab´s

    O carro que estou a falar é um 2.3i de 1992, e tem a sonda lambda imediatamente antes do catalisador.
  • Responder #3   por SMAP em 14 Mai, 2013 15:15
  • O carro que estou a falar é um 2.3i de 1992, e tem a sonda lambda imediatamente antes do catalisador.

    Os trionic 1994 a 1998 tem a sonda lambda a saida do turbo, excepto os do mercado americano de 1996 que tinham uma 2ª sonda lambda antes do catalizador.

    No teu caso continua a dizer o mesmo, podes tirar o catalizador sem problemas.

    O AlexSAAB rem um 900 T16 de 220 CV de origem ao qual tirou o catalizador sem problema algum para a gestão de motor e sem qualquer chumbo na inspecção.
  • Responder #4   por Guest em 14 Mai, 2013 21:12
  • Ao retirares o catalizador, os gases vão circular um pouco melhor, logo o turbo vai funcionar ligeiramente melhor e fará um pouco mais de pressão. O ideal era pores linha directa ou pelo menos fazeres o downpipe de 3" :D

    Abraço
  • Responder #5   por TesZero em 15 Mai, 2013 05:07
  • A diferença é bastante...

    Quando o meu T16 estava original... o carro do ChicSaab não me ultrapassava...
    logo após de tirar o catalisadores testamos de novo e... nunca mais o apanhei eu...

    portanto nota-se bem...

    O que vais sentir é similar à alteração do escape para maior diâmetro mas... em menor escala... claro.
    Quanto às inspecções e funcionamento da sonda lambda é como o smap referiu.

    Abraço
  • Responder #6   por contribuinte em 15 Mai, 2013 11:11
  • Ok,
    acho que vai ser esse o meu trabalho no sábado
    depois digo como ficou

    Abraço.
  • Responder #7   por contribuinte em 31 Mai, 2013 20:51
  • Boas pessoal,

    No sábado passado tirei o catalisador ao carro, ficou muito melhor, sem duvida alguma, o carro puxa ligeiramente melhor e desenvolve mais, mas também gasta mais  :(

    Andei muito bem com o carro, mas na quarta feira puxei muito por ele, fiz algumas ultrapassagens em que o conta rotações chegou bem perto do vermelho( o carro é de mudanças automáticas, por isso nunca entra mesmo no vermelho), gostei, o carro está melhor, mas agora tenho um problema, não sei se tem alguma coisa a ver com isto, mas o carro agora demora a pegar(só depois de quarta feira). Este carro, como todos os 9000 demora sempre a pegar, faz tá , tá , tá , tá, tá e vrummmm
    mas agora faz muito mais...faz tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá vrummm

    alguém sabe o que possa ser?

    Obrigado
  • Responder #8   por SMAP em 03 Jun, 2013 14:50
  • No sábado passado tirei o catalisador ao carro, ficou muito melhor, sem duvida alguma, o carro puxa ligeiramente melhor e desenvolve mais, mas também gasta mais  :(

    Gasta mais? tens a certeza? deve gastar menos, tu é que andaste a fazer testes e como anda mais puxaste mais que o normal :D

    Andei muito bem com o carro, mas na quarta feira puxei muito por ele, fiz algumas ultrapassagens em que o conta rotações chegou bem perto do vermelho( o carro é de mudanças automáticas, por isso nunca entra mesmo no vermelho), gostei, o carro está melhor, mas agora tenho um problema, não sei se tem alguma coisa a ver com isto, mas o carro agora demora a pegar(só depois de quarta feira). Este carro, como todos os 9000 demora sempre a pegar, faz tá , tá , tá , tá, tá e vrummmm
    mas agora faz muito mais...faz tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá vrummm

    alguém sabe o que possa ser?

    Obviamente que o retirar do catalizador não influencia em nada com o motor de arranque.

    Portanto tens 3 opções
    - o motor de arranque esta com problemas, pode estar a precisar de escovas ou ter problemas com a bobine de chamada, dar precisar de mais voltas para o motor trabalhar.
    - a bateria esta a ficar gasta
    - o alternador esta com problemas, pode estar a precisar de escovas, e não carrega bem a bateria dai ser necessario mais voltas para o motor trabalhar.

    Acredito que o problema esteja na bateria ou no alternador.
  • Responder #9   por contribuinte em 04 Jun, 2013 12:47
  • Boas SMAP,

    a bateria é quase nova, tem 1 ano e é de 65 amperes, o alternador acho que também está bom, pois aparece no mostrador do carro que está a carregar, por vezes chega aos 14V, e também não sinto a bateria fraca, o motor de arranque roda bem e depressa, nunca rodou mais depressa.
    Eu acho que o carro já apanhou os vícios do dono, bebe que se farta, pega tarde a trabalhar...e qualquer dia começa a deitar fumo branco :)))
    Agora a sério, aquilo parece que a gasolina demora a chegar ao motor, ou que a K7 DI demora a dar corrente ás velas, não sei... o carro vai andar assim até a próxima semana, depois vou ao Sr.Veloso e talvez ele me diga o que se passa com aquilo.

    Já agora SMAP, tu és capaz de ser a pessoa certa para me ilucidares.
    O carro tem um B234i, e eu vou lá meter um turbo TE05, mas com uma wastegate com uma mola de apenas 5Psi (0,3Bar). Para já é só isso que vou fazer, mas queria a tua opinião sobre lá meter os injectores vermelhos, pois os que lá estão são amarelos, e queria saber se o remapeamento da centralina para os injectores vermelhos pode ser feito simplesmente substituindo o chip por um destes:
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
    Para já não estou a pensar em meter a ACP, pois os pistões não estão preparados para isso, nem eu os quero trocar agora, mais tarde sim, quero lá por uns de um B202L, mas só quando tiver forçosamente de abrir o motor.
    Achas que vale a pena comprar os chip´s?
    Já agora(não querendo ser muito chato) desde quando é que os 9000 deixaram de ter DI/APC e passaram a ter Turbo/APC no mostrador?

    Muito Obrigado.
  • Responder #10   por SMAP em 04 Jun, 2013 13:16
  • a bateria é quase nova, tem 1 ano e é de 65 amperes, o alternador acho que também está bom, pois aparece no mostrador do carro que está a carregar, por vezes chega aos 14V, e também não sinto a bateria fraca, o motor de arranque roda bem e depressa, nunca rodou mais depressa.
    Eu acho que o carro já apanhou os vícios do dono, bebe que se farta, pega tarde a trabalhar...e qualquer dia começa a deitar fumo branco :)))
    Agora a sério, aquilo parece que a gasolina demora a chegar ao motor, ou que a K7 DI demora a dar corrente ás velas, não sei... o carro vai andar assim até a próxima semana, depois vou ao Sr.Veloso e talvez ele me diga o que se passa com aquilo.


    Eu nos meus 9000 sempre usei baterias de 73ah ou mais

    Já agora SMAP, tu és capaz de ser a pessoa certa para me ilucidares.
    O carro tem um B234i, e eu vou lá meter um turbo TE05, mas com uma wastegate com uma mola de apenas 5Psi (0,3Bar).Para já é só isso que vou fazer, mas queria a tua opinião sobre lá meter os injectores vermelhos, pois os que lá estão são amarelos, e queria saber se o remapeamento da centralina para os injectores vermelhos pode ser feito simplesmente substituindo o chip por um destes:
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


    Tu queres fazer um B234E (LPT - Low Power Turbo) do teu B234i (Injecção), a minha opinião é que vais partir isso, só não sei quanto tempo o levaras a fazer.

    Para pores o Turbo devias tambem por um intercooler para o ar chegar frio (pelo menos mais frio do que sem o intercooler) a admissão. Quanto mais quente for o ar menos comprimido sera e claro mais facilmente teras knock (detonação). Se tiveres muitos knocks (detonações) dentro do teu B234i rapidamente das cabo desse motor.
    Não sei como serão os mapas da centralina de um B234i, mas duvido que tenhas mapas de Knock (detonação) que por norma a centralina usa quando detecta  knock ao inves de usar os mapas normais. Portanto mesmo com knocks no motor ele vai continuar a trabalhar sem mudar mapas e criando cada vez mais problemas.
    Mas tendo em conta que só queres por isso com 0,3 bar não deveras ter grandes problemas de knock desde que não tenhas overboost. Mas não te entusiasmes e e ponhas mais pressão na wastegate depois.
    Em relação aos injectores nao faço a minima ideia, mas se o hardware da centralina for igual eu tentava trocar de centralina. Mas duvido porque centralinas de motores turbo tem conecção para detector de knock que duvido que os motores não turbo tenham sequer o sensor quanto mais a cablagem.


    Para já não estou a pensar em meter a ACP, pois os pistões não estão preparados para isso, nem eu os quero trocar agora, mais tarde sim, quero lá por uns de um B202L, mas só quando tiver forçosamente de abrir o motor.


    Os pistons de motores 2.0 nunca daram num motor 2.3


    Achas que vale a pena comprar os chip´s?


    Na minha opiniao não vale ate por que provavelmente não serão compativeis

    Já agora(não querendo ser muito chato) desde quando é que os 9000 deixaram de ter DI/APC e passaram a ter Turbo/APC no mostrador?


    Não faço a minima
  • Responder #11   por contribuinte em 04 Jun, 2013 15:00
  • Ok, Obrigado
    Mas os pistões de um B202L não dão porquê? não são ambos de 90mm?
  • Responder #12   por SMAP em 04 Jun, 2013 16:20
  • Ok, Obrigado
    Mas os pistões de um B202L não dão porquê? não são ambos de 90mm?

    Porque a altura dos pistons é diferente e o local onde liga a biela fica numa posição diferente. Não é por terem 90mm que da se não punhas uns pistons de 90mm de outro qualquer motor (mesmo não SAAB) :D

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    Motor B202

    Cilindrada = 0,7854 x (0,90)^2 x (0,78) x (4) [Pistons STD 0,90 mm]
    Cilindrada = 1,98486288


    Motor B234

    Cilindrada = 0,7854 x (0,90)^2 x (0,90) x (4) [Pistons STD 0,90 mm]
    Cilindrada = 2,2902264
  • Responder #13   por contribuinte em 05 Jun, 2013 14:08
  • Boas,

    Sinceramente, não sei o que faça a isto....
    O carro assim anda pouco, mas acho que não tenho alternativa a não ser comprar outro. Mas eu gosto mais deste modelo, e comprar outro para trocar tudo para este...acho que não vou encontrar ninguém capaz de me fazer a troca da cablagem, senão até era capaz de comprar um 2.3 de 1993 com trionic 5.2.
    Para já vai andar assim, só com o turbo  a 5Psi, depois quando partir o motor , vou ter forçosamente de me decidir.
  • Responder #14   por teco em 10 Jun, 2013 17:49
  • não metas um turbo num sem turbo, tinhas me mudar N tubagens e os mapas iam andar todos pobres...

    lixas em 2 tempos

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