* *
Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
14 de Novembro de 2019, 21:47

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Autor Tópico: Proibição de circulação em Lisboa para alguns veículos  (Lida 17194 vezes)

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5039
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Proibição de circulação em Lisboa para alguns veículos
« em: 08 de Dezembro de 2014, 12:00 »
Esquecendo as cores politicas que sinceramente a mim não me dizem nada qualquer que seja a cor

Carros antigos proibidos de circular no centro de Lisboa já em janeiro

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


A medida implementada em Lisboa, é semelhante a outras implementadas noutras cidades como por exemplo na Alemanha

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Onde há vários anos que existem selos nos carros para os classificar com o nível de emissões


Ou agora em França que querem acabar com os diesel em carros particulares

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


Mas a medida implementada em Lisboa peca por "idiotice" dos legisladores, pois estão a legislar por anos em que foram introduzidos novos padrões de emissões e não entendem que existem marcas como a SAAB que já cumpria os padrões anos antes de eles serem obrigatórios

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Eles querem limitar algumas zonas só a veículos matriculados apartir de 2000 - emissões Euro 3
Euro 3 (2000) for any vehicle - 98/69/EC
For motorcycle - 2002/51/EC (row B) - 2006/120/EC


E outras zonas só a veículos matriculados apartir de 1996 - emissões Euro 2
Euro 2 (1996) for passenger cars - 94/12/EC (& 96/69/EC)
For motorcycle - 2002/51/EC (row A) - 2006/120/EC


E depois aplicam excepções
Excetuam-se, a estas restrições, os veículos de emergência, históricos, de residentes, de polícia, militares, de transporte de presos, blindados de transporte de valores, os carros a gás natural, GPL e os motociclos.

O meu 9000 sendo de 1996 cumpre Euro 2, mas tenho quase a certeza que qualquer 9000/900 apartir de 1994 cumpre o Euro 2. Eu não sou limitado por nada pois embora o meu 9000 seja de 1996 como está equipado com GPL pode entrar nas zonas em que só é permitido veículos matriculados apartir de 2000.


Na Alemanha viram oportunidade de negocio e desenvolveram um sistema de Selos que tem que ser colados nos vidros dos veículos, mas é um sistema mais justo pois temos que mostrar os documentos do veiculo e em função disso eles vêm qual o nível de emissões e atribuem um selo em função das emissões e não do ano.

Alem de que muitos proprietários podem melhorar os sistemas de emissão anti-poluentes (catalizadores, FPR, etc) dos veículos e após srem certificados os novos níveis de emissão do veiculo podem mudar o selo e assim circular livremente em todas as cidade.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2014, 12:02 por SMAP »
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

Offline Ramess

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 268
  • Actividade:
    0%
Re: Proibição de circulação em Lisboa para alguns veículos
« Responder #1 em: 09 de Dezembro de 2014, 15:09 »
A existir ( acho que nao deveria) que seja como referes, ou seja nao por anos mas por nivel poluicao...

Seja como fôr isto mais parece destinado a dar "boa vista" aos turistas que outra coisa. Para parecer que em PORTUGAL somos ricos e ninguem anda com carros antigos (exceptuando classicos)...

Se fosse uma questao de logica limitavam certos carros a andar em auto estradas por nao terem niveis de segurança para os padroes exigidos actualmente e velocidades envolvidas (digo eu).
  • saab 9-5

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Proibição de circulação em Lisboa para alguns veículos
« Responder #2 em: 09 de Dezembro de 2014, 22:49 »
Eu, pessoalmente, acho essas proibições uma estupidez... tenho dito... :||

Abraço

Offline joseglv

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1376
  • Actividade:
    0.02%
  • Localização:
    Loures
Re: Proibição de circulação em Lisboa para alguns veículos
« Responder #3 em: 09 de Dezembro de 2014, 22:55 »
Isto foi implementado porque PORTUGAL viu-se perante um coima bastante pesada por ultrapassar em muito os níveis de CO2 permitidos... C:-)

O meu militar tb esta a GPL... pelo que estou descansado mas o Prata já não pode circular na Av. da Liberdade a partir de Janeiro durante a semana....
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
:SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5039
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Proibição de circulação em Lisboa para alguns veículos
« Responder #4 em: 10 de Dezembro de 2014, 09:11 »
Ainda estou para ver quantos "espertos" vão começar a andar com símbolos de GPL magnéticos para por e tirar quando precisarem de passar nas ruas onde não podem.

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5039
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Proibição de circulação em Lisboa para alguns veículos
« Responder #5 em: 10 de Dezembro de 2014, 09:37 »
Eu, pessoalmente, acho essas proibições uma estupidez... tenho dito... :||


Eu não acho uma estupidez querem baixar o nível de poluição das cidades, acho sim uma estupidez ser, por norma, só a Europa a preocupar-se com isso.

Todos nós sabemos que grande parte do preço da gasolina/gasóleo tem impostos sob a justificação de emissões poluentes, ou seja o imposto está la para incentivar (mais forçar) as pessoas a utilizarem a racionalmente os combustíveis fósseis.

Nos USA também se preocupam com o nível de emissões que os veículos produzem, mas não tem os impostos que existem na Europa sobre os combustíveis fósseis. Os USA nem se preocuparam em ratificar o protocolo de Quioto -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

E aqui -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - podem comprovar que não sou só eu que penso que a Europa é a única a preocupar-se em baixar os níveis de poluição


A realidade, então, creem os céticos, é que o Protocolo de Quioto tornar-se-á "letra morta" e que a Comunidade Europeia, sua grande defensora, está destinada a revelar isto ao mundo. O desenvolvimento deste tema pode melhor ser apreciado no artigo de Iain Murray, publicado pelo Tech Central Station, em 5 de maio de 2005


E depois dizem que o mundo todo anda a reboque da recuperação económica dos USA, é normal quando os custos dos combustíveis que as empresas dos USA tem é significativamente menor do que o custo para as empresas na Europa. Assim é fácil sair da crise.

Acho que a Europa devia subir ao máximo as taxas alfandegarias a todos os países que não fizessem por melhorar os níveis de emissões poluentes, mas tenho noção que isso nunca ira acontecer devido a interesses monetários existentes.

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Proibição de circulação em Lisboa para alguns veículos
« Responder #6 em: 10 de Dezembro de 2014, 09:43 »
E achas que é pelo meu Saab não poder circular nessas zonas que vai haver menos poluição? O meu ou outros... bahhh...

Abraço

Offline Rui

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 217
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guarda
Re: Proibição de circulação em Lisboa para alguns veículos
« Responder #7 em: 10 de Dezembro de 2014, 09:58 »
Pessoalmente concordo com a limitação das emissões poluentes no centro das grandes cidades. As cidades, antes de mais nada, devem ter em consideração as pessoas e não os seus meios de transporte.
Dito isto, a forma como a restrição em PORTUGAL vai ser introduzida é à rico: de forma cega, pelo ano de matrícula. Não importa se é de 1994, convenientemente mantido e afinado: não passa. Se fôr de 2000, com um milhão de kms e a queimar tudo o que seja fluído de motor, isso já pode. É mais uma medida para mostrar serviço do que para responder ao problema.
É óbvio que de qualquer forma melhorará a qualidade do ar na zona central da cidade. Mas podia ser aplicado de forma mais justa para os utilizadores. Para isso, o sistema de certificação por selo é o que mais me agrada: recompensa os que cumprem, castiga os que não o fazem.
Que incentivo tem um tipo como eu, que acho que devo fazer o possível para manter o mínimo de qualidade do ar, e portanto não tiro catalizador, nem egr, nem nada disso, mesmo à custa de maior custo de manutenção e maior consumo de combustível? Nenhum. Esperto é o gajo que se borrifa para isso tudo, tira tudo o que seja dispositivo antipoluição e na hora de avaliar, como os carros são do mesmo ano levamos os 2 pela mesma medida...
  • Saab 93 2.2TiD 2001

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5039
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Proibição de circulação em Lisboa para alguns veículos
« Responder #8 em: 10 de Dezembro de 2014, 10:07 »
E achas que é pelo meu SAAB não poder circular nessas zonas que vai haver menos poluição? O meu ou outros... bahhh...

Se todos pensarem como tu, nunca os níveis de emissões poluentes iram baixar, claro que faz diferença. Conhecendo eu a realidade Portuguesa como conheço acho que esta medida tem como objectivo principal o engordar das contas da Câmara Municipal. Basicamente vais ter a Policia Municipal nestas ruas a mandar para e a multar ...

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5039
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Proibição de circulação em Lisboa para alguns veículos
« Responder #9 em: 10 de Dezembro de 2014, 10:27 »
Sinceramente a uma medida que acho que fará reduzir as emissões poluentes é a que querem aplicar em França, neste caso acabar com os diesel em carros particulares ate 2020

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

França é um mercado muito grande e isso influenciará as próprias marcas automóveis francesas. Basta por exemplo a Alemanha fazer o mesmo e acabam-se os Diesel em veículos particulares na Europa. Depois só existem as marcas Italianas para produzirem Diesel, visto que não existem marcas automóveis de outros países. Seat e Skoda pertencem a VW que é Alemã. Volvo usa motores Diesel do grupo Ford que na realidade foram desenvolvidos pela Ford e grupo PSA (Françês) -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn Marcas Inglesas já não existem, pois estão todas nas mais Indianas e as que usam motores Diesel (Jaguar) usam motores FORD. Land Rover pertence a Jaguar e usa motores Diesel Ford também.

Na Alemanha o IUC para carros a Diesel é o triplo de para carros a gasolina da mesma cilindrada, portanto tenham noção de que a Alemanha considera os Diesel mais poluentes do que os motores a Gasolina.

Offline mferraz

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 555
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Re: Proibição de circulação em Lisboa para alguns veículos
« Responder #10 em: 10 de Dezembro de 2014, 16:14 »
...é pena é que o lobbie dos taxis ainda tenham muita força, adam com xarutos a cair aos pedaços, e ainda podem circular pelo centro de Lisboa com carros de 92 :|| :|| :||
  • Saab 9000 CSE 2.0t 1997: :9000CS:
  • Smart fortwo Passion
  • Atom Storm 125cc
  • ex Mercedes Benz 190 de 1988 ( destruido em combate)

Offline EMANUEL

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 258
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Amadora
Re: Proibição de circulação em Lisboa para alguns veículos
« Responder #11 em: 11 de Dezembro de 2014, 14:26 »
Boa tarde,

existem coisas feitas e aprovadas neste pais que devem ser feitas às escuras, mas julgo que ou tenho mesmo a certeza que é tudo feito por quem não precisa nem sabe o que é uma dificuldade.

Tens razão mferraz, basta repararmos na faixa do bus para perceber quem polui e quais os automóveis têm de ser "revistos"......

Feliz daquele que vive em lisboa e tem um clássico !!!!

Abraços

Emanuel
  • SAAB 900 GLE 1983
  • SAAB 9000 CSE 1993
  • SAAB 9.5 SE 1998
  • SAAB 9.3 SS 2003

Offline valerios

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 166
  • Actividade:
    0.14%
  • Saab bem ter um Saab !
Re: Proibição de circulação em Lisboa para alguns veículos
« Responder #12 em: 13 de Dezembro de 2014, 20:16 »
Vivo e Lisboa e tenho um Saab 900 de 1994, não tendo o distico de residente, envie-me um e-mail para a Câmara de Lisboa, a sugerir a utilização de selos conforme a poluição, porque sinto-me lesado por ter um automóvel de 1994 mas os de 1996 eram igualzinhos...

Recebi uma resposta da CML, que aqui segue :

"Agradecendo, desde já o seu email, importa esclarecer que no caso de ser residente, pode circular em toda a cidade com excepção do Eixo da Avenida da Liberdade (a partir do cruzamento da rua Alexandre Herculano) / Baixa /Campo das Cebolas /Cais do Sodré. Nesta ZER só podem circular veículos com matrícula do ano 2000 ou posterior, salvo o quadro de excepções definido no anexo II da proposta N.º 642/2014.
 
Na eventualidade de não ser residente, para atestar que o seu carro cumpre o nível de emissões similares à Norma Euro 2, o seu documento automóvel deve fazer prova disso ou, caso não conste essa informação, deverá solicitar junto da marca do seu automóvel uma declaração que comprove o cumprimento das referidas emissões.
 
Para mais esclarecimentos sobre a 3ª Fase da Zer junto o link   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
."

Afinal posso circular com o meu carro de 1994, tenho é que ter uma prova de que as emissões respeitam a Norma Euro 2.

Agora como arranjo este documento que prove as emissões ? Será possível contactar a Saab ?`


Cumprimentos
  • Saab 900 GLs 1982
  • Saab 900 S , 2.3i 1994
  • Saab 900 SE, 2.0 Turbo 1996

Offline Aero74

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 334
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Maia
Re: Proibição de circulação em Lisboa para alguns veículos
« Responder #13 em: 14 de Dezembro de 2014, 08:33 »
Sinceramente a uma medida que acho que fará reduzir as emissões poluentes é a que querem aplicar em França, neste caso acabar com os diesel em carros particulares ate 2020

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

França é um mercado muito grande e isso influenciará as próprias marcas automóveis francesas. Basta por exemplo a Alemanha fazer o mesmo e acabam-se os Diesel em veículos particulares na Europa. Depois só existem as marcas Italianas para produzirem Diesel, visto que não existem marcas automóveis de outros países. Seat e Skoda pertencem a VW que é Alemã. Volvo usa motores Diesel do grupo Ford que na realidade foram desenvolvidos pela Ford e grupo PSA (Françês) -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn Marcas Inglesas já não existem, pois estão todas nas mais Indianas e as que usam motores Diesel (Jaguar) usam motores FORD. Land Rover pertence a Jaguar e usa motores Diesel Ford também.

Na Alemanha o IUC para carros a Diesel é o triplo de para carros a gasolina da mesma cilindrada, portanto tenham noção de que a Alemanha considera os Diesel mais poluentes do que os motores a Gasolina.



Os motores diesel só existem por causa da fiscalidade de alguns paises e nada mais. Todos sabem que o gasóleo só é mais barato porque a carga tributária é (um pouco) mais baixa.

 
  • Audi A4 Cabriolet 1.8T S-line 11/2004
  • Smart cdi 07/2002
  • Fiat 500 Lounge

Offline Ramess

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 268
  • Actividade:
    0%
Re: Proibição de circulação em Lisboa para alguns veículos
« Responder #14 em: 20 de Dezembro de 2014, 16:16 »
Uma coisa q nao percebi

Um carro de 1994 importado em 2001 fica teoricamente com matricula de 2001  certo?
Aposto que quase de certeza vai poder circular pq "contornou" esta lei ridicula.
A politicia ate olha e ri, mas possivelmente é o que esta na lei "carro matriculado" e nao data fabrico o que indo a tribunal cheira-me que o dono do carro teria protecao da lei
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2014, 21:12 por Ramess »
  • saab 9-5

 

30 Visitantes, 0 Membros