Liquido de travões - O que é importante saber!

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  • Liquido de travões - O que é importante saber!   por TesZero em 17 Mar, 2013 11:18
  • Venho escrever este tópico sobre liquido de travões devido ao facto de estar "fartinho" de ver Saabs com o mesmo completamente preto!!!

    Esta manutenção é muito descurada, normalmente por dar trabalho fazer-lo, especialmente se estivermos sozinhos e sem imaginação...

    Contudo é uma manutenção tão ou MAIS importante do que substituir discos e pastilhas...

    De que nos adianta ter discos e pastilhas novos se o pistão de cada bomba não actuar? de nada...

    Então... para começar...

    Antes de mais não existe Óleo de travões...
    O liquido de travões é uma mistura química de várias substâncias sintéticas sendo só utilizados alguns componentes derivados do petróleo.

    O liquido dos travões tem um desgaste acentuado, mesmo tendo o carro parado em garagem e a consequências de circularmos com ele nesse estado é bastante grave.
    O liquido dos travões é um liquido hidráulico higroscópico que absorve facilmente a humidade do meio ambiente, mesmo vedado no sistema.
    O bom funcionamento do liquido dos travões mede-se pela resistência à ebulição do mesmo, ou seja... quanto mais temperatura  aguentar sem ferver, melhor será o seu desempenho.

    Quando usamos um liquido desgastado ou com muito tempo, isso normalmente significa que esse liquido absorveu já uma percentagem exagerada de humidade.

    O que é basicamente humidade?
    Agua... Agua = H 2 O = 2 moléculas de oxigénio... Ar...

    E quais as consequências da absorção dessa humidade?
    Facilmente o sistema de travagem atinge 130º...150º... e a temperatura de ebulição da agua, como sabemos, é de 100º.
    Quanto maior for a percentagem de humidade no liquido de travões, mais baixa será a temperatura de ebulição do liquido, logo... menos eficaz como expliquei em cima.
    A temperatura de ebulição deverá rondar os 180º ou acima disso. Temos que ter o carro preparado para fazer auto-estrada ou para uma visita esporádica à serra da estrela...

    Outro problema grave é o ar no sistema que como todos sabemos tem que ser sangrado... mais humidade, mais esponjoso se sente, em casos extremos poderá criar mesmo bolhas.

    O facto de usarmos liquido degradado pode mesmo causar a perda de travões, não justifica poupar aproximadamente 20€/25€ nos custo da manutenção quando podemos poupar arranjos graves de chapa ou a própria vida.

    Agora, quais os tipos de liquidos existentes e diferenças / compatibilidades entre eles:

    Dot3 -
    Este tipo de liquido de travões foi a primeira especificação do mesmo, não é compatível com sistemas onde seja recomendado outros líquidos, este liquido equipa somente veículos antigos sem Abs.

    Dot4 -
    Esta é a especificação mais usada. É um liquido compatível com sistemas de travagem mais antigos DOT3 pois usa como base também o polietileno. Esta especificação é compatível com sistemas Abs ao contrário da especificação anterior.

    Dot5.1 / Dot4 class6 -
    Tal como as duas especificações anteriores, este liquido também é fabricado à base de polietileno, logo compatível com ambos os sistemas anteriores. Trata-se apenas de uma formula higroscópica mais evoluída da especificação DOT4, tendo como melhoria a maior resistência à absorção de humidade. Boa opção caso a diferença de preço seja baixa, caso contrário podemos simplesmente trocar o DOT4 básico mais vezes.

    DOT 5 -
    Esta especificação é completamente incompatível com as especificações anteriores. É um liquido de base silicone comummente usado em veículos pesados ou militares. Esta especificação não é compatível com sistemas Abs, bombas e vedantes das anteriores especificações.

    A troca de liquido de travões é normalmente aconselhada a fazer a cada 4 anos (tempo e não quilómetros devido à absorção de humidade), em todos os meus veículos eu troco a cada 2 anos juntamente com todos os fluidos.

    Ao trocarmos de especificações compatíveis, devemos retirar todo o liquido antigo colocando o novo, podendo assim tirar o melhor partido da nova especificação compatível.

    Sempre que possível, é aconselhável desmontar as maxilas, retirando pistão e vedantes da bomba. Especialmente em carros com muitos anos e com manutenção descurada é normal o acumular de lixo dentro dos finos canais hidraulicos das mesmas.

    A titulo de exemplo, as maxilas traseiras do meu SAAB 9000 turbo de 1988 simplesmente não actuavam devido ao elevado nível de sujidade. É sempre bom se quisermos poupar calços...

    Aqui a diferença entre liquido novo (do lado esquerdo) e liquido usado (do lado direito).
    Por vezes este liquido fica mesmo escuro e queimado.

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    Qualquer dúvida ou correcção é favor de postar.

    Abraço






  • Responder #1   por teco em 17 Mar, 2013 19:30
  • Muito bom artigo e questão frequentemente esquecida...

    queres juntar info sobre que saab's preferem qual deles?
  • Responder #2   por TesZero em 17 Mar, 2013 22:56
  • Obrigado.

    Como descrito em cima...
    Os sistemas construídos para usarem Dot3 podem usar Dot4
    Dot4 é o mais comummente usado.
    por opção podem colocar Dot 5.1

    Dot5 - nenhum Saab usa, só os Scanias com mais de 3 toneladas :D

    Em suma... todos os Saabs podem usar todos Dot4.
    Foi isso que escrevi em cima num testamento de 100 linhas :P

    Isto para carros com travões de disco, pelo menos à frente, obvio :D
    os de cintas não usam liquido de travões :D

    Abraço
  • Responder #3   por contribuinte em 18 Mar, 2013 12:34
  • Obrigado.


    Isto para carros com travões de disco, pelo menos à frente, obvio :D
    os de cintas não usam liquido de travões :D


     :o :o :o :o
  • Responder #4   por TesZero em 21 Mar, 2013 19:11
  • Para o teco tem que ser bem esclarecido... senão daqui a pouco pergunta como coloco DOT4 num saab 92 ou 93. :P

    Abraço
  • Responder #5   por Gdinis em 21 Jan, 2014 14:08
  • portanto, vou ter que comprar liquido de travão DOT4 :P e os vedantes assim como o tubo em malha de aço e fazer uma reforma ao sistema...
  • Responder #6   por TesZero em 21 Jan, 2014 17:11
  • Se vais retirar todo o liquido do sistema e colocar novo...
    coloca DOT 5.1.
    é muito mais evoluído e 100% compatível com o teu sistema.

    Abraço

  • Responder #7   por Gdinis em 21 Jan, 2014 20:28
  • Se vais retirar todo o liquido do sistema e colocar novo...
    coloca DOT 5.1.
    é muito mais evoluído e 100% compatível com o teu sistema.

    Abraço

    Alguma ideia do valor do Dot 5.1 e Marca? 500Ml chegam?
  • Responder #8   por TesZero em 21 Jan, 2014 21:45
  • Se retirares todo o óleo e colocares novo... não... compra 1 lt...

    Tens varias marcas...

    Ferodo, comma... compra um com boa relação qualidade / preço

    Por norma custa tanto como os DOT 4...

    Abraço
  • Responder #9   por Gdinis em 22 Jan, 2014 03:22
  • Se retirares todo o óleo e colocares novo... não... compra 1 lt...

    Tens varias marcas...

    Ferodo, comma... compra um com boa relação qualidade / preço

    Por norma custa tanto como os DOT 4...

    Abraço

    ok então terei que comprar um Litro, pois eu tinha visto da comma no fornecedor do meu irmão e nao era caro resta saber se tem dot5.1
  • Responder #10   por SMAP em 22 Jan, 2014 08:26
  • Eu uso "motul rbf 660 brake fluid" no meu 9000, que é superior a DOT 5.1, excepto na viscosidade a -40º

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  • Responder #11   por Moz em 19 Jan, 2015 22:59
  • O 9-3ss aceita DOT 5.1?
  • Responder #12   por Rui em 19 Jan, 2015 23:13
  • Só descura quem não segue o plano de manutenção. Está lá especificada a periodicidade da troca de óleo. Por acaso é um dos pontos que peço sempre para verificarem e não tenho pena do dinheiro gasto com ele.

    RR
  • Responder #13   por SMAP em 20 Jan, 2015 07:33
  • O 9-3ss aceita DOT 5.1?

    Sinceramente não sei, terás que ler a tampa do reservatório (por norma está la especificado)
  • Responder #14   por Moz em 23 Jan, 2015 01:12
  • Quantos litros são precisos para uma mudança no 2.2 TiD?

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