O sistema de gestão do motor SAAB 9000 monitoriza o motor para falhas e acende "Check Engine" ("Luz indicadora de anomalia" ) no painel de instrumentos se uma falha for encontrada. Este destina-se principalmente a falhas relacionados com as emissões, mas muitas dessas falhas também podem causar mau funcionamento ou reduzir a economia de combustÃvel.
A ECU guarda "códigos de erro", que podem ser extraÃdos para diagnosticar a falha. Para extrair o código de falha precisa-se muitas vezes de equipamento especial, mas os sistemas de Trionic e DI / APC fornecem uma maneira simples que permite a um simples leigo determinar qual o problema em questão. Este procedimento não requer ferramentas ou equipamentos.
Para Trionic:Para obter o número de código de erro:
1. Ligar a chave até á posição de condução sem ligar o motor
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
2. Em cerca de seis segundos a luz de verificação de motor apaga cerca de 2 segundos. Vai então começar a piscar o primeiro código de falha.
3. Os códigos são constituÃdos por uma série de acendimentos, tendo cada um uma duração de 0,4 segundos. A luz de verificação de motor apaga por dois segundos entre cada nova série de códigos intermitentes (se houver mais de uma falha).
4. Após a última série de códigos a luz apaga 3 segundos, em seguida, a luz se acende novamente por mais de três segundos, após, os códigos intermitentes serão repetidos. Os códigos de falha serão repetidos, desta forma, quantas vezes se desejar.
5. Os códigos da luz a piscar serão repetido até que a memória de falhas esteja apagada. Para limpar a memória de falhas, desligue a bateria pelo menos 5 minutos.
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Código numero 2: Sensor de pressão da admissão
Código numero 3: Sensor da temperatura do ar da admissão
Código numero 4: Sensor de temperatura do circuito da água
Código numero 5: Sensor de posição do acelerador
Código numero 6: Sonda Lambda
Código numero 7: Mistura Ar-CombustÃvel
Código numero 8: Válvula EVAP
Código numero 9: Falha da ECU (verificar massa, conectores)
Jetronic lh 2.4 e jetronic lh 2.4.21. Rode a chave na ignição para a posição ON, sem ligar o motor.
2. Em dois segundos a luz da verificação do motor vai apagar durante cerca de 2 segundos. Irá então começar a piscar o código de falha.
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
2. falha de verificação da memória interna
3. "Watchdog" (falha no módulo de controlo) Poderá ser uma vela defeituosa ou módulo de ignição
4. sensor de detonação
5. sinal de carga de motor errado através da LH ou da MAP
Abraço