-
Meus caros... sou um completo nabo em relação a carros (e a muitas coisas mais mas neste contexto fico-me pelos carros... talvez um dia se possa falar aqui em mulheres ) e como tal ando aqui na corda bamba da escolha entre um SAAB 900 de 1995 com motor atmosférico... e um 9000 de 1996 CSE turbo.
Ora... minha intenção é por uns tempos ver que consumos farei e só depois decidir se opto por GPL ou não.
Partindo do princípio que até um nabo como eu entende que o 9000 turbo será um carro superior, quais as minhas dúvidas, perguntam vocês.
Bom... o meu maior problema é que de facto gosto mais do modelo do 900 e o 9000 é mais caro um pouco.
Porque não um 900 turbo? porque os que vou encontrando são caros demais para, por um lado, o meu momento económico, e porque minha intenção é daqui por uns tempos, porque a vida assim me irá permitir (se correr tudo razoavelmente bem) ir à pesca de um 900 turbo, sim mas descapotável
Portanto... quero um SAAB, não diria para andar todos os dias, mas quase (embora viagens curtas... talvez uns 700 a 800km por mês... no inverno) que seja fiável e, claro, económico. Não tenciono nunca me ver livre do carro (mesmo após ter o descapotável) mas mante-lo como carro de colecção.
Gostaria então que me dessem as vossas opiniões acerca de prós e contras e que consumos terei à minha espera.
Os percursos que farei não serão citadinos, serão percursos onde a velocidade média deverá ser sempre por volta de uns 60km/H, visto viver numa aldeia... e claro... alguma Autoestrada em deslocações, Paços-de-Ferreira / Porto.
Portanto... sendo eu completamente inexperiente no mundo SAAB, gostaria acima de tudo "ouvir" as vossas considerações acerca dos modelos em questão, conselhos e afins... tudo o que a vossa paciência vos permitir.
Muito obrigado de antemão
Ah! Já agora, uma terceira opção... Um Opel 95 2.0 Turbo... Ainda mais caro mas se compensar... Talvez faça o "esforço" :-)
-
A minha opinião é que qualquer que seja o modelo (900, 9000, 9-5) ficaras sempre melhor com um motor turbo.
-
Turbo... Obviamente... Melhores consumos e mais potencia e binario.
A essa velocidade podes contar com medias de aprox 8 num carro turbo...
Talvez inferior mesmo...
Em auto estrada fiz muitos e muitos quilometros no meu com media de 6.1 . ha fotos aqui no forum com mais de 300 kms feitos e essa media... Mas... Em auto estrada e cruise control nos 100...
Quanto ao titulo do topico... Como te disse, o cse refere se a carroçaria e equipamento. Interessa nos saber mais a cilindrada e versao do motor:
B204E - LPT - 150CV
B204L - FTP - 185CV
B234E - LPT - 170CV
B234L - FTP - 200 CV
B234R - AERO - 225CV
204 - 2000 CM3
234 - 2300 CM3
LPT - Low pressure turbo
Ftp - Full pressure turbo
Aero - versao topo
-
Turbo... Obviamente... Melhores consumos e mais potencia e binario.
A essa velocidade podes contar com medias de aprox 8 num carro turbo...
Talvez inferior mesmo...
Em auto estrada fiz muitos e muitos quilometros no meu com media de 6.1 . ha fotos aqui no forum com mais de 300 kms feitos e essa media... Mas... Em auto estrada e cruise control nos 100...
Quanto ao titulo do topico... Como te disse, o cse refere se a carroçaria e equipamento. Interessa nos saber mais a cilindrada e versao do motor:
B204E - LPT - 150CV
B204L - FTP - 185CV
B234E - LPT - 170CV
B234L - FTP - 200 CV
B234R - AERO - 225CV
204 - 2000 CM3
234 - 2300 CM3
LPT - Low pressure turbo
Ftp - Full pressure turbo
Aero - versao topo
Pelo que dizem.. .tem 150vc 2.0... será portanto o tal "B204E - LPT - 150CV". -
Pelo que dizem.. .tem 150vc 2.0... será portanto o tal "B204E - LPT - 150CV".
Se é LPT tem turbo, os 2.0 sem turbo tem 130 CV -
Pelo que vou investigando... entre a versão turbo e a versão atmosférica nos 900... a diferença de consumo médio não chega a um litro.
A versão atmosférica tb dá para alterar a potência? -
dar... dá... usa gestão electrónica Motronic... mas nunca nos viramos para isso... nunca tivemos interesse em tal...
Para isso terás que recorrer a uma empresa e deixares lá uma pipa de massa
Rockas... tu não tens noção da diferença de andamento entre carros... acredita... É ENORME!!!!!
MESMO MUITO GRANDE....
Abraço
-
Já que todos defendem o Turbo (tambem eu) deixem-me colocar as possiveis vantagens do atmosferico. Conheço quem tenha. Corrigam-me quem achar diferente
- Menos componentes logo menos possiveia avarias. A electronica do SAAB e muitas peças debaixo do capot de um SAAB estao viradas para a gestao do turbo. Num atmosferico isso naturalmente desaparece
- O motor é menos sobrecarregado e por isso dura uma vida. Claro que ambos bem tratados, ambos podem durar uma vida, mas um atmosferico devido à sua simplecidade e nao ser sobrealimentado funciona com menos desgaste.
- Em cidade é possivel que um atmosferico beba menos. Salvo erro nas rotacoes ate ao turbo entrar, o atmosferico leva vantagem e é mais despachado em terreno citadino. Ate às 2000rpm mais ou menos os consumos num atmosferico sao salvo erro melhores. A partir daqui o turbinado leva vantagem... Nunca conduzi um mas tem quem tenha e diga que em certos ambientes como cidade sao despachados.
- O 900 deve ser mais leve que o 9000 (menos peso tornando ainda mais pratico em cidade). As linhas do 900 sao muito proximas às do 9-3 dando um look talvez mais moderno (subjectivo).
- Um 9000 turbo tem uma enorme probabilidade de ao comprar teres de gastar algum dinheiro nos componentes que vao avariando (acontece com todos) . Carro com mais electronica. No 900 atmosferico deve ser como qq carro mais basico. Ao comprares ter ideia que no 9000 À partida vais ter de gastar mais um tanto ate ficar a trabalhar direito (depende do carro naturalmente)
O meu 9-5 turbo tem de média 7.8 . Em autoestrada ou nacionais a 90 ou 100km/h faço perfeitamente medias proximas dos 6. A partir dessa velocidade começa a subir... Nao acho que beba muito para o peso do carro -
Tem um pormenor muito importante que é nos turbos quando avariam servem sempre para algo com utilidade o que nos atmosféricos não acontece:
Ver foto
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
-
Tem um pormenor muito importante que é nos turbos quando avariam servem sempre para algo com utilidade o que nos atmosféricos não acontece:
Ver foto
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Lolololololol...
Abraço -
Tem um pormenor muito importante que é nos turbos quando avariam servem sempre para algo com utilidade o que nos atmosféricos não acontece:
Ver foto
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Quando é q arranjas papel higienico com logotipo da SAAB.
Oun melhor. ... Da GM. Adorava limpar o rabo ao logotipo dos gajos. -
Temos também esta utilidade que me parece muito interessante
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Abraço