-
Quem tem um SAAB a gasolina com turbo por certo já terá tido/visto/ouvido de pernes partidos na cabeça do motor.
Eu deparei-me com este problema e não querendo usar os metódos mais comuns/conhecidos de retirar os pernes da cabeça:
Metódo 1 - tirar a cabeça do motor fora e soldar um ferro á ponta do parafuso para depois desapertar a ponta que ainda esta dentro da cabeça
Metódo 2 - com a cabeça do motor montada, soldar um ferro á ponta do parafuso para depois desapertar a ponta que ainda esta dentro da cabeça
Metódo 1 tem riscos de dar cabo da cabeça com ao soldar e sobretudo custos elevados visto que tem que tirar a cabeça de motor fora
Metódo 2 tem riscos de dar cabo da cabeça com ao soldar
Descobri outro metodo que apliquei com 100% de sucesso.
Basicamente tem que fazer 2 peças que depois usam no colector de escape no buraco do perne partido. Estas peças serão usadas como guias para o furo que vão fazer no perne, para depois usarem um "saca-parafusos".
Atenção: devem de usar brocas de cobalto para furarem os pernes
Ficam aqui as fotos com as explicações visto que uma imagem vale 1000 palavras
Esquema para fazer as peças que serviram de guia
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Peças para usar como guia
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Peça para usar como guia no colector
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Furando o perne
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Perne furado com broca de 3mm no centro do mesmo
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Perne ja retirado usando um "saca-parafusos"
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
-
podias ter feito duas peças de guia quando fizeste uma...
ficava bem no veloso
mas boa ideia, muito boa mesmo
-
podias ter feito duas peças de guia quando fizeste uma...
ficava bem no veloso
mas boa ideia, muito boa mesmo
Ve lá agora se quando alguem tiver um problema semelhante tenho que ir ajuda-lo a PORTUGAL ...
Se estou a publicar isto é para partilhar conhecimento, o trabalho os outros que o façam -
podias ter feito duas peças de guia quando fizeste uma...
ficava bem no veloso
mas boa ideia, muito boa mesmo
Ve lá agora se quando alguem tiver um problema semelhante tenho que ir ajuda-lo a PORTUGAL ...
Se estou a publicar isto é para partilhar conhecimento, o trabalho os outros que o façam
É como os tapetes... Não é o smap que os faz, apenas os vende
Agora a sério, muito bom trabalho smap... Por acaso foi-me util quando montamos o motor do meu pois ficaram lá uns 2 pernos e foi assim que sacámos...
Abraço -
É como os tapetes... Não é o smap que os faz, apenas os vende
Agora a sério, muito bom trabalho smap... Por acaso foi-me util quando montamos o motor do meu pois ficaram lá uns 2 pernos e foi assim que sacámos...
Abraço
usaste o dele? -
É como os tapetes... Não é o smap que os faz, apenas os vende
Agora a sério, muito bom trabalho smap... Por acaso foi-me util quando montamos o motor do meu pois ficaram lá uns 2 pernos e foi assim que sacámos...
Abraço
usaste o dele?
Claro que não o meu esta ca em Munique, simplesmente usou o mesmo metódo -
então ele tem uma guia?
-
então ele tem uma guia?
Queres mesmo que responda? se ele disse que usou este metódo ... -
Teco...
pegas na primeira imagem do smap e vais a um torneiro..
ele faz-te as guias em 10 minutos... se tiver com paciência para te aturar
-
Teco...
pegas na primeira imagem do smap e vais a um torneiro..
ele faz-te as guias em 10 minutos... se tiver com paciência para te aturar
sempre a bater no esquilo
MIIIIC! -
Teco...
pegas na primeira imagem do smap e vais a um torneiro..
ele faz-te as guias em 10 minutos... se tiver com paciência para te aturar
Acho que faz em 5 minutos para nao aturar as teorias codificadas do teco -
Ou então envia pelo correio... lolollol
abraço -
Referente aos Pernes de escape existe outra opção aos de origem, que alem de mais baratos são mais resistentes.
porque é que os pernes partem?
Devido aos aquecimentos que leva, oxidação e colarem/fundirem com o restante material.
Os pernes podem ser em Ferro ou inox.
Os de inox não são recomendados pelo inox absorver mais o calor, fundindo com o material (óbvio na parte do turbo porque a colaça é aluminio). Contudo não oxidam tendo uma maior resistência.
os pernes não partem só quando lhes mexemos, os do escape especialmente é comum partir ao fim de alguns anos / quilómetros (muitos).
A solução que existe é pernes galvanizados.
Como sabem a galvanização é um processo de revestimento de um metal por outros mais nobres pelo método de eletrodeposição.
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
A vantagem destes pernes é:
- serem resistentes à oxidação
- estarem protegidos pelo material revestidor
- terem ponta para chaves umbraco
ou seja...
- não vão fundir por não serem inox.
- mesmo que colem, pode-se desapertar partindo o material revestidor, saindo na mesma o perne
- não precisamos de usar porca-contra-porca para apertar e desapertar o perne
Neste caso, alem de protegidos, são de resistência 13 superiores aos originais.
Alem de ser importante a escolha dos pernes, é igualmente importante a utilização de massa de cobre. A massa de cobre (dourada) aguenta perto de 1000º impedindo assim que os pernes venham a colar / fundir para facilitar futuras remoções.
Atenção ao excesso de massa, a força de aperto fica completamente alterada devido à lubrificação podendo partir o perne ou rosca.
No que toca a porcas (não são as da imagem) é imperativo que se coloque porcas novas sempre que são desapertadas... as porcas têm um freio na ponta que é destruido ao desapertar, podendo ficar o colector ou turbo soltos ao fim de alguns quilómetros.
Deixo 2 fotos, depois tiro umas melhores:
Abraço -
Onde arranjas os pernos galvanizado?
-
Onde arranjas os pernos galvanizado?
Será num "galvão"?
Não resisti...
Abraço