Projecto 9000 Dhc

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  • Projecto 9000 Dhc   por Dhc em 08 Fev, 2014 21:53
  • Ora bem, colocar fotos... além da falta de paciência, junta-se uma dose de trenguisse, mas agora surge um problema maior... mais 10cm de carro... comprei um Cde que pelos vistos tem o motor ''agarrado'', isso não me põe qualquer problema, pois tenho de reserva a maior parte do material necessário para o arranjar, o problema mesmo é a falta de tempo, pois como alguns se terão dado conta não estou em Pt. Posto isto, e como tenho uma ideia antiga de ''construir'' um 9000 4x4, parece-me que esta nova aquisição será a vítima para o efeito, a saber, terá de ser algo com mais de 500cv e tracção total, no entanto, preciso de ideias e preços do material necessário para esta aventura, será um projecto que certamente levará um par de anos a realizar, quer devido aos custos quer à engenharia que será aplicada para que a máquina seja funcional e à falta de tempo, pois ou trabalho ou brinco aos mecânicos... assim, é com todo o gosto que peço as vossas opiniões acerca do tema. Tecnicamente e sempre que seja necessário construir ou fazer soldadura de peças isso não é problema, pois a minha profissão é mesmo essa (soldador), e tenho equipamento profissional para fazer todo o tipo de soldas em qualquer liga. A viatura em questão é um 9000 Cde de 1996 2.0 trionic 5.5 com 185cv. Agora venham lá essas ideias e preços...
    desde já o meu obrigado pelas futuras opiniões/comentários.
    Abr, Dhc
  • Responder #1   por TesZero em 09 Fev, 2014 15:00
  • O único grande problema, quer a nivel de engenharia, quem a nível de custos....

    será a transmissão...

    De resto não vejo nada que ainda não tenha sido feito :)

    Devias criar um posts para desenvolver este projecto na área da performance.

    Ouço/ leio muito mal da transmissão equipada nos opeis calibra / vectra...
    e muito bem da transmissão usada no audi quattro....

    Sei que já houve a instalação desta ultima num saab 99, só não sei qual será o motor equipada e a compatibilidade da caixa...

    Mas como dizes... não havendo problemas com a soldadura, a falange da caixa pode ser modificada....

    Tracção trazeira seria óptimo usares a do bmw... é resistente e também já tem provas dadas em motores saab com muito binário...

    A tracção do sierra cosworth também seria algo a ponderar, contudo a sua exclusividade eleva os preços....

    Mais uma vez... penso que será a transmissão o maior desafio a nível de trabalho :P
    (trabalho que terás que fazer para teres dinheiro para a comprar e alterar, he he he)

    :P

    Se poder mover este tópico para a secção de Performance avisa :)

    Abraço
  • Responder #2   por Dhc em 09 Fev, 2014 15:52
  • Podes mudar!  8)
    A mim parece-me mais provável ter de mudar a posição do motor ou seja, deixa de ser transversal e passa a ser longitudinal, o 99 ''quatro'' tem essa disposição de motor de origem, o 9000 não :-[, mas como a minha paranóia são os 9000, tenho de arranjar solução!!
    Já me ocorreu fazer (isto vai ser complicado de entender...) um furo na caixa, junto ao diferencial e colocar um pinhão de ataque no mesmo, assim poderia teoricamente passar transmissão para as rodas traseiras, o senão é que a caixa está descentrada do eixo do carro. Para o eixo traseiro, aplicar outro diferencial igual ao usado na caixa de velocidades para que a desmultiplicação seja igual, tendo ainda de levar um diferencial talvez do tipo viscoso a meio para evitar transmissões/caixas partidas, algo semelhante ao que era usado nos Lancia Delta.
  • Responder #3   por TesZero em 09 Fev, 2014 18:34
  • Sim, penso que sejas mesmo obrigado a alterar a disposição do motor... mas não vejo isso como grande problema... podes facilmente fabricar um charriô...

    Usares a caixa de origem está totalmente fora de questão... mesmo que a queiras manter com esse tipo de "invenção" precisarias do interior da caixa modificado da quaife que fica ao preço de todo o projecto:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Por esse valor compras um carro 4x4 completo, tiras-lhe a caixa e restante transmissão e vendes as peças do mesmo para recuperares o dinheiro novamente e continuares o teu projecto...

    Pelo menos na minha maneira de ver....

    Depois, o que precisas?

    - Tratamento do bloco (vais querer manter 2.3 ou alteras para pistões mais largos e 2.5?) - 200€?!?
    - 4 pistões forjados 2.5 cm3 - 724€ + iva = 905€-   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
    - 4 bielas forjadas - 1250€ -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
    - Escape completo em inox + colectores, mesmo a fazeres-lo tu, uns 400€
    - Cams - 760€ -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
    - Tratamento da colaça - 200€?!?!?
    - Turbo... depende muito do que tiveres em mente... mas com paciência - 600€

    Isto penso que seja o material mais caro...

    Claro... depois tens que comprar velas, não te esqueças :P

    Claro que podes ter 500cv e esperar que ele parta com os pistões de origem, mas pelo que te conheço... não é isso que queres :P

    Abraço
  • Responder #4   por SMAP em 09 Fev, 2014 18:36
  • Metendo o motor longitudional ou seja com a parte da caixa virada para o habitaculo podes usar a caixa de origem. um dos semi-eixos passa tracção para um diferencial traseiro, o outro para o diferencial frontal.

    O 9000 4x4 que a SAAB a desenvolver mas a GM matou o projecto antes de sair era desta forma
  • Responder #5   por TesZero em 09 Fev, 2014 18:51
  • teria toda a lógica, mas terias que usar 1 diferencial à frente para uma das saídas da caixa e outro atrás...

    Mas para 500cv não sei até que ponto a caixa original aguentaria o binário... ainda por cima a puxar muito mais peso de transmissão...

    Abraço
  • Responder #6   por ciber007 em 11 Fev, 2014 09:19
  • O Golf IV 4x4 tem o motor longitudinal e no entanto utiliza na mesma este sistema do grupo VAG  por isso não acho que seja necessário andar a alterar radicalmente a posição do motor e com isso perder tempo e dinheiro.

    Quanto ao resto, parece que o Pedro já fez um bom apanhado do que te espera em termos de despesas.  :)

    Este bicho que meteram no youtube terá tracção à 4? O tipo manda um arranque muito forte e nem por isso o carro patina muito.

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • Responder #7   por TesZero em 11 Fev, 2014 09:49
  • Na altura falava-se que esse vieo tinha o FPS (frames per second) adiantados :P

    Vá... pessoal... a colocar aqui soluções 4x4 compativeis, de preferência com links...

    Acho que no fundo é algo que todos queríamos...
    Especialmente se tivesse embraiagem para alternar entre 2 e 4 rodas :P

    tipo skyline ou o novo saab awd :)

    Abraço
  • Responder #8   por SMAP em 11 Fev, 2014 09:52
  • E onde querem voçês por o veio para o diferencial traseiro? é que no meu 9000 com escape 3" já não cabe mais nada no "tunel"
  • Responder #9   por TesZero em 11 Fev, 2014 09:55
  • No local do escape.....
    o escape terá que ser lateral ou fazer-se novo túnel movendo o deposito ou roubando ao local dos bancos...

    primeiro a transmissão... depois vemos isso :P

    quando chegarmos a esse ponto... já o escape é wireless ou já o décio usa um motor electrico do SAAB EV :P

    Abraço
  • Responder #10   por Dhc em 11 Fev, 2014 20:44
  • Ora vamos por partes:
    * Cerca de 4000€ pelo material que o Pedro indica, não me parece exagerado, mas tenho uma dúvida, a que te referes com tratamento de bloco e culassa?
    * O túnel central, não é grande problema... alarga-se, com uns recortes e reforços faz-se um túnel maior, embora tenha que haver muito cuidado ao reforçar uma barra transversal que fica mesmo por baixo dos brancos da frente e com o posicionamento da alavanca da caixa de velocidades, obviamente o depósito tem de ser trocado por um que sirva.
    * Os pistões para maior cilindrada (2.5) implica retirar material ao bloco  :-[, que é o mesmo que o fragilizar, não me agrada muito a ideia, no entanto permite mais potência :-\.
    * O eixo traseiro será completamente substituído, e tem a vantagem de poder colocar um sistema que há muito desejo no 9000 - paralelogramo de Watt!
    * No motor, a cambota fica igual? mantêm-se as mesmas chumaceiras/apoios de moentes? é que se leva outras bielas, estas tem o mesmo tamanho?
     Tenho procurado na Holanda Alfas 164 4x4 (onde eles foram mais comercializados), mas por agora nada, nem um :(, e também não sei qual a capacidade desse material em termos de performance.
     Quanto ao video, é suposto ser um 4x4? não parece.
     Usar material Vag no meu brinquedo... também não me agrada a ideia, mas se tiver de ser... é que na Bélgica facilmente arranjo um ''argolas'' quattro por 1000€ ou pouco mais.
     Já agora, qual o melhor turbo para o brinquedo? normais? esferas? modelos?
    Por fim, Ciber... o motor do golf é transversal... eu sei que era isso que querias dizer!!!
  • Responder #11   por TesZero em 25 Fev, 2014 22:44
  • Tratamento de bloco, seria o alargamento de 1 mm para teres os 2.5...

    já viste a grossura das tuas parede EM FERRO FUNDIDO?
    pensas que tens um m3 ou m5 com o bloco em aluminio? :P

    o que é 1 mm em 90mm?

    alem disso tens o exemplo do carro da Nordic 2.5.

    Depois podes optar por niquel-cromio.

    quanto à colaça... abertura das portas de ar e escape, molas mais fortes, válvulas, etc...

    Pelas provas que tenho visto dadas... penso que a transmissão 4x4 do audi seja a mais eficaz mesmo com estes motores...

    antes VAG que GM!!!

    Abraço
  • Responder #12   por Dhc em 09 Mar, 2014 22:28
  • Encontrei um audi quattro de 91 relativamente barato, será que a mecânica serve para o que pretendo? ou melhor um modelo mais recente?
    Abr.
  • Responder #13   por SMAP em 09 Mar, 2014 23:02
  • Encontrei um audi quattro de 91 relativamente barato, será que a mecânica serve para o que pretendo? ou melhor um modelo mais recente?

    Qualquer veiculo que penses em comprar para ver isso tens que o estudar primeiro, neste caso ter noção de que problemas sofriam as caixas e a transmissão desses veiculos.

    Tenta arranjar algum que já venha de origem com diferenciais autoblocantes para gastares o minimo possivel nisso.
  • Responder #14   por Dhc em 10 Mar, 2014 17:45
  • Obrigado Smap, exactamente por nada saber acerca do ''argolas'' é que pergunto se alguém tem ideia das capacidades daquela coisa, apesar do preço não ser exagerado (1500€ + -)ainda tenho de contar com o transporte para PT, e se não for exactamente o que pretendo são mais uns euros para a sucata (já não me agrada a ideia de ''conspurcar'' o meu lindo sueco com um alemão, se o material não servir tanto pior...). O modelo em causa é o 90 quattro (frente igual ao 80), mas com a traseira mais curta.
    Mais opiniões aceitam-se!!  :)

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