Saab 93 ss . Ponteiro da temperatura . Comportamento errático

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  • Saab 93 ss . Ponteiro da temperatura . Comportamento errático   por CCMendes em 14 Ago, 2019 05:46
  • Boas,

    o ponteiro da temperatura do meu Tid está com um comportamento errático: ao desligar o carro, não volta para a posição de "descanso". Se entretanto o motor do carro arrefecer por não estar a ser utilizado, quando volto a ligar o carro e com o aquecer natural do motor, o ponteiro sobe mais até estabilizar com o atingir a temperatura normal de funcionamento. Isto repete-se sucessivamente se não retirar e colocar o fusível do quadrante, acção esta que faz o ponteiro retornar à posição de "descanso". Estranhamente, se desligo o borne da bateria sem mexer no fusível, o ponteiro permanece "pasmado", não volta à posição de "descanso". O marco dos 75000km ficou assim registado:

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    A rotação foi sempre no sentido dos ponteiros do relógio. Nessa altura ainda não tinha descoberto que o retirar do fusível do quadrante corrigia (provisóriamente) a situação pelo que o ponteiro aproveitou para "passear" o que quiz lololol

    Alguém sabe o que poderá estar a originar isto? como poderei resolver? Sugerem trocar quadrante por outro usado? reparar o meu num especialista?

  • Responder #1   por jcpbatista em 16 Ago, 2019 12:46
  • A bateria está boa, o carro pega bem?
  • Responder #2   por Tweety em 16 Ago, 2019 23:28
  • É um problema comum. ainda não encontrei nenhuma solução definitiva. (Já pensei em por um interruptor em série com o fusivel)
  • Responder #3   por celso em 17 Ago, 2019 02:19
  • Desmontar o quadrante e tentar colocar no sitio manualmente a ver se após montagem fica corrigido?
  • Responder #4   por Tweety em 17 Ago, 2019 21:09
  • Para isso basta tirar o fusivel 4 que ele volta ao sitio
  • Responder #5   por CCMendes em 21 Ago, 2019 00:44
  • Viva,

    JCPBatista, a bateria é nova pelo que creio que não seja essa a causa se bem que a marca não seja premium tipo Varta ou Bosch. A marca foi sugerida por serviço Euro Repair.

    Tweety, também já pensei na solução de um "botão extra" mas custa-me estar a ir por uma adaptação ao carro.

    Celso, "atacar" directamente ao ponteiro creio que não irá resolver pois o que acontece é que o mecanismo que o faz mexer não apresenta problema aquando da rotação no sentido dos ponteiros do relógio mas sim na rotação anti-horária quando desligo o carro (não roda) o que me faz pensar que se mudar a posição física do ponteiro, o problema persistirá com a agravante de que ao retirar o fusível, o ponteiro não retornará à posição de "descanso" correcta mas sim à induzida por mim.

    Para já vou tendo paciência e vou tirando o fusível 4 de quando em vez para "zerar" o ponteiro.
  • Responder #6   por jcpbatista em 26 Ago, 2019 21:33
  • Confirma se os pontos de massa estão limpos e sem oxidação. Penso que se encontram junto à  bateria e no sentido oposto
  • Responder #7   por CCMendes em 10 Set, 2019 18:06
  • Viva JCPBatista,

    Eu limpei e apliquei limpa contactos na massa existente atrás do quadrante e também aquela que fica no compartimento motor entre a caixa de fusiveis/relés e a embaladeira do lado do condutor. Pela tua dica parece-me que me está a escapar outra ligação de massa ao chassis. Consegues descrever-me com mais detalhe esse ponto a que te referes?
  • Responder #8   por schmith em 19 Set, 2019 00:03
  • Já vis-te o sensor de temperatura que está no corpo do termoestato? e o sensor de temperatura da rua está a dar valores certos??

    o carro tem 4 sensores de temperatura
    1 a frente no parachoeque
    1 no tecto do carro ao  pé do espelho
    1 nos circuitos de circulação de ar  condicionado do carro
    1 no corpo do termoestato 

    Ao ligar a maquina ao carro e ler a temperatura do motor este vai ter a temperatura certa dos 90ºC
    o que voce pode fazer é comprar um termoestato novo (caro) ou comprar um sensor de temperatura (barato) mas para saber qual é vocÊ tem de ter o carro quente e ler com uma maquina de diagnostico.

    Depois de ter a maquina ligada vai ao motor e desliga uma ficha até perder o valor da temperatura do motor e ai descobre .

    Por experiencia propria no corsa 1.5 Td  o sensor ou interruptor que fica agarrado ao radiador perdeu propriedades ou seja qdo era novo fazia trabalhar a ventoinha aos 90ºC mas com o passar dos anos a qualidade do material no interior do sensor foi-se perdendo e este já so fazia ligar a ventoinha aos 100ºC

    por isso é provável que o sensor esteja a dar informação errada a centralina.

    Qdo voce retira o fusível voce faz um reset e ela vai buscar o valor padrão que está na EEPROM gravada inicialmente depois começa a comparar com os valores que vem do sensor.

    verifique também se nao tem fios trilhados ou descarnados na ficha dos sensores de temperatura.(da frente e do termoestato)

    se voce usar uma maquina de diagnostico vai dizer que o sinal tem a tensão elevada ou a tensão baixa.

    o que isto quer dizer é que o fio que dá o sinal está em contacto com a chapa e o sinal é baixo
    ou o fio está trilhado descarnado com o outro fio dentro da manga tubo de plastico e o sinal é alto.

    siga a ficha puxe os fios para fora e veja o estado deles se precisar de manga reticulada é só passar numa casa de eletricidade que eles tem igual.

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  • Responder #9   por CCMendes em 24 Set, 2019 12:56
  • Obrigado Schmith,

    A cablagem que verifiquei não pareceu danificada e os valores dos sensores de temperatura não parecem errados. Parece mesmo que o problema está no motor do ponteiro, que por algum motivo não executa o movimento para o "zero" quando desligo o carro. Ainda não sei bem como resolver este ponto dado que os electricistas a que fui na zona de Lisboa, nenhum mexe nestes quadrantes Saab...
    :/
  • Responder #10   por schmith em 03 Nov, 2019 20:34
  • Lembrei-me de mais uma dica que é mais dificil...
    pode ser o regulador de tensão tipo o LM7810 ou assim parecido que de um certo valor nao consiga dar tensão ao ponteiro ou seja,

    o carro frio com a chave na ignição ou a trabalhar a apresentar ZERO graus o motor do ponteiro deveria estar a receber tipo 1.5V para se manter naquela posição quando a temperatura sobe para 45 deve receber uns 2.5V e por ai fora se este regulador marar pode afectar isso

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    atenção aos pinos equivalentes e os integrados equivalentes
  • Responder #11   por CCMendes em 05 Dez, 2019 10:04
  • Obrigado pela dica contudo para mim é uma espécie de magia negra hehe he.
    Esta questão ainda não foi resolvida e aborrece-me bastante. Tenho protelado porque me custa imaginar gastar um dinheirão com alguém que vai "aprender" de electricista Saab com o meu carro... vamos ver o que consigo.

    Abraço,
    Carlos

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