modificar discos de travão

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  • Responder #60   por TesZero em 17 Jun, 2014 22:56
  • ainda não o troquei desde que tenho o carro...
    é das coisas que "ando para fazer"... nem sei o estado do mesmo...
    sei que está ao nível...

    Vou ver se troco mal possa.
  • Responder #61   por Marco Gonçalves em 18 Jun, 2014 19:55
  • Mudar o oleo de travão a tempo é uma cena básica, e eu não devia saber isto pois nem tenho carta..... Tou a brincar pois já há alguns anos que mexo em carros.

    O oleo de travão até ao DOT 4 deve-se mudar de dois em dois anos, ou é de 4 em 4, não sei bem, independentemente da quilometragem. Isto deve-se ao facto de absorver água.

    O DOT 5.1, por ser sintético, acho que dura mais por absorver menos água.


    Sobre um sistema de travagem que se sabe que está a 100%, quando o pedal fica duro deve-se ao calor excessivo (de uma travagem brusca ou descida muito longa) que faz as pastilhas terem menos atrito com o disco.
    Para não voltar a acontecer deve-se colocar pastilhas com material de atrito melhor. E/ou melhorar o arrefecimento dos travões, trocar disco sólido por um ventilado, colocar condutas para canalizar ar, mas isto é mais complicado.

    Quando o pedal fica esponjoso é devido ao óleo que atinge o ponto de ebulição. Pode ser por ter absorvido muita água (ou seja, não ter sido mudado a seguindo o intervalo recomendado), ou pelo sistema de travagem aquecer demasiado regularmente. Para resolver o primeiro caso, é mudar o oleo e colocar o recomendado, para o segundo, é colocar óleo com um ponto de ebulição superior, talvez um sintético, e melhorar o fluxo de ar para os travões, mas pode-se trocar o oleo de origem logo por um de melhor desempenho, desde que seja compatível com os componentes do sitema e com o oleo recomendado pelo fabricante

    Se as soluções anteriores não resolverem os dois problemas é aumentar o tamanho dos discos e colocar bombites com mais pistons ou com pistão de maior diâmetro. Mas esta solução é a mais cara.

    Há quem diga que as pastilhas são todas o mesmo mas não é verdade. Há umas mais moles e outras mais rijas. As moles aquecem mais e gastam menos o disco, e o pedal fica menos duro. As mais rijas provocam o oposto, mais ou menos.
  • Responder #62   por Guest em 19 Jun, 2014 02:47
  • Entao o Dot 4 muda-se de 2 em 2 ou de 4 em 4? Nao entendi...
    Pastilhas mais duras ou mais moles? Interessa travar melhor, nao entendi quais recomendas...

    Abraco
  • Responder #63   por TesZero em 19 Jun, 2014 08:19
  • Sim, eu sei disso. :P

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    Mudo em todos os carros / motas de 2 em 2 anos...

    este 9-3ss está a falhar... não é costume...

    cá em casa são 3 saabs e 2 motas...
    no meio disto tudo ainda trabalho :P
    lol

    Abraço
  • Responder #64   por Marco Gonçalves em 20 Jun, 2014 22:16
  • Entao o Dot 4 muda-se de 2 em 2 ou de 4 em 4? Nao entendi...
    Pastilhas mais duras ou mais moles? Interessa travar melhor, nao entendi quais recomendas...

    Abraco

    Eu só disse o que se sente no pedal quando a pastilha é dura ou mole. Recomendar, não recomendei, pois depende da utilização.
    As pastilhas de competição são as melhores para altas temperaturas mas só travam quando estão quentes, e até nem são legais para a via pública. E não as recomendo para uso em estrada pois a frio travam mal, além de serem ilegais.
    A recomendação deve ser pedida a quem vende ou ao fabricante.

    A ferodo sei que tem umas pastilhas de baixa gama, e depois há ferodo premier, e acima há as DS qualquer coisa.
  • Responder #65   por Aero74 em 22 Jun, 2014 02:17
  • Sim, eu sei disso. :P

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    Mudo em todos os carros / motas de 2 em 2 anos...

    este 9-3ss está a falhar... não é costume...

    cá em casa são 3 saabs e 2 motas...
    no meio disto tudo ainda trabalho :P
    lol

    Abraço

    Imagina se tivesses uns piriquitos e o cão para passear  :D Não te safavas...
  • Responder #66   por TesZero em 22 Jun, 2014 21:40
  • agora tenho cão pah... :P

    estou tramado :P
  • Responder #67   por Marco Gonçalves em 23 Jun, 2014 18:39
  • agora tenho cão pah... :P

    estou tramado :P

    Treina-o para ir buscar ferramentas ou peças.

    O cão pequeno que agora tá na casa da mãe do meu pai também faz de mecânico de vez em quando.

    Uma vez o meu pai tava a mudar uns casquilhos da suspensão, pôs o casquilho velho no chão e nunca mais o viu...

    O cão tirou-o do chão para fazer daquilo um osso para roer. Como a borracha é difícil de roer para o cão, ele deve ter feito da peça um míssil dispare e esqueça... O míssil deve ter ido parar à casa do vizinho ou evaporou pois nunca mais foi visto.

    E depois o mais fácil foi ir comprar as peças novas sem a velha.
  • Responder #68   por darioglv em 24 Jun, 2014 14:09
  • com um gato ja nao tinham esse problema!
  • Responder #69   por TesZero em 24 Jun, 2014 18:07
  • o meu cão é mais pequeno que um casquilho :P

    tem uma cabeça tão pequena que dificilmente conseguiria se lembrar das peças depois do treino :P

    Abraço :P

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