[Al Capone das Rodovias] Lancia Thema 16v Turbo

Voltar
  • [Al Capone das Rodovias] Lancia Thema 16v Turbo   por queiros em 02 Set, 2016 10:27
  • Bom dia Malta...

    pois bem, depois de vender o Volvo S80 T5, e apesar de ter um bom companheiro de "dia-a-dia" como é o Lancia Delta, andava aqui um vazio difícil de explicar...

    Decidi voltar a procurar um carro para os dias vagos, onde me apetecesse voltar a sentir o prazer de conduzir.

    Procurei, procurei e procurei...

    Devo dizer que estive quase a ficar com um 9000 (de 89) 2.0 Turbo, mas apareceu algo que....  :o
    Sim, surgiu outro negócio entretanto que era irrecusável, do qual não estava à espera e... acabei por ceder.

    COMPREI:


    LANCIA THEMA 2.0 16V TURBO

    Pois é, mais um exemplar dos anos 90 que concorria por um lugar de destaque no mundo automóvel.
    Interiores excelentemente construídos, com eletrónica acima da média, um motor de "bradar aos céus", mas com algum défice em termos de segurança (quando comparado aos rivais 9000 e Volvo 850).

    Tudo o resto é qualquer coisa de fenomenal!

    Até ver, ainda em rescaldo após compra, funciona tudo, desde os bancos eletricos, passando retrovisores rebatíveis, até ao computador de bordo da época (um painel que faz o check completo de anomalias mecânicas).

    O carro teve alguns anos parado, sendo que em 8 anos andou menos de 3000 Kms.
    Sendo esse o ponto mais preocupante, a verdade é que o carro está ligeiramente "preso", sendo que vai-se notando a cada "esticadela" uma ligeira melhora de performance.
    O carro, nos primeiros arranques, soluçava um pouco (a rotações médias/altas), mas esse efeito tem vindo a diluir-se.

    Outra questão é a "prisão" de alguns botões e a lentidão com que algumas funções elétricas ocorrem, mas nada que um WD-40 não resolva  ;D
    Pelo menos funciona tudo, até ver  ::)

    Agora, venha de lá uma boa revisão e depois é que se verá...

    Vamos ver se tenho sorte com esta experiência Italiana  ^-^

    (fotos do bicho muito em breve  :)) )
  • Responder #1   por meteorologist em 02 Set, 2016 10:34
  • Parabéns pela compra!
    Lembro-me de ter entrado dentro de um em 97 ou 98 e achei o interior muito interessante (ainda não tinha estado dentro de um Saab na altura  :D). Podes contar por favor como foi a tua experiência com o S80 T5? Achaste fiável?

    Não deve existir é Themas 8.33 em PORTUGAL.


    Abraço,
    Tiago
  • Responder #2   por meteorologist em 02 Set, 2016 10:39
  • Chegou a haver até uma limousine do Thema mas esse ainda deve ser mais raro :)

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Abraço,
    Tiago
  • Responder #3   por Lfteixeira em 02 Set, 2016 10:53
  • Um Thema 8.32 era porreiro...  :D

    É fácil de explicar a tua escolha, pois até certo ponto o Thema é como um SAAB 9000, eles usavam a mesma plataforma. (SAAB 9000, Alfa 164 e Lancia Thema)

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • Responder #4   por meteorologist em 02 Set, 2016 10:58
  • O Saab 600 alguma vez foi vendido por cá?

    Abraço,
    Tiago
  • Responder #5   por meteorologist em 02 Set, 2016 11:03
  • O Saab 600 alguma vez foi vendido por cá?

    Abraço,
    Tiago

    Já encontrei :)
    "The Saab-Lancia 600 was sold only in Sweden, Finland, and Norway."
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • Responder #6   por darioglv em 02 Set, 2016 11:34
  • Que eu saiba não veio nenhum , nem importado , para cá....
  • Responder #7   por queiros em 03 Set, 2016 11:35
  • Sim, efetivamente este Lancia é resultado da famosa plataforma "tipo quattro", pelo que tem pequenas parecenças, em certos aspetos, com o meu antigo Saab 9000, embora sejam, na sua essência, completamente diferentes.

    Podes contar por favor como foi a tua experiência com o S80 T5? Achaste fiável?

    Abraço,
    Tiago

    Relativamente à minha experiência com o S80 T5 só posso dizer maravilhas!
    Aquele motor 5 cilindros é qualquer coisa de incrível, mas temos de nos habituar, porque o carro parece um Fiat Uno até às 3250RPM, mas depois, assim que o turbo enche, lá vamos nós contra o banco.
    A título de exemplo, o meu Volvo estava a fazer 22 segundos dos 0-200 Km/h.

    Apesar da agressividade, o carro mostrou-se sempre muito fiável e "duro", dada a qualidade de todos os materiais.
    É um carro "a sério".
    Tive pequenos problemas com um sensor de temperatura e o comutador dos faróis, que entregaram a alma ao criador, mas de resto foi manutenção bem feita e pouco mais.

    As peças encontram-se por aí a pontapé e há muita compatibilidade com os modelos S60 e V70, da mesma época.
  • Responder #8   por darioglv em 03 Set, 2016 12:17
  • São boas máquinas, mas não sei se a nivel de performance estão ao mesmo nivel dos 9000 cd da mesma epoca :) quanto ao coice do T5 , carissimos , nada como um 9000 dos antigos com um T3 da Garrett ..... Que são raros....mas quem os têm sabe que aquilo até ás 3000rpm demora a encher mas depois saiam da frente :)
    A sensação do coice é algo demais.... Este turbo vinha em alguns 9000 , rs cosworth e o lotus elan .
  • Responder #9   por meteorologist em 03 Set, 2016 15:42
  • Até podem não estar ao nível em termos de performance,  mas a sonoridade do T5... ;)
    Gostava de experimentar um coice desses :)
  • Responder #10   por queiros em 03 Set, 2016 17:28
  • Não questionando qualquer uma das motorizações posso garantir que a Volvo tem mais do que condições de atingir níveis de performance interessantes, embora seja sempre um motor "mais soft", dada a estabilidade de um 5 cilindros, pois não tem aquela genica estérica de um 4 cilindros a arrancar... o que é pena  ;D
    Claro que o roncar do bicho é algo de fenomenal  >:D
    Aconselho a experimentar  O0

    Quanto ao Lancia, depois de o testar, estou a debater-me com um soluçar estranho...
    O carro, se calcar o acelerador devagar, vai subindo gradualmente, sem soluços, em todos os regimes.
    Se calcar no acelerador "à bruta", para uma recuperação, por exemplo, o gajo tem uns engasgos esquisitos e não atinge o rendimento que devia...    :(||

    Vou ter de começar a despistar eventuais problemas ...
  • Responder #11   por Dhc em 04 Set, 2016 13:11
  • Filtro de ar por ex.
  • Responder #12   por joseglv em 04 Set, 2016 14:43
  • Não conheço a mecânica dos Lancia... mas tb suspeitaria de tubos de vácuo por ex...
    ;)
  • Responder #13   por queiros em 23 Dez, 2016 13:07
  • Bem,

    Fiz uma revisão ao meu Lancia, desde filtros a velas a óleo e os soluços passaram. Aliás o carro ficou um canhão.

    Com o passar dos dias o carro foi começando a perder potência e a fazer uma fumaceira branca que até fazia uma nuvem em torno do carro.
    Um cheio a gasolina misturado com óleo...

    Comecei a analisar e ao tirar a vareta do óleo com o carro ao relantim o motor ameaça desligar-se e fica descompensado. Ao que parece falta de compressão!!!

    Será que me podem ajudar neste diagnóstico?  ++P
  • Responder #14   por Dhc em 28 Dez, 2016 23:23
  • Isso não usa maf??

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Go to page:
You're not logged in

Navigation