Perda de Potencia saab 93 2.2 tid 2004

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  • Perda de Potencia saab 93 2.2 tid 2004   por amadeumir em 19 Nov, 2012 14:54
  • Boas pessoal

    Tenho notado perda de potencia no meu carro, no plano até anda mais ou menos mas a subir nota-se que esta muito lento a desenvolver.
    Antes sentia-se o turbo a puxar, agora não se sente nada, vai mas demora bastante a desenvolver.
    Fiz uma leitura com o opcom e não detecta nenhum erro, não parece ter tubos rachados, sei que perde alguma pressão na wastegate, mas mantem a pressão do turbo em cerca de 1 bar, medido no tubo do colector de admissão.
    Estranhei o facto de os valores da maf estarem sempre a oscilar entre 100 e 180, e os valores da voltagem idem aspas, isto ao ralentim.

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    Será que o problema está na maf? existe alguma forma de verificar?, tanto a maf como a map foram limpas e parece estar igual.

    Um abraço.
  • Responder #1   por TesZero em 19 Nov, 2012 15:30
  • já abriste alguma vez a admissão para limpares?

    esses carros costumam acumular muita sujidade no colector de admissão e praticamente entope a mesma...
    Se fosse a ti dava uma vista de olhos nisso...
    Sem ar, o carro não anda...

    Abraço
  • Responder #2   por amadeumir em 19 Nov, 2012 19:04
  • boas

    Já foi limpo a uns meses quando levou a egr, levou vedantes dos injectores juntas todas novas e foi descarbonizado.
    Julgo que o problema não será por ai.

    abraço
  • Responder #3   por teco em 19 Nov, 2012 20:02
  • vai dar uma volta com alguem ao lado para ir vendo os valores da MAF e do boost (vai gravando em 4ª a várias rotações/velocidades e uma série em WOT)

    se normais já sabemos que não é daí, se for da MAF antes de comprares experimentas uma que eu tenho ali na garagem a ver se fica melhor ;) (ou então tentas tu limpar a resistencia com limpa travões)

    apareces no veloso no sábado?
  • Responder #4   por amadeumir em 20 Nov, 2012 14:50
  • boas

    Infelizmente este fim de semana não estou em braga, senão teria todo o prazer em ir, ando mortinho por ir ao veloso fazer uma revisão, tenho uns pequenos problemas no carro e ele sem duvida é a pessoa ideal para resolve-los.
    Curiosamente retirei a maf para limpar e verifiquei que a minha não tem resistencia exterior, alias o local onde ele geralmente é fixada aparente nunca ter lá tido nada, isto será normal?
    Desconfio da maf porque ela supostamente deveria apresentar valores com pequena variação, mas a minha tanto no valor do ar como na voltagem está sempre a oscilar, e a variação dos valores é enorme, será isto normal?
    O ar dá de 100 a 190 kg/h e a voltagem de 1,00 a 1,9 volts sempre a oscilar nesta gama de valores.

    Um abraço
  • Responder #5   por teco em 20 Nov, 2012 15:58
  • deixa ver no meu e depois digo qq coisa.

    mas faz um favor, põe em matriz velocidade e rpm e nas celulas quanto ar e que voltagem

    abraços
  • Responder #6   por TesZero em 20 Nov, 2012 22:40
  • pode ser muita coisa... o melhor será mesmo ligar o carro à maquina...

    para teres ideia.. um amigo nosso tinha um problema de falta de pressão de turbo...

    imaginem o que possa ser!!!

    nop... turbo bom!!!

    nop... valvula apc boa...

    nop... valvula wastegate boa...

    yup... tubos de vacuo todos direitos e novos...

    nop... a centralina também foi trocada e estava em condições...

    SIM!!! isso... isso mesmo eram as válvulas sujas :D também demoraram tanto tempo como nós a chegar lá :D

    he he he

    a câmara de combustão e válvulas estavam tão sujas devido à gasolina de má qualidade... que como não fechavam direito o turbo fazia pressão... mas essa fugia logo para o escape por falta de vedação das válvulas...
    Só com teste de compressão lá chegamos...

    Portanto, se vais ao Veloso e já fizeste os normais testes de despistagem... o próximo passo talvez seja mesmo ligares o carro a um Tech II e fazeres um teste de compressão.

    Seria suposto teres lá a egr... se não a tens deveria acusar erro :|

    Abraço
  • Responder #7   por orlando em 31 Dez, 2012 02:13
  • boas

    Infelizmente este fim de semana não estou em braga, senão teria todo o prazer em ir, ando mortinho por ir ao veloso fazer uma revisão, tenho uns pequenos problemas no carro e ele sem duvida é a pessoa ideal para resolve-los.
    Curiosamente retirei a maf para limpar e verifiquei que a minha não tem resistencia exterior, alias o local onde ele geralmente é fixada aparente nunca ter lá tido nada, isto será normal?
    Desconfio da maf porque ela supostamente deveria apresentar valores com pequena variação, mas a minha tanto no valor do ar como na voltagem está sempre a oscilar, e a variação dos valores é enorme, será isto normal?
    O ar dá de 100 a 190 kg/h e a voltagem de 1,00 a 1,9 volts sempre a oscilar nesta gama de valores.

    Um abraço

    Como estas a medir estes valores?

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