Passagem de Caixa dura no 93

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  • Passagem de Caixa dura no 93   por SantosSaab em 16 Out, 2013 10:39
  • Pessoal

    Desde que comprei a minha 9-3 à cerca de meio ano, que a caixa de velocidades sempre foi de passagem dura, na altura associei, não será defeito mas sim feitio , porque apesar de dura é precisa na entrada das mudanças, associado ao facto da caixa do meu irmão na sua 159 ser exactamente igual

    À cerca de 1 ano o meu irmão queixou-se igualmente deste problema na Alfa Romeo, ao que lhe disseram trata-se dos cabos da caixa, que deram um jeito mas a verdade é que nunca ficou nada de espectacular, ele vinha de um Leon 1.9 TDi de 2002 e a caixa com mais de 200 mil entrava até bastando empurrar com 1 dedo

    No Fiat Punto 1.3 Mject de 2004 que tenho as mudanças entram sem dificuldade, ou seja no SAAB se quiser fazer uma condução mais desportiva com rapidas passagens de caixa não consigo, sob risco de ficar com alguma passagem mal engrenada.

    Será também cablagem? Será que trocar a valvulina ajuda?
    O meu tem 125mil para ajudar na eventual análise

    Um abraço a todos e quem tem 9-3 que diga algo , a minha SW é de 2007 1.9 TID

  • Responder #1   por TesZero em 16 Out, 2013 21:14
  • Ser dos cabos tem alguma lógica...

    é como os pedais de acelerador por cabo... por vezes ficam perros e aumentam o esforço...

    Mas isso seria ao embraiares, pois a caixa é comandada por cabos para embraiar.

    Depois é um veio que vai directo da manete para a caixa...

    Presumo eu que assim seja, de igual forma aos outros carros...

    Não conheço muito bem o teu modelo.

    No encontro do aniversário podes comparar com os outros 9-3ss com a mesma caixa para saberes se realmente é igual em todos.

    Vou tentar pesquisar sobre o assunto também.

    Não estou muito à vontade com os 9-3ss

     ???  ???  ???

    Abraço
  • Responder #2   por SMAP em 17 Out, 2013 14:33
  • Ser dos cabos tem alguma lógica...

    é como os pedais de acelerador por cabo... por vezes ficam perros e aumentam o esforço...

    Mas isso seria ao embraiares, pois a caixa é comandada por cabos para embraiar.

    Depois é um veio que vai directo da manete para a caixa...

    Presumo eu que assim seja, de igual forma aos outros carros...

    Não, a manete esta mesmo ligada a cabos que depois ligam a caixa. quando tiver tempo ja publico aqui um PDF com isso
  • Responder #3   por Kriticross em 17 Out, 2013 20:21
  • É tid? Porque a minha Astra cdti tb tem uma caixa extremamente dura, deve ser problema GM  :)| sempre pensei que fosse feito, mas já agora vou aguardar novidades!
  • Responder #4   por SMAP em 18 Out, 2013 19:54
  • Da alavanca das mudanças ate ao motor são cabos, como se pode ver neste PDF

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
  • Responder #5   por SantosSaab em 18 Out, 2013 22:38
  • Boas SMAP

    Obg pela ajuda

    Parece que a "**Asneira** fria" é mesmo a mão de obra

    Já tive orçamento dos cabos 98eur + iva , mao de obra a rondar os 80euros para a troca

    Brincadeira para 200euros  >:(

    Certo é que não me agrada nada a dureza da caixa e vou ter que acabar por resolver isto

  • Responder #6   por TesZero em 18 Out, 2013 23:55
  • hummm...

    Não conhecia este sistema...

    2 cabos, será um para o movimento longitudinal e outro para o movimento lateral...

    O veio daria menos trabalho e problemas...

    Quase que compensava colocar electrónico...

    Abraço
  • Responder #7   por 26fatboy em 28 Nov, 2013 22:21
  • Não me posso queixar da cx ser dura!! serão mesmo os cabos!
  • Responder #8   por TesZero em 29 Nov, 2013 12:36
  • depois de ter visto este tópico fiquei com receio quanto ao 9-3 que compramos...

    mas... tem uma caixa 5 estrelas... :D
    melhor... 6... 1 estrela por cada mudança :P

    Não sei se serão lubrificados ou se têm de ser trocados...

    Mais uma coisa para perguntar no sábado ao veloso...

    Abraço
  • Responder #9   por 26fatboy em 29 Nov, 2013 22:52
  • O óleo da cx nos 93ss é trocado...se não me falha a memoria de 120k em 120k...isto nos diesel.
  • Responder #10   por SantosSaab em 05 Dez, 2013 18:11
  • Boas

    Tenho de trocar o oleo e logo se vê se melhora

    Tem 127 mil, como diz o 26fatboy, se troca de 120 em 120, mal não vai fazer :)

    TesZero, Chegaste a perguntar ao Veloso?

  • Responder #11   por TesZero em 05 Dez, 2013 22:54
  • andava à procura deste tópico e não o encontrava...

    A caixa não vai melhorar com a troca de óleo.

    Como te disse que ia perguntar ao veloso, fiz mesmo, não me esqueci (coloquei nota no tlm a despertar, lol)

    As caixas do 9-3, na alavanca tem uma rotula, é essa rotula que faz de ponto central para a mesma rodar.

    Diz o veloso que essa rotula costuma ganhar sujidade ou ficar mal lubrificada e causa esse problema.

    Caso não seja esse problema tem que se lubrificar os cabos, em ultimo caso trocar-los.

    Começa por desmontar a protecção da alavanca e limpar e lubrificar a rotula a ver se melhora.

    Aguardamos feedback

    Abraço
  • Responder #12   por guedesrj em 16 Mar, 2014 00:28
  • Boas pessoal. Eu tb tenho um problema na caixa,  >:( o meu 9-3 (1998) tem dado problemas, com o pedal a ficar preso no fundo sempre que passa as 2500 rotações. Alterei a bomba do pedal, e agora depois disso estão-me a indicar que e provavel que seja a bomba da embraiagem interna. Alguém me pode dar uma ajuda?
  • Responder #13   por SMAP em 16 Mar, 2014 11:03
  • Boas pessoal. Eu tb tenho um problema na caixa,  >:( o meu 9-3 (1998) tem dado problemas, com o pedal a ficar preso no fundo sempre que passa as 2500 rotações. Alterei a bomba do pedal, e agora depois disso estão-me a indicar que e provavel que seja a bomba da embraiagem interna. Alguém me pode dar uma ajuda?


    Sim, por norma quando o pedal não sobe bem é o circuito hidraulico do sistema de pedal de embraigem. Este sistema é constituido por 3 partes:

    - Bomba de embraigem principal (que esta agregada ao pedal) -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
    - tubagens (verifica se não tens fuga)
    - Bomba de embraigem auxiliar (que esta "dentro" da caixa de velocidade junta a embraiagem) -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - ou -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


    Mas o que tu disseste foi que te custavam a entrar as mudanças, não foste mais especifico. Se tivesses logo dito que o problema era o pedal ficar preso tinha-te dito logo que o problema seria o circuito hidraulico do pedal de embraigem

    Boas Caros, sou novo no fórum tenho um 2.2 TiD (1998) e o mesmo veio com um problema, as mudanças têm-me custado a entrar, desconfia-se que seja a bomba de embraiagem, irá hoje ao médico para o diagnóstico. Caso me possam ajudar se é um problema conhecido, ou me indicarem onde se compram peças do tipo com alguma facilidade para este modelo agradeço.
  • Responder #14   por TesZero em 17 Mar, 2014 08:21
  • Sim, será o bombite da embraiagem...

    Com quantos quilómetros conta o carro?

    Para trocares o bombito precisas de tirar a caixa fora... por isso vê se não estará na altura de trocares a embraiagem, isto visto que o custo e o trabalho são os mesmos....

    Abraço

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