900 atmosférico vs. 9000 cse Turbo

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  • 900 atmosférico vs. 9000 cse Turbo   por Rockas em 01 Ago, 2014 02:23
  • Meus caros... sou um completo nabo em relação a carros (e a muitas coisas mais mas neste contexto fico-me pelos carros... talvez um dia se possa falar aqui em mulheres  ;D) e como tal ando aqui na corda bamba da escolha entre um SAAB 900 de 1995 com motor atmosférico... e um 9000 de 1996 CSE turbo.
    Ora... minha intenção é por uns tempos ver que consumos farei e só depois decidir se opto por GPL ou não.
    Partindo do princípio que até um nabo como eu entende que o 9000 turbo será um carro superior, quais as minhas dúvidas, perguntam vocês.
    Bom... o meu maior problema é que de facto gosto mais do modelo do 900 e o 9000 é mais caro um pouco.
    Porque não um 900 turbo? porque os que vou encontrando são caros demais para, por um lado, o meu momento económico, e porque minha intenção é daqui por uns tempos, porque a vida assim me irá permitir (se correr tudo razoavelmente bem) ir à pesca de um 900 turbo, sim mas descapotável  :D

    Portanto... quero um SAAB, não diria para andar todos os dias, mas quase (embora viagens curtas... talvez uns 700 a 800km por mês... no inverno) que seja fiável e, claro, económico. Não tenciono nunca me ver livre do carro (mesmo após ter o descapotável) mas mante-lo como carro de colecção.

    Gostaria então que me dessem as vossas opiniões acerca de prós e contras e que consumos terei à minha espera.
    Os percursos que farei não serão citadinos, serão percursos onde a velocidade média deverá ser sempre por volta de uns 60km/H, visto viver numa aldeia... e claro... alguma Autoestrada em deslocações, Paços-de-Ferreira / Porto.

    Portanto... sendo eu completamente inexperiente no mundo SAAB, gostaria acima de tudo "ouvir" as vossas considerações acerca dos modelos em questão, conselhos e afins... tudo o que a vossa paciência vos permitir.

    Muito obrigado de antemão

    Ah! Já agora, uma terceira opção... Um Opel 95 2.0 Turbo... Ainda mais caro mas se compensar... Talvez faça o "esforço" :-)

  • Responder #1   por SMAP em 01 Ago, 2014 08:23
  • A minha opinião é que qualquer que seja o modelo (900, 9000, 9-5) ficaras sempre melhor com um motor turbo.
  • Responder #2   por TesZero em 01 Ago, 2014 09:26
  • Turbo... Obviamente... Melhores consumos e mais potencia e binario.

    A essa velocidade podes contar com medias de aprox 8 num carro turbo...

    Talvez inferior mesmo...

    Em auto estrada fiz muitos e muitos quilometros no meu com media de 6.1 . ha fotos aqui no forum com mais de 300 kms feitos e essa media... Mas... Em auto estrada e cruise control nos 100...

    Quanto ao titulo do topico... Como te disse, o cse refere se a carroçaria e equipamento. Interessa nos saber  mais a cilindrada e versao do motor:
    B204E - LPT - 150CV
    B204L - FTP - 185CV
    B234E - LPT - 170CV
    B234L - FTP - 200 CV
    B234R - AERO - 225CV

    204 - 2000 CM3
    234 - 2300 CM3

    LPT - Low pressure turbo
    Ftp - Full pressure turbo
    Aero - versao topo
  • Responder #3   por Rockas em 01 Ago, 2014 09:40
  • Turbo... Obviamente... Melhores consumos e mais potencia e binario.

    A essa velocidade podes contar com medias de aprox 8 num carro turbo...

    Talvez inferior mesmo...

    Em auto estrada fiz muitos e muitos quilometros no meu com media de 6.1 . ha fotos aqui no forum com mais de 300 kms feitos e essa media... Mas... Em auto estrada e cruise control nos 100...

    Quanto ao titulo do topico... Como te disse, o cse refere se a carroçaria e equipamento. Interessa nos saber  mais a cilindrada e versao do motor:
    B204E - LPT - 150CV
    B204L - FTP - 185CV
    B234E - LPT - 170CV
    B234L - FTP - 200 CV
    B234R - AERO - 225CV

    204 - 2000 CM3
    234 - 2300 CM3

    LPT - Low pressure turbo
    Ftp - Full pressure turbo
    Aero - versao topo

    Pelo que dizem.. .tem 150vc 2.0... será portanto o tal "B204E - LPT - 150CV".
  • Responder #4   por SMAP em 01 Ago, 2014 09:42
  • Pelo que dizem.. .tem 150vc 2.0... será portanto o tal "B204E - LPT - 150CV".

    Se é LPT tem turbo, os 2.0 sem turbo tem 130 CV
  • Responder #5   por Rockas em 01 Ago, 2014 09:52
  • Pelo que vou investigando... entre a versão turbo e a versão atmosférica nos 900... a diferença de consumo médio não chega a um litro.
    A versão atmosférica tb dá para alterar a potência?
  • Responder #6   por TesZero em 11 Ago, 2014 12:20
  • dar... dá... usa gestão electrónica Motronic... mas nunca nos viramos para isso... nunca tivemos interesse em tal...

    Para isso terás que recorrer a uma empresa e deixares lá uma pipa de massa :)

    Rockas... tu não tens noção da diferença de andamento entre carros... acredita... É ENORME!!!!!
    MESMO MUITO GRANDE....

    Abraço
  • Responder #7   por Ramess em 28 Out, 2014 15:44
  • Já que todos defendem o Turbo (tambem eu) deixem-me colocar as possiveis vantagens do atmosferico. Conheço quem tenha. Corrigam-me quem achar diferente

    - Menos componentes logo menos possiveia avarias. A electronica do SAAB e muitas peças debaixo do capot de um SAAB estao viradas para a gestao do turbo. Num atmosferico isso naturalmente desaparece

    - O motor é menos sobrecarregado e por isso dura uma vida. Claro que ambos bem tratados, ambos podem durar uma vida, mas um atmosferico devido à sua simplecidade e nao ser sobrealimentado funciona com menos desgaste.

    - Em cidade é possivel que um atmosferico beba menos. Salvo erro nas rotacoes ate ao turbo entrar, o atmosferico leva vantagem e é mais despachado em terreno citadino. Ate às 2000rpm mais ou menos os consumos num atmosferico sao salvo erro melhores. A partir daqui o turbinado leva vantagem... Nunca conduzi um mas tem quem tenha e diga que em certos ambientes como cidade sao despachados.

    - O 900 deve ser mais leve que o 9000 (menos peso tornando ainda mais pratico em cidade). As linhas do 900 sao muito proximas às do 9-3 dando um look talvez mais moderno (subjectivo).

    - Um 9000 turbo tem uma enorme probabilidade de ao comprar teres de gastar algum dinheiro nos componentes que vao avariando (acontece com todos) . Carro com mais electronica. No 900 atmosferico deve ser como qq carro mais basico. Ao comprares ter ideia que no 9000 À partida vais ter de gastar mais um tanto ate ficar a trabalhar direito (depende do carro naturalmente)

    O meu 9-5 turbo tem de média 7.8   . Em autoestrada ou nacionais a 90 ou 100km/h faço perfeitamente medias proximas dos 6. A partir dessa velocidade começa a subir... Nao acho que beba muito para o peso do carro
  • Responder #8   por castelar em 28 Out, 2014 16:33
  • Tem um pormenor muito importante que é nos turbos quando avariam servem sempre para algo com utilidade o que nos atmosféricos não acontece:

    Ver foto


      :))) :))) :))) :))) :)))

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  • Responder #9   por Guest em 28 Out, 2014 17:03
  • Tem um pormenor muito importante que é nos turbos quando avariam servem sempre para algo com utilidade o que nos atmosféricos não acontece:

    Ver foto


      :))) :))) :))) :))) :)))

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    Lolololololol... :D

    Abraço
  • Responder #10   por Ramess em 28 Out, 2014 20:25
  • Tem um pormenor muito importante que é nos turbos quando avariam servem sempre para algo com utilidade o que nos atmosféricos não acontece:

    Ver foto


      :))) :))) :))) :))) :)))

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    Quando é q arranjas papel higienico com logotipo da SAAB.
    Oun melhor. ... Da GM. Adorava limpar o rabo ao logotipo dos gajos.
  • Responder #11   por castelar em 28 Out, 2014 21:00
  • Temos também esta utilidade que me parece muito interessante   ^-^ ^-^ :D :D

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    Abraço

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