Saab motor 1.9 TID 150cv - Erro P2279

Voltar
  • Saab motor 1.9 TID 150cv - Erro P2279   por Rpscavaleiro em 29 Jul, 2016 12:37
  • Depois de umas dores de cabeça com este assunto, quero partilhar uma experiência menos feliz que tive, mas quem sabe, possa servir (ou não) de guia..

    Tudo começou com a luz de motor acesa e carro em limp home, com o erro "P2279 Intake Air System Leak" (só).
    Passado 3 semanas, a dita volta a aparecer, passando o espaço de tempo a ficar mais curto, até que 1/2 vezes por semana aparecia e por norma, sem o pé no acelerador.
    (nesta altura procurei perceber algo mais e existem tantos problemas que podem estar associados a esta avaria que, até mete medo ao susto, vi muitos problemas idênticos e muitos andaram meses a fio sem solução à vista, alguns com problema idênticos, outros nem tanto)
    Num belo dia fui de viagem (500km) e depois dos primeiros 150kms percorridos, passou a acender num curto espaço de tempo.
    Chegado ao destino, a luz e o carro em limp era quase uma constante, o turbo só entrava às 2500rpm com uma energia que até assustava, nessa altura, fiz a limpeza da EGR, MAP, MAF, fiz uma inspeção à tubagem e aparentemente tudo ok. A avaria foi sempre a mesma... até que, na auto estrada o carro parou.

    Conclusão... FAP obstruído de tal maneira que não deixava o carro trabalhar, consequência ou não de um problema na EGR.
    Até parar NUNCA deu um único erro alusivo ao FAP ou EGR, contudo, o problema estava nos dois lados.

    O problema com estes dois, ficou resolvido definitivamente na PKE.
  • Responder #1   por joseglv em 29 Jul, 2016 15:24
  • Quando é erros desses é lixado.... podes dar a volta ao carro sem dar com "o gato"....
    Ainda bem que está resolvido Rogério!
    ( cada vez mais receio os carros a diesel ... )
  • Responder #2   por Rpscavaleiro em 29 Jul, 2016 15:35
  • Confesso que já estava a ficar com comichão, felizmente resolveu-se de forma célere.
    Agora, que esteja a ver e para ficar mais descansado, só falta tratar das swirl flaps, que será na próxima revisão.

    :)
  • Responder #3   por joseglv em 29 Jul, 2016 17:35
  • No motor 2.2 aconselha-se a tirar.... gasta mais a frio mas evitas que se partam com o carvão...
    Não sei no motor 1.9 ...
    Será a mm coisa?
  • Responder #4   por Rpscavaleiro em 29 Jul, 2016 17:40
  • Sim, segundo percebi, pela fraca qualidade do veio onde elas trabalham.
  • Responder #5   por SMAP em 03 Ago, 2016 10:46
  • Sim, segundo percebi, pela fraca qualidade do veio onde elas trabalham.


    Nao é o veio, mas sim as pecas que seguram as borboletas ao veio

    Em relação aos problemas deste motor, os mais comuns (comuns em qualquer motor diesel actual de qualquer marca) são:
    1. EGR e colector de admissão sujos que podes eliminar (atenção que é ilegal, mas há muitos assim em PORTUGAL, terás que eliminar fisicamente e electronicamente), substituir ou limpar (que é o mais usual, convem limpares tambem o colector de admissão)
    2. FAP sem regeneração possível que podes eliminar (atenção que é ilegal, mas há muitos assim em PORTUGAL, terás que eliminar fisicamente e electronicamente) ou substituir
    3. Tubos de retorno dos injectores ressequídos/furados, basta substituir.
    4. Borboletas da admissão com funcionamento deficiente devido as peças de plástico que accionam as mesmas partirem.

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    podes substitui-las por umas de metal

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • Responder #6   por Rpscavaleiro em 03 Ago, 2016 11:02
  • Isso mesmo SAMP, obrigado!

    Depois de tratar desta que está em falta, que é a mais importante, espero que com o conjunto consiga melhorar a longevidade/fiabilidade.. :)
  • Responder #7   por António Pirra em 03 Dez, 2016 02:48
  • Boa noite. O meu SAAB 1.9 tid de 150 CV de 2005 começou a entrar em safe mode. Foi ao mecanico e estava tudo entupido.... Foi limpa Egr e colocada junta especial na Egr com 4 buracos (estrangula um pouco a passagem de ar na Egr), FAP limpo, limpo colector admissão e retiradas as borboletas Q estavam sem a haste de comando, e tapados os respectivos buracos das borboletas (Q dao para o exterior, claro). Acontece Q agora que a coisa devia tar bem apareceu a dito erro P2279. Pelo Q já vi por aqui  pode ser mt coisa..., mas alguém pode ajudar com alguma sugestão ou dizer como resolveu este problema? Obrigado V:
  • Responder #8   por António Pirra em 04 Dez, 2016 14:13
  • PF digam alguma coisa...ajuda precisa-se! Urgente!
    Obg :(||
  • Responder #9   por Rpscavaleiro em 04 Dez, 2016 14:27
  • Não respondi por não achar que fosse trazer valor acrescentado, no entanto, não havendo fuga nas tubagens, eu apostava em desativar egr numa primeira fase e depois fap off, contudo, cada caso é um caso.
  • Responder #10   por António Pirra em 04 Dez, 2016 15:29
  • Obg pela resposta! Eu sou um amante de mecânica, e
    tenho este carro a cerca de 1 ano, mas só agora qd ele deixou de puxar e dava erro de sensor de pressão do fap reparei Q as swirl flaps (borboletas ) estavam soltas, e que a haste Q as comandava já nao existia... Terá voado ou alguém a tirou...
    Por isso mesmo as decidi eliminar... (isso pq vi que muita gente aqui faz isso é recomenda eliminar essas válvulas, que até são mts vezes chupadas pelo motor, e não fazem falta nem dão problemas se eliminadas). acha que fiz mal, e devo compra.las de novo? ( ou meter um colector admissão novo...) que custa caro....
     Ou esta avaria N tem nada a ver com isso?
    Se possível envie me o seu tlm P Mail apirra@utad, ou  tmn 966625962 ou P msg privada pra Q possa tirar algumas duvidas (é Q tb se diz mt coisa errada aqui na net...) Obg mais uma vez.
  • Responder #11   por jcpbatista em 04 Dez, 2016 22:12
  • Nunca tive um carro com esse motor, por isso desconheco os seus problemas. Porem, chamou-me a atencao o facto de ter instalado uma junta de reducao de fluxo na egr, sera que isso nao pode baralhar a leitura da centralina? Se as egr entupidas podem provocar perda de potencia, essa junta acaba por ter o mesmo efeito, penso eu!
    Tambem tem sido reportados aqui no forum muitos casos de perda de potencia relacionados com a fap, é uma questao de dar uma vista de olhos nesses posts para ver se encontra mais alguma informacao
  • Responder #12   por António Pirra em 11 Dez, 2016 00:01
  • Problema resolvido com limpeza admissão, egr, eliminacao borboletas e calibraçao borboleta admissao.
    Agora ta melhor q nunca, ficou a gastar menos 1 litro/100!
    obg pela ajuda!

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Go to page:
You're not logged in

Navigation