Cabo de embraiagem partido.

Voltar
  • Cabo de embraiagem partido.   por guerreiro em 18 Mai, 2014 17:27
  • Ola a todos,
    desta vez o meu Saab deixou-me mesmo pendurado!!! Partiu o cabo de embraiagem e deixou-me na estrada.
    Já desmontei a parte de baixo do tablier e tirei o cabo da ligação ao pedal, a minha dúvida é onde encaixa a mola de retorno do pedal... nao vejo nenhum encaixa la para a ponta da mola e nos desenhos que vi nao consigo perceber como colocar...
    Outra questão como desaparafusar a caixa de fusiveis do motor para ter acesso ao buraco por onde passa o cabo? Aquilo é um parafuso com uma porca "estranha"... lol
    Obrigado. Abraço

    P.S.: Vou tentar fazer um DIY a ver se fica alguma coisa de jeito!!!
  • Responder #1   por SMAP em 18 Mai, 2014 17:34
  • Espero que esta imagem ajude

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
  • Responder #2   por guerreiro em 18 Mai, 2014 18:17
  • Obrigado SMAP ja tinha visto essa imagem. Mas no pedal ha uma mola (nao desenhada na imagem) que supostemente prende o cabo no topo do pedal e que faz o retorno do pedal. Com o partir do cabo a mola soltou-se e ue nao consigo perceber como a prender... qndo tiver acesso ao computador eu coloco uma imagem dessa mola
  • Responder #3   por SMAP em 18 Mai, 2014 18:46
  • Não sei se ajuda muito mas descobri mais umas imagens, algumas tem o sistema do 9-3 ja com embraiagem hidraulica em vez de cabo.

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
  • Responder #4   por guerreiro em 18 Mai, 2014 19:06
  • Mais uma vez obrigado SMAP. Não precisas de perder mais tempo com isto.. eu já percebi como se tem de fixar a mola.
    O pedal do meu é igual ao ferrugento da foto (mecanico) a mola que falo é a mola que aparece ao lado do pedal na 2a foto. Esta fica apenas encostada no topo onde encaixa o plastico do cabo da embraiagem, segundo tenho lido, é fundamental para os que tem cruise control para o pedal encostar no interruptor... nos que não tem não é "tão essencial" e pelos vistos o meu já deve ter levado um cabo novo porque a mola não se soltava com o partir do cabo, ainda mais porque partiu junto ao braço da caixa da embraiagem... os srs da Saab ou outros que montaram o cabo devem ter deixado a mola solta uma vez que o carro nao tem cruise control.
    A tourada toda vai ser um gajo de 1,80m e 90Kg a montar aquilo num espaço onde uma menina de 1,60 e 50kg ficava apertada!!!!! Mas prometo tentar tirar fotos e tentar mostrar como fazer....
  • Responder #5   por TesZero em 18 Mai, 2014 23:03
  • Se tiveres assim tão... apertadinho :P

    tira o banco do condutor :)

    Aguardamos fotos :)
  • Responder #6   por darioglv em 19 Mai, 2014 09:49
  • Novidades?
  • Responder #7   por guerreiro em 20 Mai, 2014 14:59
  • Por esta altura o cabo velho já foi removido... o novo está no local... mas ainda sem ser definitivamente colocado..
    Estive para comprar um de ajuste manual... mas acabei por comprar o original da Saab, com ajuste automático... segundo o sr Gaspar ao fim de uns km é normal sentirmos o pedal a pegar mto em baixo então temos de dar uns puxões no cabo para o mecanismo automatico funcionar!!! Nunca pensei que numa marca premium como a Saab as coisas funcionassem ao puxão!!!

    Neste momento só me apetece pegar numa marreta de uns 5kg e dar tanta marretada até ele ficar enfiado... tudo apertadissímo que quase nem as mão lá cabem.. quando mais conseguir ver o que estou a fazer!!!

    Após estes desabafos, o que me está a complicar mais a tarefa é conseguir colocar a tal mola do pedal no sitio (deve ter sido por isso que os anteriores "reparadores" a deixaram para baixo) porque o restante cabo está montado... só sei se está a funcionar bem depois de montar mesmo tudo e poder ligar o carro.

    Com a minha falta de experiência e como só consigo ir fazendo as coisas de manha cedo antes de vir para o trabalho... lá para o fim de semana espero ter acabado!
  • Responder #8   por TesZero em 20 Mai, 2014 15:04
  • Tem paciência, de alguma forma irás ganhando a experiência que falta e conseguirás resolver o problema :)

    Esperemos que seja de forma mais fácil e rápida :)

    Abraço
  • Responder #9   por guerreiro em 20 Mai, 2014 15:58
  • Obrigado pelo apoio Teszero! A pouco e pouco vai ficando tudo no sitio...
  • Responder #10   por TesZero em 20 Mai, 2014 16:00
  • Espero voltar a ver esse cabrio :)

    quem sabe no encontro nacional dia 21 de junho :D :D :D :D

  • Responder #11   por guerreiro em 20 Mai, 2014 16:32
  • Não me é fácil ir aos encontros... trabalho ao sábado e depois com mulher e filhota nunca é fácil organizar as coisas... mas um dia destes sem dúvida que irei :)
  • Responder #12   por TesZero em 20 Mai, 2014 16:46
  • Isso não é desculpa... :P

    como podes ver pelas fotos dos encontros... toda a gente tem esposa, marido e filhos.
    E muita gente trabalha aos sábados e por turnos.

    :D
  • Responder #13   por guerreiro em 21 Mai, 2014 10:24
  • Acho que é desta que vou usar a marreta!!!!!! :(||

    Novo capítulo...
    finalmente consegui montar tudo... com um gancho de arame feito por mim coloquei a mola do pedal no sitio... conectei o cabo da embraiagem no pedal... com a ajuda do cabo de um martelo fiz de alavanca e consegui encaixar o outro topo do cabo na alavanca da embraiagem no motor... montei tudo... experimento varias pedaladas com o carro parado parece-me normal...
    Arranco com o carro... embraiagem perfeita... a pegar mais ou menos a meio do curso do pedal... saio dou uma volta ao bairro onde engreno e desengreno varias velocidades... tudo perfeito...
    Páro o carro à porta da garagem para meter o C3 la dentro e trazer hoje este para o trabalho... volto a ligar... meto a marcha-atrás... quando vou para meter a primeira fico com o pedal da embraiagem mole e não deixa desengatar!!!!!
    Passei-me dos cornos!! Arranco à força a primeira... meto a marcha atras sem embraiagem sem nada e estaciono o carro.... sinceramente só não o atirei pelo barranco abaixo porque eu estava lá dentro!!!!!!

    Um cabo de embraiagem novo.... de origem... e o sistema de ajuste automatico falha assim logo nos primeiros metros que o carro anda!!?
    1º) como posso confiar em fazer uma viagem num carro assim!!??
    2º) acho que um dia destes o vou trocar por um Fiat velho e podre... sempre é mais fiável!!!!
  • Responder #14   por darioglv em 21 Mai, 2014 10:31
  • Há trabalhos assim.....creio que muitos de nós passamos por essas "estafas" e por vezes o melhor é fechar a garagem e vir no dia a seguir.......mas temos de ter calma.
    Pensa no que poderia ter sido.......o freio talvez se soltou?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Go to page:
You're not logged in

Navigation