AC faz calor??

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  • AC faz calor??   por karter em 22 Fev, 2017 05:09
  • Boas pessoal o AC dos saabs faz calor?
    O meu carro quando se trata de aquecer o habitáculo.... não faz grande calor e para desembaciar o vidro não é à custa do calor que faz, mas unicamente à custa do desumidificador que produz.
    O carro não produz grande calor mesmo com o ponteiro da temperatura a meio. Pelo que li na internet na generalidade dos carros é o liquido arrefecedor que quando quente o calor é transmitido para dentro do carro, mas li que nos carros de climas frios (saabs e volvos) as pessoas no inverno rigoroso não podem estar à espera que o motor aqueça para depois aquecer o habitáculo e então o AC produz logo calor. Alguém me confirma isto? acho que devo ter o AC descarregado.

    Outra coisa ainda neste tópico das temperaturas, como reage o vosso ponteiro da temperatura do motor? no meu se pegar e andar ele mantém-me sempre no mostrador entre o meio e mínimo (50% e 0% em 100%) mantendo-se mais a 25% se não andar para e arranca, se parar um bocado com ele ligado ele vai para os 45%.
  • Responder #1   por meteorologist em 22 Fev, 2017 09:54
  • Boas pessoal o AC dos saabs faz calor?
    O meu carro quando se trata de aquecer o habitáculo.... não faz grande calor e para desembaciar o vidro não é à custa do calor que faz, mas unicamente à custa do desumidificador que produz.
    O carro não produz grande calor mesmo com o ponteiro da temperatura a meio. Pelo que li na internet na generalidade dos carros é o liquido arrefecedor que quando quente o calor é transmitido para dentro do carro, mas li que nos carros de climas frios (saabs e volvos) as pessoas no inverno rigoroso não podem estar à espera que o motor aqueça para depois aquecer o habitáculo e então o AC produz logo calor. Alguém me confirma isto? acho que devo ter o AC descarregado.

    Outra coisa ainda neste tópico das temperaturas, como reage o vosso ponteiro da temperatura do motor? no meu se pegar e andar ele mantém-me sempre no mostrador entre o meio e mínimo (50% e 0% em 100%) mantendo-se mais a 25% se não andar para e arranca, se parar um bocado com ele ligado ele vai para os 45%.

    Olá   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn,

    Sim, o meu 9-5 faz frio e calor. Para desambaciar os vidros não demora mais do que 3/4 segundos.

    Corre um diagnóstico ao teu AC. Carregas em Auto+OFF ao mesmo tempo, passado um bocado, o visor do AC fica OFF ou aparece uns números? Se houver números, são códigos de erro que poderão ajudar a despistar o problema.

    Abraço,
    Tiago
  • Responder #2   por darioglv em 22 Fev, 2017 10:17
  • Sim o meu tambem faz um pouco de calor logo no inicio .
    Ligas o Acc e configures ambas as zonas para "LO" e depois desligas.....resolves o problema. Quanto ao ponteiro anda sempre no meio...  O0
  • Responder #3   por karter em 22 Fev, 2017 15:17
  • Carreguei no Auto + off e apareceu no Sid, "start engine configure ACC" e eu liguei o motor, então o ecrã do AC ficou maluco, aparece de um lado o 1º e do outro o 21º e não da para desligar, regular temperatura.......

    e agora? :)
  • Responder #4   por darioglv em 22 Fev, 2017 15:21
  • Carregas no off e desaparece tudo outra vez......
    1 e 21 sao erros

    1- Internal control module malfunction
    21 -  DC motor, air recirculation flap - open or short circuit

    Creio que tens que fazer   :(
  • Responder #5   por darioglv em 22 Fev, 2017 15:23
  • Responder #6   por darioglv em 22 Fev, 2017 15:29
  • E ve este tambem

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    o mal deve de vir de um destes....
  • Responder #7   por meteorologist em 22 Fev, 2017 16:11
  • Tal como Dário referiu o diagnóstico do teu sistema de AC encontrou erros... :(
  • Responder #8   por karter em 22 Fev, 2017 18:57
  • Que parvo, nem pensei que os números seriam o código do erro, he he
    Realmente ele na altura ficou com os erros mas depois ao andar com o carro o visor do AC ficou com uma aparência normal, sem erros.
    Se carregar auto + off sem tirar ele põem-se  afazer o check ao sistema não é? aumenta a velocidade o ar alterna as saídas de ar.....

    RRRRRRRRR, o pior receio...
    Já tinha lido o teu DNY acerca da mudança das peças partidas dos flaps e não tinha vontade nenhuma de fazer isso....
    O 21 é então em principio as peças partidas e o 1 é a dizer que existe 1 erro?

    Obrigado
    Já estou mais esclarecido
  • Responder #9   por darioglv em 22 Fev, 2017 21:43
  • Não....tens 2 erros , o 1 e o 21

    A defenição dos erros está em cima....só vendo , mas deve de ser os motores e os flaps.....
  • Responder #10   por karter em 23 Fev, 2017 20:25
  • Afinal também tenho o erro 8 do segundo link que puseste.
    Fiz o teste com mais calma e mantendo premido auto+off mais tempo e apareceu 1-21 e 2-08

    Tenho igualmente os teus 2 problemas.

    Mas mantém-se a pergunta, é o AC que faz calor ou é a sofagem quando quente que aquece o habitáculo.
    E suposto mesmo que o meu Ac esteja carregado e a funcionar bem, que não me chegue calor ao habitáculo devido ao não movimento das alhetas?

    Gracias
  • Responder #11   por darioglv em 24 Fev, 2017 08:36
  • "Se possivelmente" tens as pecas plasticas partidas , o flap principal pode ter ficado na posicao quente , e dai queixares da situacao.....
  • Responder #12   por Rui em 24 Fev, 2017 11:46
  • Tentando responder à questão inicial do tópico: dos sistemas de ar condicionado em automóvel, não conheço nenhum que produza calor. Portanto, em princípio, a resposta à questão inicial é: o AC dos nossos automóveis não permite produzir ar quente.

    Agora a explicação para o que digo acima: para não entrar em muitos detalhes, direi apenas que existem 2 tipos de sistema de ar condicionado: convencional e inverter. Aquele a que chamei convencional, está projetado para fazer sempre o mesmo trabalho: transportar calor (energia) num sentido único (dentro-fora ou fora-dentro). Nos sistemas inverter, é possível inverter o funcionamento do sistema, ou seja, posso pô-lo a transportar calor de dentro para fora ou, se quiser, inverter e passar a transportar o calor de fora para dentro.
    Como os automóveis já têm um sistema de aquecimento - através dos fluídos de arrefecimento do motor - não compensa estar a montar um sistema mais caro de AC que acaba por ser redundante.
    É certo que podemos ligar o AC + aquecimento, o que deixa o AC a funcionar apenas como evaporador, ajudando a remover a humidade no ar no interior do veículo. Mas o calor vem do motor do veículo, não do AC propriamente.
    Claro que nos países muito frios foram desenvolvidos sistemas auxiliares de aquecimento diversos, alguns dos quais presentes nos nossos SAAB. No meu caso concreto, o carro tem um queimador de gasóleo, que se liga a baixas temperaturas e que permite por um lado ter calor no sistema de climatização mais cedo e por outro ajuda mesmo a aquecer o motor, porque o fluído aquecido é o mesmo. Também sei que havia um aquecedor elétrico opcional, mas nunca vi nenhum.

    Rui Ribeiro

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