Reforço de caixas de velocidade de 9000

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  • Reforço de caixas de velocidade de 9000   por SMAP em 07 Jan, 2013 23:52
  • Se na eventualidade de terem que reparar a caixa de velocidades do vosso SAAB 9000 falem com o vosso mecanico para fazer estas alterações de reforço.

    1. alteração - anilha de esmagamento - crush sleeve

    O Part number que a SAAB tem para os 9000 é este

    Article : Sleeve (antiga, cilindro e anilha não conica)
    PartNo : 8734477
    Usage : 1998-2002

    O Part number que a SAAB tem para os 9-3 SS (caixa mais resistentes e que aguentam mais binario) e 9-5 (apartir de 2006)

    Article : Sleeve (Nova, cilindro e anilha conica)
    PartNo : 55352125
    Usage : 2003-

    Se pedirem a um revendedor autorizado de peças pela anilha de esmagamento quando ele for ver no EPC vai-vos indicar a peça antiga, nunca a nova pois é isso que esta no EPC. Peçam sempre o novo Part Number mesmo que vos digam que não é o indicado.

    Peça nova é a da esquerda
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    ao usarem a antiga o que acontece muitas vezes é ela partir e pronto la vai a caixa para o lixo

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    2. alteração - reforço da 3 velocidade

    Para reforçarem a 3 velocidade tem que levar o veio primario a um torneiro para ele tirar o excesso que la esta, desta forma podem montar a anilha (miolo) que ja é uma melhoria introduzida nas caixas dos 9-3 / 9-5

    Part Number da anilha é o 90490955

    Veio dos 9000 é o de cima, Veio dos 9-3/9-5 é o debaixo
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    a anilha propriamente dita
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    peça numero 7, os 9000 so tem o freio de origem (peça 8 )
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    3. alteração reforço do aperto peça 4 no desenho (não sei o nome)

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    O principal problema é que a peça é simplesmente apertada por um parafuso, e a rosca do parafuso fica a tocar na peça. A rosca vai-se desgastando e por consequinte vai ganhar folga.

    A forma de ultrapassar este problema é abrir um buraco mais largo para introduzir um casquilo e apertar depois o parafuso dentro do casquilo.

    Parfuso e Buraco Original

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    Varias fotos do processo de reforço
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    Informação recolhida online
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - Nick Taliaferro
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - Faero
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  • Responder #1   por teco em 08 Jan, 2013 00:01
  • esquece os meus comentários sobre a velinha pela tua transmissão  :)))

    BTW EXCELENTE (e o tes que faça quando arranjar uma, já agora, sabes quantos mm's furaram em cada coisa? assim passava a instruções exactas)

    abraços
  • Responder #2   por SMAP em 08 Jan, 2013 00:06
  • esquece os meus comentários sobre a velinha pela tua transmissão  :)))

    BTW EXCELENTE (e o tes que faça quando arranjar uma, já agora, sabes quantos mm's furaram em cada coisa? assim passava a instruções exactas)

    Não faço a minima, dei as instruções a quem me reparou a caixa em quem em confio plenamente
  • Responder #3   por Guest em 08 Jan, 2013 00:07
  • Claro que tinha de demorar... Isso ficou  O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0 E assim já podes "carregar" á vontade... É um dos upgrades futuros ao Aero Kamuma :D

    Abraço
  • Responder #4   por SMAP em 08 Jan, 2013 00:09
  • Se aos reforços que mencionem adicionarem o LSD da quaiffe evitam ainda mais problemas de caixa pois a transmissao sofre muito menos pois nao tem perdas/ganhos bruscas/os de tracção
  • Responder #5   por SMAP em 08 Jan, 2013 00:12
  • Esqueçi-me de mencionar que a alteração 1 tambem é valida para:
    - 9-3 ate 2002
    - 9-5 ate 2005

    a alteração 3 é valida para todas as caixas de velocidade SAAB
  • Responder #6   por TesZero em 08 Jan, 2013 08:40
  • so me faltou uma informação...
    Na abertura da caixa sabes quais as peças que se deve de mudar de desgaste?
    tipo a porca do final, anilhas sincronizadoras, etc?

    isto para encomendar tudo de uma vez como tínhamos falado.

    já tinha saudades de ler um post útil :D

    Resta salientar apenas que este serviço é mais de prevenção do que de reforço...
    tendo em conta que os maiores problemas nestas caixas não é elas serem fracas e aguentarem pouco binário... mas sim as folgas que ganham que faz com que partam...

    Muita atenção à porca que aperta no veio principal... se desmontarem é necessário confirmar que esteja bem apertada e se possível colocar cola ou freio para que não desaperte...

    Abraço
  • Responder #7   por SMAP em 08 Jan, 2013 08:44
  • so me faltou uma informação...
    Na abertura da caixa sabes quais as peças que se deve de mudar de desgaste?
    tipo a porca do final, anilhas sincronizadoras, etc?

    Cada caixa é um caso, e o que tem que ser mudado não é linear. O mecanico que faz a reparação tem que avaliar o que é necessario
  • Responder #8   por Nicodemus em 08 Jan, 2013 13:24
  • Hummm... ah caralh.... aííí!!! anda um gajo sempre com o coração na mão por causa da caixa... finalmente uma maneira de reforçar! yooooohooooooooo!! parabens e obrigado Smap!!!

    Caixa reforçada... óleo sintético... embreagem Viggen... hummmmm...  :) :) :) :) :)
  • Responder #9   por SMAP em 08 Jan, 2013 23:41
  • Caixa reforçada... óleo sintético... embreagem Viggen... hummmmm...  :) :) :) :) :)

    Ja te disse anteriormente, a embraigem do Viggen aguenta 450 Nm a mesma coisa que a embraigem original que tens
  • Responder #10   por SMAP em 09 Jan, 2013 00:30
  • Ja agora para qual a função da anilha de esmagamento eu explico.

    A anilha de esmagamento serve para manter a afinação de todos os carrectos do veio primario, e apertada com um valor em Nm quando se esta a afinar a caixa.

    Claro que conseguem perceber que quando a mesma parte e fica no estado da foto em baixo todos os componentes da caixa ficam com folga que leva a destruição da caixa de velocidades

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  • Responder #11   por TesZero em 24 Mai, 2013 14:32
  • Boas.
    Uma dúvida...
    Não a vou tirar por Pm ou mail porque pode ser a futura dúvida de outro membro...
    Só para ver se percebi...

    A "Anilha" que tu referes que devemos actualizar:

    Article : Sleeve (Nova, cilindro e anilha conica)
    PartNo : 55352125
    Usage : 2003-


    na Verdade é um kit, certo (conforme sublinhado na discrição)?
    O cilindro e aquela outra "peça em cima":

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    E... essa tal "peça em cima" que será a anilha cónica, após esmagada então fica com o aspecto real de uma anilha da próxima foto, certo?:

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    Se alterou a anilha, tamanho e até é preciso levar o veio ao torneiro...
    não alterou a força e graus de aperto?

    Sei que a parte fulcral da boa reparação destas caixa é aperto da porca final, sei que é preciso uma balança e chave própria (pelo que sei só ha 2 cá no norte, salvo o erro)...
    Se assim é... a força de aperto não será alterada com materiais diferentes?

    Abraço
  • Responder #12   por SMAP em 24 Mai, 2013 16:00
  • Boas.
    Uma dúvida...
    Não a vou tirar por Pm ou mail porque pode ser a futura dúvida de outro membro...
    Só para ver se percebi...

    A "Anilha" que tu referes que devemos actualizar:

    Article : Sleeve (Nova, cilindro e anilha conica)
    PartNo : 55352125
    Usage : 2003-


    na Verdade é um kit, certo (conforme sublinhado na discrição)?
    O cilindro e aquela outra "peça em cima":

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    Sim encomendas um Part Number que é o conjunto do cilindro e da anilha


    E... essa tal "peça em cima" que será a anilha cónica, após esmagada então fica com o aspecto real de uma anilha da próxima foto, certo?:

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    A peça da desta foto nao tem nada que ver com a anterior isso é uma anilha que existe nas caixas de 9-3/9-5 mas que não existe nas caixas de 9000. Para pores essa anilha que vai reforçar o carreto da 3ª velocidade teras que levar o veio a um torneiro para ele alterar para poderes usar a anilha


    Se alterou a anilha, tamanho e até é preciso levar o veio ao torneiro...
    não alterou a força e graus de aperto?

    Sei que a parte fulcral da boa reparação destas caixa é aperto da porca final, sei que é preciso uma balança e chave própria (pelo que sei só ha 2 cá no norte, salvo o erro)...
    Se assim é... a força de aperto não será alterada com materiais diferentes?

    A força de apero sera a mesma, nao muda. Mas pelo que me lembro isso nao tem um aperto certo, tem uns valores entre os quais deves de apertar e quem esta a montar a caixa tem que perceber se esta a apertar de mais ou não tendo em conta o trabalhar dos carretos.
  • Responder #13   por Nicodemus em 24 Mai, 2013 18:06
  • Fontes seguras, do qual não divulgarei o nome (Veloso) disse-me que todo o segredo da caixa do 9000 é o aperto, que tem que ser apertada numa balança própria a 1.5kg, caso contrário, se for demasiada apertada, dá caca dura, se não for suficientemente apertada, tambem dá caca da grossa, depois de apertada não se pode desapertar nada, senão o cónico, que já está esmagado, não vai ficar sobre pressão e dar folga anormal a caixa. Má manutenção de caixa fez com que o fp9000 partisse a fm57101 do ex-aero dele.

    Já ando a cheiricar sobre o assunto porque vou ter que rever a sincro na minha...  ;)

    Abraços
  • Responder #14   por SMAP em 24 Mai, 2013 23:02
  • Fontes seguras, do qual não divulgarei o nome (Veloso) disse-me que todo o segredo da caixa do 9000 é o aperto, que tem que ser apertada numa balança própria a 1.5kg, caso contrário, se for demasiada apertada, dá caca dura, se não for suficientemente apertada, tambem dá caca da grossa, depois de apertada não se pode desapertar nada, senão o cónico, que já está esmagado, não vai ficar sobre pressão e dar folga anormal a caixa. Má manutenção de caixa fez com que o fp9000 partisse a fm57101 do ex-aero dele.

    Sim, mas aqui trata-se de um sistema mais recente usado nas caixas de 9-5 apartir de 2006 e usado em todas as caixas de 9-3 SS.

    O sistema antigo no meu entender (e no de muita gente) não é tão bom quanto o mais recente, dai ter usado o sietma mais recente na reconstrução da FM57 que tenho no meu 9000

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