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SAAB 9000 - Altura da suspensão traseira

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TesZero:

O Problema:

Penso que todos os proprietários de um qualquer modelo de SAAB 9000, seja ele da primeira geração de 1986 ou da ultima geração em 1998 já reparou que a suspensão traseira é sempre mais baixa que a suspensão fontal.
Isto nossa-se bem com o carro parado em plano mas agrava-se bastante mais quando temos o depósito de combustível cheio ou simplesmente alguém se senta nos bancos traseiros.
Mais chato se torna quando vamos de viagem ou às compras e andamos quase com a traseira no chão e a frente no ar.

Exemplo de duas fotos com 2 modelos de SAAB 9000 em que podem ver a altura do pneu à cava da roda:

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A Solução que encontramos até a data mas que falha:

A solução conhecida e usada pela maioria das pessoas, tal como eu e como o smap é esta:
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Que consiste em montar um espaçador em Poliuretano que irá levantar a suspensão traseira.

Aqui deixo fotos do que tenho montado no meu carro:
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Aqui como fica encaixado na mola:
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Montado no sitio:
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Andei cerca de 4 anos com estes espaçadores, o problema é que neste momento a minha traseira está novamente mais baixa que a frente :P
A borracha começou a ceder e desfez-se... Em novos eram muito bonitos como vêm nas fotos, quando os passei para o lpt já não tinham nada bom aspecto...

A justificação para o mal funcionamento deles, alem do material de construção ser de elevado desgaste, é o local onde é aplicado...

Este espaçador é aplicado na parte de baixo da mola onde o encaixe não é horizontal, ou seja, conforme a compressão da mola ele tem que ceder, desgastando conforme o ângulo do movimento da suspensão:

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Ou seja...
é uma questão de tempo até estes espaçadores se desgastarem e voltarem ao que tinham antigamente...
35€ mais ao menos que paguei por eles com os portes... pró lixo :P

Abraço

SMAP:
Nos meus a borracha foi cortada em baixo para ficarem com a forma dos originais

TesZero:
A solução que encontrei é a que é usada para alterar a suspensão nos todo-terreno.
Realmente com bastante mais resistência, segurança e durabilidade...

Em vez de fazer o espaçador em um material mole, fiz em teflon, bastante mais duro e resistente, usando as borrachas de absorção de vibrações originais.
Aliás... passo a usar todo o sistema original, alteando apenas o suporte onde a mola encaixa.

Os dois suportes (um para cada mola) vistos de cima:
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Os dois suportes (um para cada mola) vistos de baixo:
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Uma explicação para saberem como funciona o sistema acima representado pelo desenho para perceberem a diferença de desgaste da peça estando em cima ou em baixo da mola.

Isto é uma mola traseira de um saab 9000:
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esta é a parte de cima da mola que, como podem ver, é "plana". O topo praticamente que fecha fazendo um circulo, pois o encaixe no chassis é circular:
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Esta é a parte de baixo da mola, como é bastante mais larga e elíptica, fica uniforme. motivo pelo qual a mola não se segura direita se pousada no chão:
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Estas são as borrachas anti-vibração e de apoio das molas originalmente montadas. A do lado esquerdo encaixa na parte de baixo, como podem ver não é plana. A do lado direito encaixa na parte superior da mola, é a direito:
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Assim é como as borrachas ficam montadas na mola:
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Assim é como a mola assenta no braço oscilante:
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Aqui é onde vai encaixar a parte superior da mola no chassis:
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Como podem ver a parte de cima do apoio que fiz em teflon imita o apoio do chassis, fazendo com que encaixe perfeitamente na mola:
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E a parte de baixo encaixa certo no encaixe do chassis, servindo de espaçador entre o encaixe superior da mola e o chassis:
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Aqui o exemplo do espaçador montado na mola:
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E aqui uma foto do sistema montado no sítio. mola, espaçador em teflon, borracha original:
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Abraço

TesZero:
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogInNos meus a borracha foi cortada em baixo para ficarem com a forma dos originais

--- Fim de Citação ---

Ela com a pressão da mola ganha a forma, o braço oscilante é praticamente plano na base.
Não sei se as tuas tendo sido cortadas, depois com a pressão, não estejam piores que as minhas mesmo com menos quilómetros.
Eu fiz cerca de 120.000 kms com as minhas.

Abraço

teco:
Pior com gpl... Mandei vir molas de rebaixamento para nada

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