Notícias:

Almoço de Natal Nacional SaabsPortugal 2017 / Encontro Mensal Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Welcome to SAABsPORTUGAL. Please login or sign up.

275 Visitantes, 0 Utilizadores

SAAB 9000 - Altura da suspensão traseira

Iniciado por TesZero, 28 de Agosto de 2013, 18:14

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

TesZero


O Problema:

Penso que todos os proprietários de um qualquer modelo de SAAB 9000, seja ele da primeira geração de 1986 ou da ultima geração em 1998 já reparou que a suspensão traseira é sempre mais baixa que a suspensão fontal.
Isto nossa-se bem com o carro parado em plano mas agrava-se bastante mais quando temos o depósito de combustível cheio ou simplesmente alguém se senta nos bancos traseiros.
Mais chato se torna quando vamos de viagem ou às compras e andamos quase com a traseira no chão e a frente no ar.

Exemplo de duas fotos com 2 modelos de SAAB 9000 em que podem ver a altura do pneu à cava da roda:

The selected media item is not currently available.

The selected media item is not currently available.

__________________________________________________________________________

A Solução que encontramos até a data mas que falha:

A solução conhecida e usada pela maioria das pessoas, tal como eu e como o smap é esta:
Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Que consiste em montar um espaçador em Poliuretano que irá levantar a suspensão traseira.

Aqui deixo fotos do que tenho montado no meu carro:
The selected media item is not currently available.

Aqui como fica encaixado na mola:
The selected media item is not currently available.

Montado no sitio:
The selected media item is not currently available.

The selected media item is not currently available.

Andei cerca de 4 anos com estes espaçadores, o problema é que neste momento a minha traseira está novamente mais baixa que a frente :P
A borracha começou a ceder e desfez-se... Em novos eram muito bonitos como vêm nas fotos, quando os passei para o lpt já não tinham nada bom aspecto...

A justificação para o mal funcionamento deles, alem do material de construção ser de elevado desgaste, é o local onde é aplicado...

Este espaçador é aplicado na parte de baixo da mola onde o encaixe não é horizontal, ou seja, conforme a compressão da mola ele tem que ceder, desgastando conforme o ângulo do movimento da suspensão:

The selected media item is not currently available.

Ou seja...
é uma questão de tempo até estes espaçadores se desgastarem e voltarem ao que tinham antigamente...
35€ mais ao menos que paguei por eles com os portes... pró lixo :P

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

SMAP

Nos meus a borracha foi cortada em baixo para ficarem com a forma dos originais
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

TesZero

A solução que encontrei é a que é usada para alterar a suspensão nos todo-terreno.
Realmente com bastante mais resistência, segurança e durabilidade...

Em vez de fazer o espaçador em um material mole, fiz em teflon, bastante mais duro e resistente, usando as borrachas de absorção de vibrações originais.
Aliás... passo a usar todo o sistema original, alteando apenas o suporte onde a mola encaixa.

Os dois suportes (um para cada mola) vistos de cima:
The selected media item is not currently available.

Os dois suportes (um para cada mola) vistos de baixo:
The selected media item is not currently available.

Uma explicação para saberem como funciona o sistema acima representado pelo desenho para perceberem a diferença de desgaste da peça estando em cima ou em baixo da mola.

Isto é uma mola traseira de um saab 9000:
The selected media item is not currently available.

esta é a parte de cima da mola que, como podem ver, é "plana". O topo praticamente que fecha fazendo um circulo, pois o encaixe no chassis é circular:
The selected media item is not currently available.

Esta é a parte de baixo da mola, como é bastante mais larga e elíptica, fica uniforme. motivo pelo qual a mola não se segura direita se pousada no chão:
The selected media item is not currently available.

Estas são as borrachas anti-vibração e de apoio das molas originalmente montadas. A do lado esquerdo encaixa na parte de baixo, como podem ver não é plana. A do lado direito encaixa na parte superior da mola, é a direito:
The selected media item is not currently available.

Assim é como as borrachas ficam montadas na mola:
The selected media item is not currently available.

Assim é como a mola assenta no braço oscilante:
The selected media item is not currently available.

Aqui é onde vai encaixar a parte superior da mola no chassis:
The selected media item is not currently available.

Como podem ver a parte de cima do apoio que fiz em teflon imita o apoio do chassis, fazendo com que encaixe perfeitamente na mola:
The selected media item is not currently available.

E a parte de baixo encaixa certo no encaixe do chassis, servindo de espaçador entre o encaixe superior da mola e o chassis:
The selected media item is not currently available.

Aqui o exemplo do espaçador montado na mola:
The selected media item is not currently available.

E aqui uma foto do sistema montado no sítio. mola, espaçador em teflon, borracha original:
The selected media item is not currently available.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

TesZero

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
Nos meus a borracha foi cortada em baixo para ficarem com a forma dos originais

Ela com a pressão da mola ganha a forma, o braço oscilante é praticamente plano na base.
Não sei se as tuas tendo sido cortadas, depois com a pressão, não estejam piores que as minhas mesmo com menos quilómetros.
Eu fiz cerca de 120.000 kms com as minhas.

Abraço

SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

teco

Pior com gpl... Mandei vir molas de rebaixamento para nada
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

TesZero

Sim... Ainda pior a Gpl...
Eu coloquei os espaçadores mais por esse motivo no Fosco...

Não mandaste vir as molas de rebaixamento para nada, aliás, fizeste bem...
Ficares com molas desportivas à frente e normais a trás é mau compromisso (já usei antes de ter os espaçadores)

O que tu precisas é dos espaçadores que publiquei em cima no ultimo post e de espaçadores nos amortecedores.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

husby67

Boas
Sabem aonde se pode encomendar os ditos??''
  • Toyota 4Runner SR5 V6 1994 Bigfoot
  • Saab 9000 2.0 CSE 1993
  • Opel Vectra B 1.7 TD 1997
  • Yamaha GTS 1000 1994
  • Moto-Guzzi Café -Racer Projecto

TesZero

Já existem algumas encomendas, amanha crio o tópico com a informação e custos.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

TesZero

O link directo para quem precisar:

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

darioglv

se vi bem o Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se  tambem vende isto isto???

E Sim Ze....com a mala personalizada a traseira desceu um pouco....
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Guest

Os meus espaçadores foi o Teszero que arranjou... Mas ele anda Offline :(

Abraço

mferraz

Eu tenho os espassadores que o Teszero arranjou
  • Saab 9000 CSE 2.0t 1997: :9000CS:
  • Smart fortwo Passion
  • Atom Storm 125cc
  • ex Mercedes Benz 190 de 1988 ( destruido em combate)

darioglv

e se bem entendi isso leva 2 por mola (em cima e em baixo certo?
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Guest


SMAP

Mudei a conversa para aqui pois não tem sentido continuarem no topico do Jose se é deste espaçador que se trata
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL