Tenho um motor de 210cv em vez de 150cv como pensava???!

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  • Tenho um motor de 210cv em vez de 150cv como pensava???!   por Galante em 29 Jan, 2016 14:27
  • Boa tarde!

    Preciso de ajuda do pessoal especializado aqui do fórum.
    Como disse há uns 3 meses atrás, comprei um Saab 9-3 1.8T Aero 2003 que o adaptei a GPL. Já anda a GPL e estou super satisfeito com a máquina. :)

    Contudo hoje num folhear do livro do carro para passar tempo enquanto aguardava uma marcação, deparei-me com o significado do nº chassis. Fui ver o número do carro e pimba, grande intriga criada?! ???
    O nº é: YS3FH46YX31037636, segundo o qual e de acordo com as regras, o carro é um 9-3, versão Aero e com o motor 2.0 turbo??? :o Será possível isto? :o
    Pode ter sido feito o registo do carro numa versão inferior?

    Como posso tirar as dúvidas??? Tentei ver o nº motor, mas não é fácil, pois parte do nº não consigo ver. Terei de fazer teste potência?
    O facto do carro estar a GPL tira potência, mas mesmo assim e tendo como comparação um BMW 320TD 150cv que tive, a coisa não é muito diferente. A gasolina, sempre 95, tem mais força, mas 210cv??? Não sei, acho muito....

    Agradeço ajuda.
    Obrigado
  • Responder #1   por meteorologist em 29 Jan, 2016 14:35
  • Olá,

    Eu recordo-me da sua apresentação.
    Na altura a questão de ter referido ser um 1.8T levantou estranheza por a saab não ter nesse modelo motores 1.8l, muito menos 1 aero.
    A ser um aero teria que ser 1 2.0T.

    Poderá confirmar a informação no VIN do saabsportugal:
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Abraço,
    Tiago
  • Responder #2   por Galante em 29 Jan, 2016 14:40
  • Meteorologist,
    Já confirmei e confirma-se o que disse: Versão Aero, 207cv de 2003

    Será que ao contrário do ditado, comprei lebre por gato?!!!
  • Responder #3   por Guest em 29 Jan, 2016 14:45
  • Sim... Foi isso. Os Aero são 2.0 :)

    Abraço
  • Responder #4   por meteorologist em 29 Jan, 2016 14:50
  • Acho estranho é quem lhe vendeu o carro não saber o que estava a vender...
    Porra, um aero?? O motor não terá sido mudado? Será que o código do motor bate certo com o que está no VIN?

    Não acredito muito em comprar lebre por gato. O carro não terá sido batido ou o motor danificado e trocado por 1 outro menos potente?

    Abraço,
    Tiago
  • Responder #5   por darioglv em 29 Jan, 2016 14:54
  • No meu caso foi o contrario....o vendedor estava a vender um 2.0T de 150cv e o carro era um 2.3t de 170cv's ..  ;) ;) ;)
  • Responder #6   por SMAP em 29 Jan, 2016 17:23
  • O motor é um 2.0T (8 digito é um Y)

    Para alem do nosso VIN decoder podes confirmar no manual do 9-3 de 2003 -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - na pagina 247.

    Vais la encontrar isto
    8 Engine variant __
    S = 2.0t
    Y = 2.0 Turbo

    Na pagina 240 encontras isto

    2.0t Ecopower
    Rating, EEC at 5500 rpm ____________ 175 hp (129 kW)
    Maximum torque, EEC at 2500 rpm____ 195 ft.lb. (265 Nm)
    Compression ratio__________________ 9.5:1
    2.0 Turbo Ecopower
    Rating, EEC at 5500 rpm ____________ 210 hp (147 kW)
    Maximum torque, EEC at 2500 rpm____ 221 ft.lb. (300 Nm)
    Compression ratio__________________ 9.5:1

    O nivel de equipamento é Aero (5 digito é H), na pagina 247 encontras isto

    5 Model series ___
    B = 9-3 Linear
    D = 9-3 Arc
    F = 9-3 Vector

    Embora não esteja lá o H eu sei que é Aero, e tens a certeza que não é nenhum dos outros niveis de equipamento
  • Responder #7   por SMAP em 29 Jan, 2016 17:26
  • Se sentes falta de cavalos podes ter o turbo "avariado" a não fazer pressão suficiente
  • Responder #8   por rodinhas em 29 Jan, 2016 18:42
  • Num 9-3 não sei mas num 9000 de 150cv para 210cv vai uma grande diferença.......

    mas se não achas grande diferença de um bmw 150cv diesel é porque não tem 210cv.......
  • Responder #9   por Lfteixeira em 29 Jan, 2016 20:11
  • Existiram estas versões:
     - 1.8i (130cv motor 1800 atmosferico)
     - 1.8t (150cv motor 2000 turbo)
     - 2.0t (175cv motor 2000 turbo)
     - 2.0T (210cv motor 2000 turbo)

    O teu VIN diz que o teu carro veio de fabrica com um 2.0T de 210cv (B207R).

    Esses cavalos fazem-se bem sentir, pelo que o mais certo é uma de duas coisas:
     - Ou o anterior proprietário trocou de motor
     - Ou tens problemas no motor


    Finalmente esta afirmação é completamente errada nos carros turbinados:
    "...O facto do carro estar a GPL tira potência..."

    Fiz testes de potencia ao meu, ainda original, a GPL e Gasolina, e ele teve melhor comportamento a GPL.

    Boa sorte.
  • Responder #10   por Galante em 29 Jan, 2016 22:20
  • Boa noite!

    Desde já obrigado pelas respostas!

    O carro não tem aspeto de ter batido, muito menos de ter trocado o motor. Tem livro de revisões completo e lógico em termos de progressão dos kilometros.
    O carro foi registado desde novo como um 1.8t? Porquê? Não poderão terem-se enganado propositadamente?

    Relativamente á potência, é um facto que ando sempre em baixas pois estava habituado a carro diesel o que me poderá dar ideia de menos potência.  Também é certo que já andei num Mercedes Clk 170cv e sem sombra de dúvidas puxava bem pior fo que este...
    Não sei... para esclarecer só banco de potência. :-)
  • Responder #11   por SMAP em 29 Jan, 2016 22:23
  • Não sei... para esclarecer só banco de potência. :-)

    Nada disso ...

    Para esclarecer basta veres o Part Number da centralina e do turbo
  • Responder #12   por Galante em 29 Jan, 2016 22:31
  • Não sei... para esclarecer só banco de potência. :-)

    Nada disso ...

    Para esclarecer basta veres o Part Number da centralina e do turbo
    Boa... Onde posso ver isso?
  • Responder #13   por Galante em 30 Jan, 2016 10:35
  • Num 9-3 não sei mas num 9000 de 150cv para 210cv vai uma grande diferença.......

    mas se não achas grande diferença de um bmw 150cv diesel é porque não tem 210cv.......

    Tive a ver os dados técnicos do motor 1.8T(150CV) e do 2.0T(210cv) e cada vez mais acho que provavelmente o meu motor é mesmo o de 210cv.  :D O motor 1.8T faz 10,2seg dos 0-100km/h coisa que o meu Ibiza TDI também fazia e só com 110cv. Sem dúvida que o meu carro é mais rápido do que o meu saudoso Ibiza.
    Depois o meu antigo BMW 320TD compact 150cv fazia  0-100km/h em 8,7seg, muito bom mesmo. Muito malta que andou naquele carro ficava surpreendido com o andar dele. Até o meu mecânico que é um tipo hiper-preparado dizia que o bicho tinha mais de 150cv. Comparativamente, o 2.0T 210cv faz 7,9seg dos 0-100km/h, nada de muito diferente do BMW...
    Sim, e talvez este seja algo mais rápido. ;)
    Estou ansioso por tirar esta dúvida de uma vez...
  • Responder #14   por rodinhas em 30 Jan, 2016 15:12
  • Dos 0-100km/h talvez não seja o melhor exemplo..... dos 100- 200km/h do bmw 320d para um 2.0t 210cv vais notar muitos segundos de diferença  ;)

    O-100 é relativo as diferenças são bem mais curtas, conta muito a relação peso potencia.


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