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Boa tarde!
Preciso de ajuda do pessoal especializado aqui do fórum.
Como disse há uns 3 meses atrás, comprei um Saab 9-3 1.8T Aero 2003 que o adaptei a GPL. Já anda a GPL e estou super satisfeito com a máquina.
Contudo hoje num folhear do livro do carro para passar tempo enquanto aguardava uma marcação, deparei-me com o significado do nº chassis. Fui ver o número do carro e pimba, grande intriga criada?!
O nº é: YS3FH46YX31037636, segundo o qual e de acordo com as regras, o carro é um 9-3, versão Aero e com o motor 2.0 turbo??? Será possível isto?
Pode ter sido feito o registo do carro numa versão inferior?
Como posso tirar as dúvidas??? Tentei ver o nº motor, mas não é fácil, pois parte do nº não consigo ver. Terei de fazer teste potência?
O facto do carro estar a GPL tira potência, mas mesmo assim e tendo como comparação um BMW 320TD 150cv que tive, a coisa não é muito diferente. A gasolina, sempre 95, tem mais força, mas 210cv??? Não sei, acho muito....
Agradeço ajuda.
Obrigado -
Olá,
Eu recordo-me da sua apresentação.
Na altura a questão de ter referido ser um 1.8T levantou estranheza por a saab não ter nesse modelo motores 1.8l, muito menos 1 aero.
A ser um aero teria que ser 1 2.0T.
Poderá confirmar a informação no VIN do saabsportugal:
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Abraço,
Tiago
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Meteorologist,
Já confirmei e confirma-se o que disse: Versão Aero, 207cv de 2003
Será que ao contrário do ditado, comprei lebre por gato?!!! -
Sim... Foi isso. Os Aero são 2.0
Abraço -
Acho estranho é quem lhe vendeu o carro não saber o que estava a vender...
Porra, um aero?? O motor não terá sido mudado? Será que o código do motor bate certo com o que está no VIN?
Não acredito muito em comprar lebre por gato. O carro não terá sido batido ou o motor danificado e trocado por 1 outro menos potente?
Abraço,
Tiago
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No meu caso foi o contrario....o vendedor estava a vender um 2.0T de 150cv e o carro era um 2.3t de 170cv's ..
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O motor é um 2.0T (8 digito é um Y)
Para alem do nosso VIN decoder podes confirmar no manual do 9-3 de 2003 - Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - na pagina 247.
Vais la encontrar isto
8 Engine variant __
S = 2.0t
Y = 2.0 Turbo
Na pagina 240 encontras isto
2.0t Ecopower
Rating, EEC at 5500 rpm ____________ 175 hp (129 kW)
Maximum torque, EEC at 2500 rpm____ 195 ft.lb. (265 Nm)
Compression ratio__________________ 9.5:1
2.0 Turbo Ecopower
Rating, EEC at 5500 rpm ____________ 210 hp (147 kW)
Maximum torque, EEC at 2500 rpm____ 221 ft.lb. (300 Nm)
Compression ratio__________________ 9.5:1
O nivel de equipamento é Aero (5 digito é H), na pagina 247 encontras isto
5 Model series ___
B = 9-3 Linear
D = 9-3 Arc
F = 9-3 Vector
Embora não esteja lá o H eu sei que é Aero, e tens a certeza que não é nenhum dos outros niveis de equipamento -
Se sentes falta de cavalos podes ter o turbo "avariado" a não fazer pressão suficiente
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Num 9-3 não sei mas num 9000 de 150cv para 210cv vai uma grande diferença.......
mas se não achas grande diferença de um bmw 150cv diesel é porque não tem 210cv....... -
Existiram estas versões:
- 1.8i (130cv motor 1800 atmosferico)
- 1.8t (150cv motor 2000 turbo)
- 2.0t (175cv motor 2000 turbo)
- 2.0T (210cv motor 2000 turbo)
O teu VIN diz que o teu carro veio de fabrica com um 2.0T de 210cv (B207R).
Esses cavalos fazem-se bem sentir, pelo que o mais certo é uma de duas coisas:
- Ou o anterior proprietário trocou de motor
- Ou tens problemas no motor
Finalmente esta afirmação é completamente errada nos carros turbinados:
"...O facto do carro estar a GPL tira potência..."
Fiz testes de potencia ao meu, ainda original, a GPL e Gasolina, e ele teve melhor comportamento a GPL.
Boa sorte.
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Boa noite!
Desde já obrigado pelas respostas!
O carro não tem aspeto de ter batido, muito menos de ter trocado o motor. Tem livro de revisões completo e lógico em termos de progressão dos kilometros.
O carro foi registado desde novo como um 1.8t? Porquê? Não poderão terem-se enganado propositadamente?
Relativamente á potência, é um facto que ando sempre em baixas pois estava habituado a carro diesel o que me poderá dar ideia de menos potência. Também é certo que já andei num Mercedes Clk 170cv e sem sombra de dúvidas puxava bem pior fo que este...
Não sei... para esclarecer só banco de potência. :-) -
Não sei... para esclarecer só banco de potência. :-)
Nada disso ...
Para esclarecer basta veres o Part Number da centralina e do turbo -
Boa... Onde posso ver isso?Não sei... para esclarecer só banco de potência. :-)
Nada disso ...
Para esclarecer basta veres o Part Number da centralina e do turbo -
Num 9-3 não sei mas num 9000 de 150cv para 210cv vai uma grande diferença.......
mas se não achas grande diferença de um bmw 150cv diesel é porque não tem 210cv.......
Tive a ver os dados técnicos do motor 1.8T(150CV) e do 2.0T(210cv) e cada vez mais acho que provavelmente o meu motor é mesmo o de 210cv. O motor 1.8T faz 10,2seg dos 0-100km/h coisa que o meu Ibiza TDI também fazia e só com 110cv. Sem dúvida que o meu carro é mais rápido do que o meu saudoso Ibiza.
Depois o meu antigo BMW 320TD compact 150cv fazia 0-100km/h em 8,7seg, muito bom mesmo. Muito malta que andou naquele carro ficava surpreendido com o andar dele. Até o meu mecânico que é um tipo hiper-preparado dizia que o bicho tinha mais de 150cv. Comparativamente, o 2.0T 210cv faz 7,9seg dos 0-100km/h, nada de muito diferente do BMW...
Sim, e talvez este seja algo mais rápido.
Estou ansioso por tirar esta dúvida de uma vez... -
Dos 0-100km/h talvez não seja o melhor exemplo..... dos 100- 200km/h do bmw 320d para um 2.0t 210cv vais notar muitos segundos de diferença
O-100 é relativo as diferenças são bem mais curtas, conta muito a relação peso potencia.