Saab 9-3 perda de potência

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  • Saab 9-3 perda de potência   por Naiow em 27 Fev, 2017 01:16
  • Boas pessoal,

    É o meu primeiro post aqui no forum e não tenho muita prática com mecânica mas aqui vai:

    Arranjei um saab 9-3 sport sedan 2.2 tid 2003 e em 15min autoestrada aparece-me o símbolo do motor e passado outros 15min perco potência drasticamente!! Em estrada nunca andei o suficiente para me acontecer isto.
    O mais estranho é que basta pôr o pé na embraiagem > Off 2 seg > On > retiro o pé da embraiagem está a andar durante outros 30min (desta vez sempre com a luz do motor ligada e aguenta menos tempo quando mais rápido fôr). Por causa disto já mandei reconstruir o turbo.
    Tive a fazer umas pesquisas e acho que poderá ser do Turbo wastegate actuator (nem sei que nome fica em português :o) ou do MAP sensor.

    O que acham?

    Obrigado!
  • Responder #1   por Rui Henriques em 27 Fev, 2017 11:16
  • Boas,

    Uma das primeiras coisas que me vem à cabeça quando leio 'perda de potência' é a válvula EGR. Antes de passar para o turbo deveria verificar o estado desta válvula.

    Cumprimentos,
    Rui Henriques
  • Responder #2   por meteorologist em 27 Fev, 2017 12:40
  • Olá,

    Aqui fica a indicação como limpar a EGR. Será que melhora?



    Abraço,
    Tiago
  • Responder #3   por Rui em 27 Fev, 2017 17:19
  • Pois, também pensei logo na EGR.
    Até porque a minha ainda ontem me deu chatisses; levou uma limpadela à noite e deve estar pronta para mais uns meses

    Rui Ribeiro
  • Responder #4   por meteorologist em 27 Fev, 2017 20:45
  • Confesso é que não percebo a relação com a embraigem.
  • Responder #5   por Naiow em 28 Fev, 2017 17:41
  • Antes de mais obrigado pelas respostas!  O0
    Esqueci-me de dizer mas limpei a válvula egr nem há 2 dias, acho que o problema não vem daí.
    Ontem fui experimentar e também notei perda de potência com uma aceleração a fundo depois das 4000 RPM.
    A relação com a embraiagem era só para explicar como faço para a potência voltar. Basicamente desligo e ligo o motor em andamento e a potência volta mais um tempo (reset ao sensor MAP?  ??? )
    Estou a tentar contactar com os antigos mecânicos que mexeram no turbo do carro para perguntar o que lhe fizeram ao certo.
  • Responder #6   por Rui Henriques em 28 Fev, 2017 18:11
  • Uma EGR limpa não significa necessariamente uma EGR sem problemas. Sinceramente o melhor que tens a fazer na minha opinião é pôr o carro em mãos que percebem de Saabs. No teu caso seria a Auto Garantia no Porto. Fazes o diagnóstico, vêm-te os erros e explicas os sintomas e em vez de andares 'à pesca' em vários sítios ficas logo a saber o que é. Acabas por poupar tempo e juízo, senão até dinheiro...

    Cumprimentos,
    Rui Henriques
  • Responder #7   por jcpbatista em 02 Mar, 2017 22:37
  • Se o motor identifica o erro não vale a pena andar a fazer experiências.
    Os problemas mais comuns deste motor que podem acender a luz do motor normalmente estão relacionados com a EGR, valvula de pressão do turbo, map, maf, bomba injetora
  • Responder #8   por Naiow em 08 Mar, 2017 14:07
  • Obrigado pelas respostas! Queria esclarecer que neste carro o meu orçamento é quase nulo, dependo destes fóruns para o por a funcionar direito outra vez. As vezes que já o pus no mecânico limparam-me já quase milhares de euros. Só me agarro ao carro porque gosto realmente de saabs por isso agradeço imenso cada dica que me possam dar.  O0

    UPDATE: os erros que me apareceram na máquina foram P1380 e P0244  ??? ???

    Já fiz uma pesquisa na net e em relação ao P0244 levou-me de volta à wastegate. O P1380 havia muitas coisas..

    Alguém tem diagramas destes códigos?
  • Responder #9   por meteorologist em 08 Mar, 2017 14:11
  • Obrigado pelas respostas! Queria esclarecer que neste carro o meu orçamento é quase nulo, dependo destes fóruns para o por a funcionar direito outra vez. As vezes que já o pus no mecânico limparam-me já quase milhares de euros. Só me agarro ao carro porque gosto realmente de saabs por isso agradeço imenso cada dica que me possam dar.  O0

    UPDATE: os erros que me apareceram na máquina foram P1380 e P0244  ??? ???

    Já fiz uma pesquisa na net e em relação ao P0244 levou-me de volta à wastegate. O P1380 havia muitas coisas..

    Alguém tem diagramas destes códigos?

    Precisamente para não ser "enganado em diagnósticos" recomenda-se ir a quem perceba de Saabs. A rede de oficinas da marca ainda existe e são as pessoas mais adequadas para mexer nestas maquinas suecas.

    Quanto aos erros não posso ajudar muito. De que zona do país é?

    Abraço,
    Tiago
  • Responder #10   por joseglv em 08 Mar, 2017 22:23
  • UPDATE: os erros que me apareceram na máquina foram P1380 e P0244  ??? ???

    Tens que te juntar a quem entenda dos carros.... A dita "Mecânica Geral" nem sempre se aplica nos Saab´s
    Procura, investiga e filtra a informação... a Net nem sempre é boa conselheira... mas pode indicar o caminho certo.

    PARTINDO DO PRINCIPIO QUE OS ERROS FORAM VISTOS CORRECTAMENTE....

    O P1380 - modulo de controle da resistência das velas incandescentes com valores invertidos
    Verificar corrente de alimentação, fichas, velas incandescentes, massa...

    O P0244 - Boost Pressure too Low
    Gerado quando a pressão é 25kPa mais baixa que o valor de ref. por mais de 7.5 seg
    Pode existir uma falha mecânica no Turbo.... ( pouco provável )
    Ou então uma fuga de ar entre o turbo e a admissão...
    Ou mesmo uma fuga de ar no sistema de vácuo...
    Pode existir problemas na válvula de pressão do Turbo ou mesmo no corpo do acelerador
    Andar com este problema pode danificar o turbo...

    Pelo que entendo são dois problemas diferentes...
    Relativo ao 1º
    Troca de velas incandescentes ( se forem antigas ) e toca de limpar fichas e verificar pontos de massa.
    Pode ser a unidade de controlo das velas que esteja com problema mas vamos por partes
    Relativo ao 2º
    Procura tubagem de ar defeituosa ou com fugas
    Se puderes, troca os tubos de vácuo por tubos de silicone
    Agarra a uma mistura de sabonete e água e borrifa para cima dos tubos para ver se vês pequenas bolhas de sabão a formar

    Vá... suja as unhas!!    ;)
    É por aí o problema

    Como são erros Permanentes ( código Pxxxx ) não desaparece por desligar a bateria...
    Vais ter de passar por uma oficina com um Tech 2

    És de onde mesmo???
  • Responder #11   por jcpbatista em 08 Mar, 2017 22:37
  • A wastgate e controlada por uma valvula a vacum, por isso comecava por analisar os tubos de vacum e depois via se a valvula esta boa (julgo que e possivel testa-la)
    Quanto as velas, nao te preocupes, porque so sao utilizadas em temperaturas inferiores a 5/6. No meu nunca vi a luz acesa!
    Recentemente tambem tive problemas com perda de potencia, mas nao tinha erros!. Resultado, tubo da admissao roto, muito comum nestes motores. Acabei por comprar um em silicone
  • Responder #12   por darioglv em 09 Mar, 2017 14:21
  • E agora pergunto eu que nao estou dentro dos motores a diesel....
    E porque nao o problema 1 e 2 estarem relacionados?

    Velas injectoras a nao trabalharem bem origina a uma combustao pobre e corte na pressao do turbo...penso eu!  ???
  • Responder #13   por Rui em 09 Mar, 2017 16:44
  • Relativamente ao segundo erro, pode ser o tubo que vem do intercooler para a admissão. É quase crónico nesses motores e geralmente aproveita-se para substituir por um de silicone que dura muito mais.
    O facto de teres 2 erros não quer dizer que tenhas 2 problemas, a menos que saibas há quanto tempo os erros lá estão. Ou seja, quando foi a última vez que os erros foram limpos?
    Por outro lado, essa estória da embraiagem é estranha...
    Vê bem toda a tubagem relacionada com a admissão; principalmente esse tubo que sai do intercooler e vai pelo lado do motor para o turbo; apanha muito calor e acaba por rasgar.
    E vai dando notícias ;)

    Rui Ribeiro
  • Responder #14   por joseglv em 09 Mar, 2017 21:39
  •   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - A história da embraiagem é o processo que ele faz para poder conduzir mais um pouco... mais nada
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn  - Nos carros a Diesel, as velas incandescentes só servem para colocar o carro a trabalhar... Depois a "combustão" é feita por pressão e não por faísca como nos Gasolina

    Sim, são problemas separados...

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