Resolver avaria na Válvula de Controlo da Pressão do Turbo

Voltar
  • Resolver avaria na Válvula de Controlo da Pressão do Turbo   por guerreiro em 03 Abr, 2017 23:29
  • Boas a todos.
    Há algum tempo que não vinha ao forum, mas hoje decidi vir para apresentar uma solução para um problema que me apareceu no meu Saab 900 (II) Turbo gasolina/gpl e que me queimou a paciência por uns bons tempos. Espero que possa ajudar a alguém!

    Sintomas - quando acelerava a fundo, especialmente em 3ª ou 4ª, e o manometro do turbo chegava ao vermelho, o carro começava a soluçar e tinha de aliviar o pé, por vezes eram soluços tão fortes que parecia que carregava no travão! Normalmente isso acontecia por volta das 2600-3000rpm... antes disso ou a partir daí o motor desenvolvia de forma normal.

    Tentativas - Mudei a cassete de ignição e velas, durante uns dias pareceu normal, mas voltou ao mesmo... tirei as velas limpei-as (com cor normal, sem sinais de anomalia na queima) e tive o cuidado de colocar as folgas a 0,8mm (indicado para carros a gpl)... continuou na mesma... depois de algum tempo, paciência e pesquisa, encontrei num forum a falar da BCP Valve (Boost control pressure valve) e que dava sintomas muito parecidos com falha de injectores ou de ignição.

    Teste da válvula - Desligar a ficha da válvula e andar com o carro assim. Nessa situação a pressão do turbo não passa do meio do risco amarelo no manómetro. Se houver falhas no motor, em aceleração a fundo, indica que provavelmente a causa não será a tal válvula, se o motor andar bem então há uma alta probabilidade de ser ela mesmo.
    A válvula no caso do NG900 é esta:
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
    Está por detrás do farol direito, quase encostada ao radiador.

    Solução - Comprar uma válvula nova, que no caso dos NG900 Trionic 5 custa cerca de 250€! Ou tentar fazer uma limpeza da mesma, opção que eu para já tomei e por enquanto está a resultar.
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Como Limpar - Retirar a válvula, removendo a ficha, desaparafusando os dois parafusos que a prendem ao chassis e retirar os três tubos. Aconselho a marcar os tubos porque não se pode trocar a posição deles!
    Apliquei pelos vários orifícios spray de limpeza de carburadores, incialmente saiu um liquido negro, visivelmente sujo de detritos e continuei a aplicar até o liquido sair transparente. De seguida, com ar à pressão (como não tenho compressor usei uma lata de ar comprimido que se compra em qualquer Worten ou Fnac para limpeza de computadores) removi todo o resto do limpa carburador do interior. Por último, apliquei uma boa dose de WD40 em todos os orifícios e voltei a remover o excesso com o tal ar comprimido. Montei a válvula e até agora (uns dias depois) mantém-se a funcionar perfeitamente, sem cortes em aceleração a fundo.

    A explicação que li, é que com a sujidade a válvula cola e deixa de abrir quando a pressão do turbo aumenta demasiado, então a centralina corta a gasolina para evitar danificar o motor, daí os tais soluços que sentia quando acelerava a fundo.

    Espero que esta publicação ajude e possa evitar que no futuro alguém queime tanto a paciência como eu queimei até descobrir o que se passava :D
  • Responder #1   por Rui Henriques em 03 Abr, 2017 23:46
  • Muito bom post! O0

    Ainda bem que conseguiu resolver o problema só com a limpeza. Será que esse pode ser o problema do meu 9-3 SS? Eu sinto relativamente o mesmo problema, mas em rotações mais baixas (1500-2000rpm). Se acelerar a fundo o carro simplesemente morre um pouco e volta à vida às 2000. Se for apertando devagarinho com ele ele lá desenvolve mais ou menos normalmente. Mesmo sendo um diesel poderá ter algo a ver com isto? Tal como você eu também já ando com a paciência queimada e já despistei várias coisas incluindo FAP, EGR, admissão, fuga no intercooler...

    Cumprimentos,
    Rui Henriques
  • Responder #2   por guerreiro em 03 Abr, 2017 23:49
  • Sinceramente não sei se nos diesel também existe a mesma válvula, mas pela lógica (eu não sou mecânico, sou apenas curioso) e dado que o turbo funciona de maneira idêntica, é provável que exista.
    Procure na net por BPC valve em diesel. No meu caso encontrei a resposta num forum sobre avarias de Toyota Supra....
  • Responder #3   por joseglv em 04 Abr, 2017 18:40
  • A investigar é que se aprende....
    É só preciso sabe filtrar....
    Essa limpeza é algo que se devia fazer revisão sim/revisão não
    Não custa nada... e dá sempre saúde ao carro...

    Belo post!
  • Responder #4   por guerreiro em 05 Abr, 2017 16:27
  • Mas nunca pensei nessa valvula... e toda a gente falava-me em velas e injectores... mas a verdade estava ali escondida :)
  • Responder #5   por Kriticross em 19 Fev, 2018 16:53
  • Será que está descoberta a polvora? Tenho o mesmo problema entre as 2000 e as 3000, mas normalmente é só a GPL a gasolina não costuma fazer! Começa aos soluços e practicamente deixa de desenvolver, a partir das 3000 e abaixo das 2000 quase não se nota engasganços!
  • Responder #6   por guerreiro em 20 Fev, 2018 11:23
  • Se só faz a gpl é estranho, porque o meu fazia a gpl e a gasolina, até era bem mais evidente a gasolina. Uma outra alteração que resultou muito bem no meu, foi a substituição das velas de origem NGK BCPR7ES por umas BCR8ES calibradas a 0,8mm... uma diferença brutal na suavidade do trabalhar do motor e as pequenas falhas que ainda existiam desapareceram por completo...
    Mas no seu caso... parece-me um problema relacionado com gpl
  • Responder #7   por joseglv em 20 Fev, 2018 21:33
  • Um "à parte" ...

    Normalmente quando se mete GPL, uma dos conselhos que o instalador refere é meter velas um grau mais frias... mas isso não é transversal a todos os carros...
    Ou quando se modifica um carro mais a sério tb se faz isso ás velas...
  • Responder #8   por TechDrift em 05 Mai, 2018 21:22
  • O meu carro tem sintomas parecidos... Começou-me a engasgar na auto estrada e a abrandar e o manómetro do turbo no vermelho quando estava na auto estrada e de vez em quando soluça como disse. Mas também tenho um relanti um bocado incerto. Será isso?   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • Responder #9   por guerreiro em 07 Mai, 2018 11:15
  • O relanti do meu não falhava, embora por vezes fosse um bocado abaixo do normal, mas nao era sempre. Quando acelerava a fundo, o ponteiro do turbo ia ao vermelho e o carro engasgava-se... ficou resolvido (até agora) com a mudança das velas. No seu caso faria também uma boa inspecção à tubagem de vacuo.
  • Responder #10   por TechDrift em 07 Mai, 2018 20:02
  • O meu soluça de vez em quando, tem o relanti incerto, o manómetro do turbo está um bocado incerto e de vez enquando vai para o vermelho e quando-me acendeu a luz do motor, ele falhou-me, começou a abrandar até ir abaixo e o manómetro do turbo ficou no máximo. Nas minhas pesquisas vi que podia ser a MAP mas vou ver os tubos de vácuo porque isso também pode dar erros na MAP. O flash da check engine light (eu sei, a informação disso é muito básica) dá dois flashes, ou seja, "Manifold absolute pressure sensor"

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Go to page:
You're not logged in

Navigation