SAAB 9000-duvída

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  • SAAB 9000-duvída   por Sérgio em 21 Mai, 2018 19:47
  • Recentemente fiquei sem embraiagem no meu carro.
    Parei o carro impecável e no dia seguinte o pedal da embraiagem  simplesmente não tinha pressão nenhuma,carregava nele e ele ficava colado lá atrás sem recuar.
    Levei para o mecânico e segundo ele o problema só pode ser de uma das bombas de embraiagem.
    Tirámos a bomba que fica por cima do pedal de embraiagem,ele abriu a bomba e pareceu-lhe um pouco picada.Comprei uma nova e ele instalou-a e o carro ficou com embraiagem,durante um dia e meio o carro ficou na oficina à espera que eu o fosse buscar.Na sexta-feira quando o ia buscar o carro já estava outra vez sem embraiagem,o carro esteve parado e voltou a perder a pressão no pedal de embraiagem.De notar que não há fugas de óleo pois o reservatório não apresenta descida de nível.
    Será a bomba que fica dentro da caixa de velocidades?
    Ou poderá ser outra coisa?
    Se alguém me puder ajudar,agradecia.
    Cumprimentos
  • Responder #1   por joseglv em 21 Mai, 2018 20:58
  • Isso tb aconteceu no meu 9000... só pode ser 4 coisas:
    - Bomba Principal ( Pedal )
    - Tubo flexível
    - Bomba auxiliar ( na caixa )
    - Ar no sistema
    Tens mais duas coisas fáceis de ver antes de veres a mais complicada: a bomba na caixa
    Como já mudaste a bomba principal, agora podes ter ar no sistema... que tb pode ser causado pelo tubo flexível...
    Esse tubo é metade metálico / metade de borracha e de vez em quando a parte de borracha "vai à vida" por causa da agressividade do óleo na borracha.
    É facil de encontrar: vai desde o pedal da embraiagem até à caixa de velocidades...

    P.S. : Tb me aconteceu uma coisa estranha: o suporte dos pedais partiu-se.... mandei soldar.
  • Responder #2   por Sérgio em 21 Mai, 2018 21:28
  • OK.
    Obrigado pela resposta.
    O mecânico sangrou hoje a embraiagem e deixou o reservatório cheio para ver se há perdas,por isso não deve ter ar no sistema.
    No caso do tubo flexível estar danificado,ou seja,existia uma fuga logo dava para ver uma perda significativa no reservatório,certo?
    E no teu caso qual era o problema?
  • Responder #3   por joseglv em 21 Mai, 2018 21:37
  • No caso do tubo danificado até nem havia perca de fluídos... mas entrava ar no sistema.
    No meu carro foi mm o suporte partido... mas já apanhei todas as situações acima descritas
  • Responder #4   por Sérgio em 21 Mai, 2018 21:54
  • Obrigado.
    Vou dizer ao mecânico para verificar ao pormenor o tubo flexível.
    Mas isto é uma coisa curiosa,como é que um carro parado perde a pressão no pedal da embraiagem?!
  • Responder #5   por Sérgio em 21 Mai, 2018 22:37
  • De referir que o mecânico voltou a sangrar a embraiagem hoje de manhã e o carro ficou  com a embraiagem impecável,eu próprio verifiquei à tarde.Agora vai aguardar 1/2 dias para ver se volta a perder a pressão no pedal.
  • Responder #6   por meteorologist em 21 Mai, 2018 23:01
  • Esperemos que tenha ficado resolvido  O0

    Tiago
  • Responder #7   por joseglv em 22 Mai, 2018 11:37
  • Pode ser efectivamente o Tubo...
    Não perde... mas deixa entrar ar

    Vamos ver
  • Responder #8   por Sérgio em 27 Mai, 2018 21:15
  • Em principio deve ser a bomba auxiliar da embraiagem(a que fica dentro da caixa de velocidades).
    O nível do óleo baixou e está a pingar pouquinho entre a caixa e o motor.
    Onde se compra esta peça a bom preço?
  • Responder #9   por Sérgio em 23 Jun, 2018 19:02
  • Procuro a peça que o carro necessita
    (Bomba de embraiagem que fica dentro da caixa de velocidades)
    Alguém sabe onde a encontrar em a bom preço?
    Tenho visto no auto-doc,mas não sei o nome especifico da peça pois aparecem duas bombas...será Cilindro receptor,embraiagem  ou  dispositivo de desembraiagem central,embraiagem?
    Obrigado
  • Responder #10   por joseglv em 23 Jun, 2018 22:45
  • Amigo sérgio, há várias bombas....
    Para ajudar preciso de 2 coisas:
    - Matricula
    - Dados da caixa de velocidades
    Esses dados é tudo o que estiver numa chapa rebitada na daixa de velocidades...
    Se olhar por entre a Bateria e o Motor vê a caixa e a dita chapa... Normalmente é preta com dois códigos de barras e algumas sequências de nºs
    Se fizer o favor de dizer o que tem eu identifico-lhe a bomba correcta ok??
    ;)
  • Responder #11   por Sérgio em 23 Jun, 2018 23:23
  • Obrigado pela resposta.
    Matricula-  79-68-CE
    Vin-  YS3CD65TXP 1026061
    A caixa não sei pois só na segunda é que vou ao mecânico para ver se identifico a peça,que ele já tirou a caixa.
    O meu carro tem uma coisa curiosa,de livrete tem 163 cv mas no VIN tem 200 cv.
    Eu vi estas duas...deve ser uma delas...
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  • Responder #12   por joseglv em 23 Jun, 2018 23:37
  • Confirmo que o VIN é de um B202R o que indica que tem 200cv.
    Quanto ás bombas há duas possibiliades e depende dos nºs na chapa da caixa de velocidades:
    ATÉ à caixa nº -D41692, a ref. a utilizar é a 8781189
    DEPOIS do nº de caixa D41693- a ref. é a 4904579

    Agora o que temos de ter em atenção é que nestes 25 anos o carro pode ter mudado de caixa.... por isso é que se pergunta os nºs que tem...

    Aguardemos então...
  • Responder #13   por Sérgio em 23 Jun, 2018 23:48
  • OK.
    Muito Obrigado.
    Vou ver se passo no mecânico segunda-feira para verificar o nº da caixa.
    Mas em principio deve ser esta,certo?
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  • Responder #14   por joseglv em 24 Jun, 2018 13:02
  • Sem nº de caixa não posso confirmar nada.....

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