[DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme

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  • [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme   por SMAP em 11 Mai, 2014 17:17
  • Para conseguirem chegar ao alarme em si vejam este -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - que também tem a forma de forma de substituir a pilha, mas não os condesadores/capacitadores

    Aqui tem um DIY publicado pelo joseglv no diário de bordo do 9-5 (prata) dele:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Bem... como não tinha nada programado para fazer no sábado, "atirei-me" a um conhecido problema que tinha nos dois carros: o alarme.
    Como sabem, quando o alarme começa a disparar sem razão aparente, suspeitamos logo das pilhas do mesmo... mas segundo relatos dos mais entendidos, o problema pode não residir só nas pilhas mas também nos capacitadores.
    Assim sendo mandei vir do ebay.UK (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn ) 2 kits para reparar as minhas buzinas de alarme. Aqui fica o trabalho de um "tosco" que não entende nada de electrónica. Como sempre disse, mais de 3 fios e eu já me baralho todo!!  :D
    Este é o trabalho de quem fez isto pela 1ª vez... ok? Fui "maçarico" nisto. ( nota-se pelas soldaduras, eu sei!! )  :-[
    Cá vai:

    As buzinas no 9-5 estão localizadas na cave de roda F.Esq. Para aceder, tem de se tirar a roda e no mínimo afastar o plástico da cave de roda. Para estar á vontade o melhor é retirá-lo mesmo. Não coloco fotos disso pois é a parte mais básica.
    As unidades de alarme têm este aspecto:

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    De notar que os anos 98 e 99 são exactamente iguais. Os modelos seguintes já não têm os 6 parafusos. Para aceder ao interior têm de cortar (com um dremel) a caixa a toda a volta e abrir.
    Ao abrir, encontramos este aspecto:

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    As 3 setas laterais são os capacitadores que temos de trocar. A primeira coisa a fazer é desligar o jumper vermelho das baterias.
    E depois desligar estas duas fichas:

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    Este é basicamente o material que devem utilizar ( mais uma chave de fendas pequenina e um x-acto para cortar a cola das baterias que as fixa ao circuito impresso )

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    A ideia é derreter o estanho...

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    E imediatamente a seguir e enquanto em estado líquido "suga-lo" ...

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    Para ficar com este aspecto:

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    O uso daquela ferramenta é imprescindível para soldaduras em circuitos impressos. Podem encontrar facilmente num AKI a 5 euros e dá um jeitão que nem queiram saber.

    Avançando e depois de desoldar as 5 peças ficamos com este aspecto:

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    Não retirei a cola das pilhas que é para as novas poderem assentar em cima da mesma... ao mesmo tempo assim garanto que não faço estragos ao circuito impresso!  ^-^
    Este é o material retirado:

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    Atenção que os capacitadores e as pilhas têm sinal + e -   ... e o circuito impresso também.  NÂO TROCAR OS POLOS!!!!!

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    Se os capacitadores que comprarem não tiverem marcação, a "perna mais comprida" do contacto é a positiva... ok?

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    Depois de tudo soldadinho....

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    Há que cortar os excessos dos contactos no verso do circuito...

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    e montar tudo de novo. Não esquecer do jumper vermelho e das 2 fichas.
    Para finalizar e garantir uma boa selagem da caixa, coloquei uma volta de fita cola a toda a volta da caixa... resultou na perfeição!

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    E já está. Demorei cerca de 2 horas com cada uma correndo todas as precauções possíveis. Lembrem-se de que mais que 3 fios e eu já me troco todo!
    Como isto não tinha fios... foi acessível!
     :)
    Depois do trabalho feito é só montar outra vez no sítio!

    Espero que tenha ajudado alguém tb!!
     O0
  • Responder #1   por darioglv em 13 Mai, 2014 13:00
  • a minha próxima aventura....
  • Responder #2   por joseglv em 13 Mai, 2014 13:04
  • mano, eu faço-te isso na boa...
    ( eu esqueci-me de ti... é o mínimo para compensar... )
     O:-)
  • Responder #3   por darioglv em 13 Mai, 2014 13:37
  • e tb me compras os capacitadores????;D
  • Responder #4   por joseglv em 13 Mai, 2014 13:52
  • Queres que te mande ou vais sozinho?  :)))
  • Responder #5   por darioglv em 13 Mai, 2014 13:55
  • vai tu!
  • Responder #6   por razmatazz em 02 Dez, 2015 21:31
  • Também já fiz a substituição do meu...
    Depois de selado com vedante, braçadeiras e tudo no sitio, ao chegar a casa reparei que esqueci do jumper! :(|| :(|| :(|| :(|| :(|| :(|| :(||
    Funciona tudo okay, CHECK OK, apita ao teste da chave, apenas acho que quando o carro não tiver bateria o alarme não vai soar...



    Ps: Não, não vou reabrir aquilo tudo :( :( :( :( :(

    SONY CR123A - €4.49x2 - JumboBox, Alfragide
  • Responder #7   por karter em 21 Fev, 2017 15:09
  • Porque achas que sem bateria não vai tocar o alarme.
    Conferes que a troca das pilhas originais (CR17335) pelas CR123A, resulta no mesmo?
  • Responder #8   por razmatazz em 21 Fev, 2017 21:53
  • Sim, não te esqueças é de rapaspar as pilhas antes de soldar, caso contrário, não pega e só vai dar trabalho...
  • Responder #9   por darioglv em 22 Fev, 2017 10:00
  • Eis algo que tenho de olhar no futuro.....bom trabalho!  O0
  • Responder #10   por meteorologist em 22 Fev, 2017 10:03
  • Eis algo que tenho de olhar no futuro.....bom trabalho!  O0

    Estás a ver, ainda há tempos dizias que tinhas tudo feito no 9-5  :)|

    Abraço,
    Tiago
  • Responder #11   por darioglv em 22 Fev, 2017 10:20
  • Pois  :D e esta so que agora lembrei-me que estava nessa hipopeia antes do motor do 9-5 berrar lembras-te? E como ele apita quando o fecho esse promenor passou-me ao lado....  ;)
  • Responder #12   por schmith em 03 Jul, 2017 23:51
  • olá pessoal sabem-me dizer se todos os carros tem alarme???
  • Responder #13   por meteorologist em 04 Jul, 2017 10:18
  • olá pessoal sabem-me dizer se todos os carros tem alarme???

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
    Viva, penso que não. O meu 9-5, por exemplo, não tem.

  • Responder #14   por schmith em 04 Jul, 2017 13:20
  • OK existe algum site como o ecat 24 k é para a opel e para a marca Saab?

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