SAAB 9000/900 - 1993 - 1998 - Stages e Alterações necessarias - TRIONIC 5

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  • SAAB 9000/900 - 1993 - 1998 - Stages e Alterações necessarias - TRIONIC 5   por TesZero em 19 Nov, 2012 18:03
  • Stages possíveis e Alterações necessárias para os atingir.

    Versão Trionic 5 - 1993 - 1998


    _____________________________________________

    Stage 1

    Lpt/Ftp - Turbo Garrett T25:
    potência original: 150/185/200 cv
    Objectivo de potência: 235cv

    Aero - Turbo Mitsubishi TD04:
    potência original: 225cv
    Objectivo de potência: 260cv

    Necessário:
    - Alteração de mapa de ecu
    - No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno

    _____________________________________________

    Stage 2

    Lpt/Ftp - Turbo Garrett T25:
    potência original: 150/185/200 cv
    Objectivo de potência: 250cv

    Aero - Turbo Mitsubishi TD04:
    potência original: 225cv
    Objectivo de potência: 270cv

    Necessário:
    - Alteração de mapa de ecu
    - Downpipe 3 polegadas
    - Catalisador desportivo ou remoção do mesmo
    - No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno

    _____________________________________________

    Stage 3

    Lpt/Ftp - Turbo Garrett T25:
    potência original: 150/185/200 cv
    Objectivo de potência: 270cv

    Aero - Turbo Mitsubishi TD04:
    potência original: 225cv
    Objectivo de potência: 280cv

    Necessário:
    - Alteração de mapa de ecu
    - Escape 3 polegadas
    - Catalisador desportivo ou remoção do mesmo
    - Filtro de Ar desportivo
    - No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno

    _____________________________________________

    Stage 4

    Lpt/Ftp - Aero:
    potência original: 150/185/200/225 cv
    Objectivo de potência: 300cv

    Necessário:
    - Alteração de mapa de ecu
    - Escape 3 polegadas
    - Catalisador desportivo ou remoção do mesmo
    - Filtro de Ar desportivo
    - Injectores 413 cc/min
    - Válvula Wastegate reforçada (Forge)
    - Válvula de pressão de gasolina 3 bars
    - No Caso do FTP/LTP: Turbo Mitsubishi TD04
    - No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno

    _____________________________________________

    Stage 5

    Lpt/Ftp - Aero:
    potência original: 150/185/200/225 cv
    Objectivo de potência: 350cv

    Necessário:
    - Alteração de mapa de ecu
    - Escape 3 polegadas
    - Catalisador desportivo ou remoção do mesmo
    - Filtro de Ar desportivo
    - Injectores 413 cc/min
    - Turbo TD04 com compressora 18t / 19T
    - Intercooler reforçado de maior dimensão
    - Embraiagem Reforçada (600 nm)
    - Válvula Wastegate reforçada (Forge)
    - Válvula de pressão de gasolina 3 bars
    - No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno

    _____________________________________________

    Stage 6

    Lpt/Ftp - Aero:
    potência original: 150/185/200/225 cv
    Objectivo de potência: 400cv

    Necessário:
    - Alteração de mapa de ecu
    - Escape 3 polegadas
    - Catalisador desportivo ou remoção do mesmo
    - Filtro de Ar desportivo
    - Injectores 630 cc/min
    - Turbo Garrett GTBB 30
    - Alteração arvore de cams
    - Intercooler reforçado de maior dimensão
    - Bomba de gasolina Walbro 255 (255 litros hora)
    - Embraiagem Reforçada (600 nm)
    - Válvula Wastegate reforçada (Forge)
    - Válvula de pressão de gasolina 3 bars
    - No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno

    _____________________________________________

    Stage 7

    Lpt/Ftp - Aero:
    potência original: 150/185/200/225 cv
    Objectivo de potência: 500cv

    Necessário:
    - Alteração de mapa de ecu
    - Escape 3 polegadas
    - Catalisador desportivo ou remoção do mesmo
    - Filtro de Ar desportivo
    - Injectores 750 cc/min
    - Turbo Garrett GT30R
    - Colector de escape tubolar
    - Alteração arvore de cams
    - Intercooler reforçado de maior dimensão
    - Bomba de gasolina Walbro 255 (255 litros hora)
    - Embraiagem Reforçada (700 nm)
    - Válvula Wastegate reforçada (Forge)
    - Válvula de pressão de gasolina 3 bars
    - Alteração do tubo de admissão
    - Alargamento das condutas de admissão e escape na cabeça do motor
    - No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno

    ______________________________________________________________

    Informação retirada do manual Trionic 5 :   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Para todos os stages é recomendado o uso da válvula apc T7, ver link:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn.

    Abraço
  • Responder #1   por TesZero em 19 Nov, 2012 18:10
  • Dicas pessoais:

    - usar filtro K&N ou JR desde o primeiro stage
    - eliminação dos veios de equilíbrio
    - ao mexer no escape... colocar logo completo em inox (dura porque não oxida, melhor investimento)
    - eliminar tubagens de água que vão à borboleta de admissão (aquecem o ar = ar mais quente = menos denso = menos o2 por cm3 = menos potência)
    - Alterar ventilação do carter para que não envie óleo e ar quente para a admissão
    - Usar uma Dump valve "BOV - blow off valve" de pistão "forge" porque a de ventosa originalnão irá durar...

    Se me lembrar de mais alguma coisa... acrescento...

    Abraço
  • Responder #2   por teco em 19 Nov, 2012 19:53
  • quando dises FTP queria dizer LPT  :)|
  • Responder #3   por TesZero em 19 Nov, 2012 20:24
  • nop... quero mesmo dizer lpt/ftp...

    vou corrigir
  • Responder #4   por teco em 23 Jan, 2013 18:03
  • nop... quero mesmo dizer lpt/ftp...

    vou corrigir

    Corrige, e já agora confirma com o smap, ele não considera exactos estes pressupostos, e já agora stage 3 não obriga a linha de escape de 3, so cat-back, mesmo no manual.

    E esqueceste a partir de 3 de velas com índice de temperatura diferente...

    E nao te queixas de ser crítico, sem valor ou OT :p
  • Responder #5   por TesZero em 23 Jan, 2013 19:03
  • a correcção já foi feita há 1 mês... vê data da edição...

    A que "pressupostos" te referes?

    Quanto ao escape...

    Stage 2:



    Stage 3:





    Quanto às velas... mostra-me.

    Abraço
  • Responder #6   por teco em 23 Jan, 2013 23:02
  • BCPR7ES... normalmente o 9000 usa 6

    Necessário:
    ...
    - No caso do FTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno


    será No caso dos LPT, od FPT já trazem (t5, mas já vem e com tubos)
  • Responder #7   por TesZero em 23 Jan, 2013 23:08
  • Grrr... tens toda a razão... alterei a denominação em cima e não em baixo... Desculpa... erro meu...

    Quanto à velas também acho melhor... mas não encontrei nada escrito a recomendar.

    Que pressupostos?

    Abraço
  • Responder #8   por Guest em 23 Jan, 2013 23:43
  • O meu vinha com BCPR7ES e depois de andar a inventar com as Bosch >:D >:D >:D aquando da rectificação do motor, voltei a por BCPR7ES novas... Penso serem as mais indicadas :)|

    Tenho em Stage 3 e as alterações que tenho são mesmo essas, Filtro KN, Escape 3" desde o turbo até á panela final e repro... Depois tem tubos de vácuo em silicone, dump valve de pistão, e outras coisas que não alteram em nada a potência do carro  O:-) O:-)

    Abraço
  • Responder #9   por teco em 23 Jan, 2013 23:44
  • Grrr... tens toda a razão... alterei a denominação em cima e não em baixo... Desculpa... erro meu...

    Quanto à velas também acho melhor... mas não encontrei nada escrito a recomendar.

    Que pressupostos?

    Abraço

    não venhas sempre a desconfiar do esquilo, se falo tenho uma justificação, posso até não ter razão mas há uma base... e não tenho problema em explicar o porquê

    quanto às velas julgo que de stage 3 para cima (pelo que me lembro, depreendo que com pressões >= 1,27 a temperatura exija outras velas... talvez não seja necessário se em vez de simples DP e turboback tenha linha directa em 3', mas não arriscava)

    já agora....

    quando referes 450 Nm.... arriscavas isso numa transmissão stock com quase 20 anos?

    abraços



    P.S. KAMUMA o teu tinha 1,35 bar>1,26, não inventes BCPR7ES



  • Responder #10   por Guest em 24 Jan, 2013 00:02
  • Teco, eu escrevi que voltei a por BCPR7ES, logo é as que tenho, já tenho a minha dose de invenção na parte de velas :))) :))) :)))

    Abraço
  • Responder #11   por teco em 24 Jan, 2013 00:19
  • Teco, eu escrevi que voltei a por BCPR7ES, logo é as que tenho, já tenho a minha dose de invenção na parte de velas :))) :))) :)))

    Abraço

    mas com o td04, se ainda tiveres injectores de origem, e não quiseres valores desalmados abaixo das 4.500 voltas a 6's porque fica stage 2 ;)
  • Responder #12   por Guest em 24 Jan, 2013 00:47
  • Nunca tive BCPR6ES... Stage 2?? Estás a falar de quê? Não vou baixar a "carga". É para ficar sempre com o "software" máximo que o "hardware" aguentar  ;)

    Abraço
  • Responder #13   por teco em 24 Jan, 2013 02:33
  • Nunca tive BCPR6ES... Stage 2?? Estás a falar de quê? Não vou baixar a "carga". É para ficar sempre com o "software" máximo que o "hardware" aguentar  ;)

    Abraço

    Kamuma, que injectores tens? É a caixa e embraiagem?

    TES no stage 4 td04 parar lpt E FPT

    Uma clarificacao, tenho a impressão de ter lido que a admissão de ar do 9000 é. Boa até quase 400 cvs... Tu aconselhas logo filtro sport. Comentários de 3os?

    Por último parece optimista falarem de 270 cvs num stage 3 t25. Mesmo ignorado o mapa da suite que coloca o limite do t25 dos 9000 nas 25 libras minuto e arriscando ser o de 28 libras, um td04 da bem 31.... Ora 280 cvs num td04 implica 250 num t25... E a ter temperaturas giras... SMAP ajuda o esquilo nesta...

    TES uma vez clarificado o roadmap dos stages podes por a discussão de turbos onde quiseres, mas até lá espera (e pode ser que vejas que o esquilo não é totalmente acefalo e estuda, mesmo fora do manual) abracos
  • Responder #14   por TesZero em 24 Jan, 2013 15:24
  • quanto ao comentário da transmissão com 20 anos... acho que não preciso de colocar aqui as revisões que são preciso ser feitas... senão tinha que explicar primeiro como mudar a junta da colaça antes de incremento da pressão de turbo...

    Alem de que conheço caixas a partirem de Lpt´s com mapas stock...
    Nisso... cada uma sabe de si... podem sempre gastar 400€ por carreto e colocar a caixa a aguentar 1000 nm... é simples...


    TES no stage 4 td04 parar lpt E FPT

    Não percebi.

    Abraço

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