Trionic 7 - B2x5

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  • Trionic 7 - B2x5   por Lfteixeira em 13 Nov, 2012 10:41
  • Vamos lá então começar a debitar informação sobre Trionic 7.

    Primeiro:
    Para todas as pessoas que querem fazer as suas proprias programações, já existem alguns foruns com imensas informações sobre o assunto. De como fazer e guias para tal.
    Nomeadamente
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    Segundo:
    Não usem este tópico para pedir ajuda a programar ou pedir mapas alterados. Criem um tópico para o efeito ou usem um dos foruns que indico acima.

    Terceiro:
    Para quem não quer se chatear com isso, existem programadores no nosso forum para Trionic 7.
  • Responder #1   por Lfteixeira em 13 Nov, 2012 10:46
  • Algumas noções importantes.

    Ao contrário do Trionic 5, o Trionic 7 é orientado á massa de ar e não á pressão do turbo.

    Por exemplo, em Trionic 5, define-se a pressão do turbo que queremos e tudo o resto gira em torno disso (mapas de combustivel, etc).
    No caso do Trionic 7, define-se a massa de ar que pretendemos obter, e o sistema de gestão gere a pressão do turbo e mapas de combustivel para obter esse valor.

    A principal vantagem deste sistema é que mesmo que existam pequenos problemas (fugas de ar) ele consegue compensar para obter o mesmo desempenho.
    O mesmo tambem é valido para quando temos temperaturas ambiente muito altas ou estamos em locais com muita altura.
    Como o alvo é sempre a massa de ar, ele tenta sempre obter isso, independentemente das restantes condições.


    Exemplo:
    O meu carro, com um mapa B205L (185cv e 263Nm), para obter os valores de potencia pedidos, em dias frios gerava cerca de 0,6 bar. Mas em dias quentes, para obter a mesma potencia, chega aos 0,85 bar.
  • Responder #2   por Lfteixeira em 13 Nov, 2012 10:48
  • Outra informação importante.

    Todos os mapas SAAB para Trionic 7, já vem preparados em termos de mapas de combustivel para serem "puxados" até 1300 mg de ar, que corresponde +/- a 420Nm.
    Mas só mesmo nessa questão, ignição, mapas de pressão de turbo e etc, tem que ser regulados consoante a potencia/binário desejado.
  • Responder #3   por Lfteixeira em 13 Nov, 2012 10:51
  • Uma curiosidade.

    O Trionic 7 tem uma caracteristica que nem o Trionic 5 nem o Trionic 8 possuem.
    Que é a habilidade de ativar a função OpenSID.

    Esta função permite ver informações do motor em tempo real no SID.
    Tanto podem ser valores directos de alguns sensores, como valores calculados.

    É muito util para monitorização de performance, procura de problemas e inclusivamente dá informações de quantos erros existem na centralina e qual o valor do ultimo.

    Uma pesquisa por OpenSID no youtube e já percebem.


    É preciso ter em conta que em carros pré 2000, as informações do SID são limitadas e não se podem alterar.
    Em versões posteriores, já se podem alterar os valores apresentados.
  • Responder #4   por Lfteixeira em 13 Nov, 2012 10:55
  • Para terminar por hoje.

    Tambem existem disponiveis, mapas que possibilitam a alteração do modo de funcionamento do motor entre E / N / S.
    Alegadamente é Economico / Normal / Sport.

    Mas na pratica é uma aldrabice.
    Porque a unica coisa que faz, é alterar o maneira que o pedal do acelerador responde e nada mais.

    A potencia máxima é sempre a mesma em qualquer um dos modos.

    A diferença é esta:
    Em modo Economico, a 50% do acelerador estás a pedir 30% da potencia maxima.
    Em modo Normal, a 50% do acelerador estás a pedir 50% da potencia maxima.
    Em modo Sport, a 50% do acelerador estás a pedir 80% da potencia maxima.

    Não faz mais do que isto, para além de serem uns mapas base muito instaveis, pois tem comportamentos diferentes em carros iguais.
    Por essa razão, eu não uso esses mapas nas minhas repros.
  • Responder #5   por TesZero em 14 Nov, 2012 09:22
  • lfteixeira, movi o teu tópico para a secção que aqui existe própria para o efeito e aprovada a ser usada por questões de organização.

    mandei pm para não "perderes" a localização do tópico.

    Abraço
  • Responder #6   por teco em 15 Nov, 2012 21:51
  • uma dúvida... se a T7 é orientada a massa de ar não há maior risco de sair do mapa do turbo em dias mais quentes se a programação for mais agressiva?
  • Responder #7   por svidinha em 16 Nov, 2012 09:01
  • uma dúvida... se a T7 é orientada a massa de ar não há maior risco de sair do mapa do turbo em dias mais quentes se a programação for mais agressiva?

    Bom dia Teco,

    Não, não existe esse risco pois a massa de ar é apenas um de muitos parâmetros controlados pela ECU sendo a sua gestão uma iteração entre eles por forma a obter um resultado final, ou seja, nada é estático.
    Outra coisa, apesar de termos mapas específicos, a gestão T7 é sempre iterativa o que faz com que apesar de os mapas poderem pedir um valor X ao carro, se ele não conseguir obter por algum motivo os mapas vão sendo ajustados SEMPRE, e não raramente para valores inferiores  :'(.
  • Responder #8   por teco em 16 Nov, 2012 11:29
  • Ainda bem!

  • Responder #9   por TesZero em 16 Nov, 2012 13:12
  • Teco, trionic 7 usa maf... mas usa também Map... Se desligares a Maf o carro anda normalmente gerido pela Map.

    Maf - mass air flow - medidor de massa de ar
    Map - Mass air Pressure - medidor de pressão de ar

    Abraço
  • Responder #10   por teco em 16 Nov, 2012 19:29
  • sempre a aprender
  • Responder #11   por Lfteixeira em 21 Nov, 2012 20:10
  • Eu ando mesmo distraido... Deve ser de tanto tópico que por aqui há!  :)))

    teco, julgo que já te responderam.
    Não existe esse problema, porque para além do que te foi indicado, existem protecções.

    Exemplos:
     - Pressão limite de 1,54bar (limite do map), acima disto ele corta combustivel.
     - Limite de injecção de combustivel, é um valor alterável, mas isso depende de quem mexe.

    E mais alguns.
  • Responder #12   por amreal em 22 Nov, 2012 11:09
  • Grato pela lição!

     O0

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