[DIY] - SAAB 9-3 / 9.5 2.0/2.3 - B205/b235 - Troca de sensor de temperatura

Voltar
  • [DIY] - SAAB 9-3 / 9.5 2.0/2.3 - B205/b235 - Troca de sensor de temperatura   por TesZero em 01 Dez, 2012 10:20
  • Troca de Sensor de Temperatura - Motor b205 / b235

    Ferramenta necessária:
    Roquete pequeno com chaves: 7.
    Chave de bocas: 18
    Alicate grande
    Chave de Fendas Grande

    Tempo Necessário: 20 min

    Funcionamento:
    O sensor de temperatura mede a temperatura através de uma resistência. Mediante a resistência (ohm) enviada para a ecu, esta irá ter informação sobre a temperatura do liquido de refrigeração do motor.
    Ao mudar o sensor irá sair o liquido refrigerante, contudo os termostatos dos Saabs não implicam sangrar o sistema da água, situados em um ponto alto do motor fazem esse trabalho por nós.

    Quando um sensor de temperatura avaria, a informação é enviada erradamente para a ecu e calculada de forma errada a injecção de combustível.

    Sintomas:
    Embora possa estar tudo bem (atenção porque pode estar também o termostato estragado) o carro pode apresentar temperaturas baixas ou altas.
    quando o carro "não aquece", a temperatura indicada deverá ser mais baixa que o normal. Isto irá criar aumento nos consumos , visto que a ecu pensa que não se encontra na temperatura normal de combustão.
    A temperatura estando a baixo do normal o carro usa o mapa de enriquecimento, para que o motor aqueça, aumentando a percentagem do combustível injectado mediante a temperatura lida.
    O carro pode soluçar ou ir mesmo a baixo como medida preventiva.

    Custos médios de um termostato novo:
    gasolina: +/- 35€

    Como proceder à troca por um novo:

    Desapertar a abraçadeira metálica que segura o tubo de admissão com o roquete e chave 7 (não usem chave de fendas pois danificam o parafuso). Depois na montagem apertar muito bem este tubo senão salta em andamento:


    Desapertar a abraçadeira metálica que segura o tubo de admissão com o roquete e chave 7 (não usem chave de fendas pois danificam o parafuso). Depois na montagem apertar muito bem este tubo senão salta em andamento.
    Com um alicate grande abrir abraçadeira metálica para desencaixar a dump valve e desligar ficha do sensor de temperatura do ar:


    Para facilitar o trabalho retirar o tubo de agua que se encontra em frente ao sensor, caso contrário desapertar o sensor será muito difícil. usar alicate grande para alargar abraçadeira e chave de fendas grande para retirar o tubo que pode estar colado devido à cera vedante. Usar chave de fendas grande para não rasgar/cortar o tubo.
    Usar chave 18 para desapertar o sensor após retirar a ficha eléctrica:


    Após retirar substituir por um novo.
    (sendor de temperaturo do lado esquerdo velho, sendor de temperaturo do lado direito novo):


    Fazer todo o processo de forma inversa para voltar a montar.

    Abraço
  • Responder #1   por castelar em 01 Dez, 2012 20:25
  • Sim senhor está muito bem explicado  O0 O0
    Parabéns
  • Responder #2   por brizio em 29 Dez, 2016 15:02
  • Boa tarde.

    Para substituir todo o anticongelante é preciso sangrar o sistema? Existem purgas para este efeito? Sabem onde ficam?

    Obrigado
    Gonçalo
  • Responder #3   por meteorologist em 30 Dez, 2016 15:25
  • Boa tarde.

    Para substituir todo o anticongelante é preciso sangrar o sistema? Existem purgas para este efeito? Sabem onde ficam?

    Obrigado
    Gonçalo

    Gonçalo,
    Existe uma plug de cor verde no radiador para drenar o sistema do lado direito do carro (lado da bateria).

    Abraço,
    Tiago
  • Responder #4   por brizio em 30 Dez, 2016 15:30
  • Ok.
    Certo. E para sangrar o sistema existe alguma purga? Ou é só meter anticongelante? Amanhã vou mudar o termostato porque o tubo de cima do radiador fica a ferver e o de baixo fica frio. Tudo aponta para o termostato penso eu.

    Abraço
    Gonçalo
  • Responder #5   por meteorologist em 30 Dez, 2016 15:48
  • Ok.
    Certo. E para sangrar o sistema existe alguma purga? Ou é só meter anticongelante? Amanhã vou mudar o termostato porque o tubo de cima do radiador fica a ferver e o de baixo fica frio. Tudo aponta para o termostato penso eu.

    Abraço
    Gonçalo

    Viva Gonçalo,
    Eu não sou mecânico mas acho que ele sagra sozinho se meteres líquido a mais. Pelo sintoma que tens descrito no teu db eu também aponto para o termostato. Atenção,  o termostato é uma peça que segundo li convém meter original saab já que diz-se ser bem mais durável.

    Se quiseres fazer a troca do líquido de refrigeração deves fazer alguns flush com água destilada até sair só água sem o coolant. Depois é meter coolant. Se precisares eu posso dizer-te o procedimento como o fazer segundo o WIS.

    Abraço,
    Tiago
  • Responder #6   por brizio em 30 Dez, 2016 17:40
  • Boa tarde Tiago,

    Se poderes enviar agradecia bastante, uma vez que tenciono eu mesmo fazer a substituição total do anticongelante amanhã mesmo.

    Abraço
    Gonçalo
  • Responder #7   por darioglv em 03 Jan, 2017 10:41
  • Em relacao ao anti-congelante nao ponhas qualquer coisa, ou o indicado pela marca ou entao algo bom , nao vas para aqueles que custam 2-3 euros!

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Go to page:
You're not logged in

Navigation