Duvida sobre oleo para a caixa

Voltar
  • Duvida sobre oleo para a caixa   por TRINITA em 09 Jun, 2016 23:27
  • Antes de mais, um abraço a todos.
    O meu Saab é o 9-5 Aero de 2000 Cx Manual. Depois de um problema na bomba Slave da embraiagem e com algumas fugas de liquido pelo Retentor, decidi mudar o fluido da transmissão. Como já não sei o que tenho na caixa, pensei em mudar e fazer o chamado Flush da praxe.

    Como os representantes cada vez estão mais longe, pensei em usar outra marca, aí começam os problemas, não consigo encontrar marca nenhuma que recomende óleo para o Saab.

    Entretanto li em alguns fóruns que á quem use óleo de motor 10w40, por outro lado a Saab diz algures que não posso usar óleo de motor sintético. O que abre a porta de algum modo que se possa usar outro. Vi aliás um artigo com suposta credibilidade, que o óleo de transmissão da GM basicamente tem as características de um óleo Diesel 10W40 exceto nos aditivos.

    Bom como a confusão estava a instalar-se resolvi jogar pelo seguro e toca de contatar a Tecnomotor. Sim senhor daí a três dias tinham o óleo, mas não me quiseram dar o PN do produto, porque não sabiam? Passados os 3 dias e assim que o funcionário poisou as embalagens no balcão, olhei para o rótulo e vi (óleo para transmissão automática e caixas de direção), disse mas esse óleo não dá para o meu carro.
    Dá sim senhor é o que tenho aqui nas especificações, mas eu disse a minha cx é manual e responde mas onde é que o senhor está a ver isso? E aí comecei a ficar desconfiado. Curiosamente das três latas duas referiam o que disse anteriormente, mas a outra só dizia óleo de transmissão. (sempre em inglês)
    Bom tivemos que recorrer ao Técnico que aceitou a minha reclamação, e sugeriu ao funcionário analisar o problema e depois telefonava-me a dar o ponto da situação.
    Nesse mesmo dia recebo um telefonema do Sr. que disse o óleo era aquele, que estava tudo certo. Fiquei outra vez perplexo e disse mas esse óleo é para Cxs Automáticas tenho que pensar. E ele retorqui mas porque é que está a dizer isso?
    Bom o óleo até pode ser aquele, mas não pode dizer que é para caixas automáticas. Curiosamente vi o PN sei que começa por 931.... e tem um 4 lá para o fim, o outro que ele diz que é para cxs Automáticas é 931....... e lá para o fim termina em creio 72.
    Se pesquisarem no Google  transaxle oil.pdf, encontram o artigo que referi que fala na diferença entre GL-4 e GL-5 entre outras coisas.

    Espero não os ter maçado muito

    Um abraço
  • Responder #1   por Dhc em 10 Jun, 2016 01:58
  • O ano passado foi metido num dos meus 9000 um óleo da gm ( V:) precisamente um ATF que a dita gm usa nos seus carros, curiosamente (ou nem tanto assim) recomendado por um antigo agente da marca, andou cerca de 1000 km no meu carro, e desde o 1º momento que me queixei ao mecânico (que também trabalhou na marca...) do barulho estranho que o meu ''menino'' estava a fazer, este disse-me que era normal após a mudança... bem, normal é que não é seguramente, após os tais 1000 km's +- retirei aquela porcaria da caixa e o bujão veio completamente carregado de limalhas, coisa que antes não tinha e o dito óleo tinha tanta viscosidade como água! Meti novamente um 10w40 e o barulho foi atenuando mas não desapareceu por completo. Moral da história: ATF da marca (gm) é mesmo uma grande m€rd@. Nos meus nunca mais.
    Que este meu testemunho sirva para os demais.
  • Responder #2   por joseglv em 10 Jun, 2016 10:50
  • TRINITA eu vejo-te isso...
    Preciso da Matricula da tua Viatura... Se te sentires mais confortável, manda-me por PM sff...
    ;)
    Com calma vê-se tudo...
    E já agora pra ser "minhoquinhas"  :) seria importante saber o Nº da Caixa de velocidades
    Deixo um Ex:  FM55 B01 A12345

    A tua dúvida é pertinente... e muito bem colocada.
    Isto acontece pq houve uma quebra na procura de produtos químicos ( incluíndo os óleos ) em 2002 ( se não me engano ) e aproveitando a deixa, alguns produtos foram descontinuados e outros foram completamente substituídos pelas versões GM ( já que a dona era mesmo a GM, não fazia sentido continuar a pagar para fazer óleos quando os tinha em carteira! )
    Acontece que ( a meu ver e repito a meu ver ) as alterações que foram feitas, foram executadas de acordo com os parâmetros GM e não de acordo com as "specs" do fabricante.
    Claro que estamos em 2016 e as últimas alterações de serviço já têm umas décadas - para ser simpático...
    Pedi essas informações porque na vida de um carro, muitas coisas são feitas fora de oficinas oficiais... muitas adaptações e tal... e muitos erros feitos tb ( em oficinas supostamente credíveis tb acontecem... )
    Se formos reunir informação a respeito, encontramos muita coisa a apontar que o que te queriam vender estava certo mas não estaria "correcto".

    Se me deres a informação pedida poderei dar alguma luz a respeito... só para clarificar...
     ;)
  • Responder #3   por TRINITA em 10 Jun, 2016 20:27
  • Agradeço a atenção.
    Penso que o VIN e Nº caixa sirva, senão envio a matricula também.
    VIN: YS3EH45G513011919
    Caixa:  S264 01 U03738
                 FM55B05
    Abraço.


  • Responder #4   por joseglv em 11 Jun, 2016 00:59
  • OK...
    Vou meter aqui montes de informação. E como estamos a falar de um 9-5, vou cortar as partes dos outros modelos.
    Para quem não entende, pode ficar mais confuso... mas vou tentar deixar tudo explicadinho de modo a explicar o porquê de tanta "contra-informação"  :)

    O Manual do Haynes ( 1998 a 2004 ) é muito simples:
    Caixas Manuais:       Óleo Saab MTF 0063
    Caixas Automáticas: Saab ATF 3309 ( mineral ) ou Dextron III ATF
    ATF = Automatic Transmission Fluid  ;)

    A Neobrothers tb simplifica:
    Genuine GM Manual Transmission Fluid 1 Litre (93165290), which will fit:
    Saab 9-5 - 1998-2009 - All Models

    Genuine GM Automatic transmission fluid 1litre, (93165414) suitable for:
    Saab 9-5 years 1998-2001 - All Automatic transmission models

    Genuine GM Automatic transmission fluid 1litre, (93160393) suitable for:
    Saab 9-5 years 2002-2010- All 5 speed Automatic models


    Então é assim:
    O Óleo indicado era o 400108247 ( 100% sintético ) para caixas manuais.
    Essa referência foi descontinuada e MUITO MAL alterada para 93165414 ( Dextron VI ).

    Acontece que quando a GM decidiu fazer alterações ( conforme o meu anterior post ) a 93165414 passou a ser a substituição do óleo Dextron II ( 90350342 ) e Dextron III ( tanto para a ref. 400128187 e 93160372 ) ambas de Caixas Automáticas... daí qualquer concessionário o indicar.

    O problema é este e deixo em bold:
    A GM ao longo dos anos foi fazendo upgrades ao óleo Dextron e suas especificações; os novos óleos são mais generalizados e nem sempre as suas "specs" e características são compatíveis com as versões anteriores. Como há aplicações onde o Dextron VI não é o indicado, existe um mercado "em aberto" para solucionar esses casos.
    MAS a alteração foi mal feita...
    Nunca na vida um óleo de caixa automática serve numa caixa manual!!
    Basta pensar que as caixas automáticas funcionam sob pressão de óleo... as manuais o óleo é para lubrificação!
    A GM alterou as ref. porque não quiz gastar dinheiro em manter os contratos existentes com os fornecedores de óleo. Como ela (GM) tinha a sua propria linha de fornecimento de óleo, trata-se de cancelar os contractos e substituir as referências. :(|| :(|| :(||

    Como os Boletins de Serviço e as informações do WIS e do EPC estão desactualizadas, é preferível confirmar toda a informação para não cair num erro simples: falta de actualização.
    O Óleo Dextron VI foi introduzido em 2005 e em 2006 a GM cancelou todas as licenças de produção das anteriores versões. Cancelou os óleos anteriores e apresentou a opção que comercializava. A Opção é Generalista para todo o Grupo GM e é pegar ou largar. Ainda bem que há opções no mercado e pessoas que se vão actualizando!

    E agora o TRINITA diz: "Isso é tudo muito bonito e tal.... mas que óleo é que compro agora?? Não se pode meer óleo de caixa automática em caixas manuais!!"

    É vdd... mas se analisarmos a referência vendida pela Neobrothers e cruzarmos com o EPC vemos que a ref. 93165290 é utilizada nos 9-5 de 2006 a 2010 com caixas manuais!
    Como não se sabe que tipo de óleo temos na caixa de velocidades, o mais indicado e por descarga de consciência é fazer um "Flush" ou uma lavagem à caixa. Para quem não sabe deixo aqui o procedimento:

    1 - Tirar óleo velho
    2 - Meter 1.5 Lts de óleo novo
    3 - Levantar as 2 rodas
    4 - Pôr o carro a trabalhar, engatar em 1ª e deixar trabalhar engatado por 30 seg. Parar o carro e colocar o carro no chão
    5 - Tirar o óleo
    6 - Meter 1.5 Lts de óleo novo
    7 - Levantar as 2 rodas
    8 - Pôr o carro a trabalhar, engatar em 1ª e deixar trabalhar engatado por 30 seg. Parar o carro e colocar o carro no chão
    9 - Tirar o óleo
    10 - Meter o óleo a nível ( 1.5 a 1.8 Lts ) Verificar pelo bujão de Nível
    11 - Limpar todo o escorrimento/sujidade

    Este post deu um trabalhão do caraças....  8)
    Espero ter ajudado....
     ;)
     O0
     
  • Responder #5   por TRINITA em 13 Jun, 2016 17:46
  • Ajudou e muito.
    De facto a solução que eles apresentam pode estar certa, mas levanta muitas dúvidas. Que eu saiba o fluido de caixas manuais, não servia para automáticas e vice-versa. Não sei se é por uma questão de gestão de stocks ou pura e simplesmente um erro. Não estou com nenhuma vontade se seguir o conselho deles.
    Portanto resta-me importar a referência 93165290, ou em alternativa arranjar um fluido equivalente como seja o Castrol Syntrans Multivehicle 75w90 GL-4, que segundo algumas fontes era quem fabricava o mesmo para a GM. E fazendo o respetivo Flush.
    Cumprimentos

  • Responder #6   por joseglv em 13 Jun, 2016 22:00
  • As coisas evoluem... e não me surpreenia que uma resposta oficial fosse nesse sentido dizendo que é melhor...
    Mas basta fazerem uma pesquisa no Wikipédia por "Dextron" e verão mais uma fonte do que disse: "os novos óleos são mais generalizados e nem sempre as suas "specs" e características são compatíveis com as versões anteriores"

    Eu se tiver que mudar, faço o mesmo que expliquei aqui...
  • Responder #7   por schmith em 16 Abr, 2018 19:13
  • Sei que o topico já tem algum tempo e andei a ler e fiquei a apanha bonés.....

    Só aprendi que o ATF é para caixas automaticas ....

    não percebi o MTF e o que é melhor o GL4 ou o GL5
    fui ao site e aconcelham este   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    isto cumpre as especificações??
    o site da para por em inglês. eu já uso esta marca de óleo na moto no motor e na  transmissão

    ESpecificação do oleo/valvolina
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Go to page:
You're not logged in

Navigation