Iluminação LED - Em casa

Voltar
  • Iluminação LED - Em casa   por Lfteixeira em 24 Mai, 2017 19:14
  • Boa tarde.

    Estou no meio de um projecto em que agora chegou a altura de tratar da iluminação.
    Para luz ambiente escolhi fazer "sancas" nas paredes de forma a destacar o tecto de madeira.

    Começei a fazer ensaios com fitas de LED, no caso com a versão de LEDs 5050 em branco frio, 300 leds (14,4W por metro).
    No entanto o problema que queria ajudar a esclarecer era a questão da alimentação.

    A fita de led consome 72W (5 * 14,4) que por sua vez dá 6A (P = V * A --> 72 = 12 * A --> A = 6) e o adaptador que veio foi um de 12V e 2A.

    Quando detectei a questão, pelo que li em vários locais a consequência de usar um adaptador de 2A seria uma luz mais fraca. No entanto hoje arranjei um adaptador de 12V e 5A e estive a testar, e a intensidade luminosa é exatamente igual.

    O que está errado aqui?
    Conseguirá o adaptador de 2A entregar 5 ou 6A ?


    Qual a vossa experiência com este tipo de iluminação?
  • Responder #1   por jcpbatista em 24 Mai, 2017 21:34
  • Para esse tipo de iluminação julgo que os transformadores são calculados em função dos watts. Um transformador de 6A deve dar para uns 70w
  • Responder #2   por Lfteixeira em 24 Mai, 2017 21:44
  • Sim, é isso.

    No entanto um de 24W está a dar a mesma intensidade!  :(||
  • Responder #3   por jcpbatista em 24 Mai, 2017 22:49
  • Se nao notas diferença na intensidade, convém e saber se pode provocar aquecimento no transformador!
  • Responder #4   por joseglv em 24 Mai, 2017 22:50
  • A minha experiência??
    Trocar lampadas normais por lampadas led
    :D
  • Responder #5   por darioglv em 25 Mai, 2017 09:43
  • mas a luminosidade nao e limitada pela lampada em si???
  • Responder #6   por Dhc em 28 Mai, 2017 14:15
  • A diferença está na duração dos Led's, do que já experimentei, com ''carga'' fraca (Amp) acabam por se estragar prematuramente, além de que ao fim de algum tempo ''aparece'' a luz residual, ou seja, mesmo desligando o interruptor ficam com alguma energia e não apagam totalmente.
  • Responder #7   por Dhc em 31 Mai, 2017 23:24
  • Esqueci-me de explicar que as fitas de Led's são ligadas em paralelo e não em série, logo, os valores de resistência não são cumuláveis!
  • Responder #8   por darioglv em 01 Jun, 2017 08:00
  •  O0
  • Responder #9   por Rpscavaleiro em 28 Jun, 2017 12:03
  • A esta altura deves ter mais que solução, mas na altura em que instalei umas fitas led de 6m, tive o mesmo problema, usei dois transformadores diferentes, um com maior amperagem que o outro, e intensidade igual, até que, fui buscar uma fonte e consegui maior intensidade com o aumento de tensão.
    "Problema", os transformadores que usei estava, apesar de 12v, estavam a debitar em vazio, não 12, mas próximo dos 11v, troquei por um que estava próximo dos 13v e notei diferenças satisfatórias (os transformadores eram todos de 2A). Mais tarde arranjei um controlador com comando para puder ajustar. (faz uma variação da tensão entre os 5 e os 12v)

  • Responder #10   por schmith em 02 Jul, 2017 11:05
  • A iluminação led tem muito que se diga principalmente em fita.

    As fitas de led's devem ser "secas" sem aquele emborrachado em cima como se fosse a prova de água porque isso acumula calor.

    Tendo calor diminui o tempo de vida util do led, estes também devem ser colocados sobre uma fita de aluminio  ou uma chapa há calhas a venda para o efeito.

    Depois vem a alimentação, os led's dão mais brilho quanto mais corrente passar por eles e não tensão.

    Uma coisa é uma fonte de alimentação que mantém a tensão estável na indicada e outra é a que faz a queda de tensão.

    Se tiverem uma fonte de laboratório conseguem ver bem a diferença pois a fonte conseguimos controlar a tensão e depois a corrente.

    Os transformadores por vezes cai a tensão de saída e por consequência cai também a corrente por isso nunca entrega os 12V nem os 2A
  • Responder #11   por Joaquim Banha em 03 Jul, 2017 18:32
  • Estou sempre a aprender
    banha
  • Responder #12   por Lfteixeira em 11 Ago, 2017 10:05
  • Já estava em falta uma atualização ao tema.

    Acabei por comprar transformadores de 5A e lá instalei as fitas.
    Utilizei fitas de luz "branco frio", mas nesta altura não sei se foi o mais acertado, a ver vamos.

    Na cozinha utilizei fita, alegadamente, IP65 mas apesar de serem tambem "branco frio" não gostei da tonalidade.
    No exterior coloquei projectores LED (flood) de 10W, impecáveis. Baratissimos e dão uma boa luminosidade. Agora falta ver a durabilidade.
    Ainda no exterior também experimentei colocar uma fita de LED de 220v, no entanto falta-me experimentar um estabilizador melhor.

    Todo o material que comprei veio da Aquário, que via website tem preços interessantes.
  • Responder #13   por darioglv em 11 Ago, 2017 11:02
  • E fotos?
  • Responder #14   por Lfteixeira em 11 Ago, 2017 11:06
  • E fotos?

    Falta-me conseguir fazer upload de fotos... acho que vou precisar de apoio informático!  >:D

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Go to page:
You're not logged in

Navigation