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Qual é a diferença no motor ecopower 2.3T e aero 2.3T de 1998 ?
Desde já obrigado aos membros que rapidamente tem respondido as questões por mim postadas..
Já agora tem filtro de habitaculo o Ecopower? aonde se localiza é caro o filtro?
Thks.. -
boas, segundo me parece, o 2.3T de 1998 é o b235E com 170 cv e o 2.3T Aero é o b235R, com um turbo td04 e com 230cv (a diferença entre os 2 é o turbo mesmo, o bloco é o mesmo). O Aero, enquanto topo de gama , deverá sempre estar melhor equipado.
Eu imagino que todos os 9-5 tenham filtro de habitáculo, o Ecopower é referente ao motor. O filtro do meu custou cerca de 40€. O acesso é feito pelo porta luvas do carro (tem que se retirar), uma vez que está por trás do tablier. -
Os injectores tambem sao diferentes, bem como o mapa da ECU devido a estas diferenças. O de 170cv tem um turbo Garret GT17.
Abraco -
Qual é a diferença no motor ecopower 2.3T e aero 2.3T de 1998 ?
Desde já obrigado aos membros que rapidamente tem respondido as questões por mim postadas..
Já agora tem filtro de habitaculo o Ecopower? aonde se localiza é caro o filtro?
Thks..
Tens aqui tudo o que deves saber para substituir o filtro anti-pólen em qualquer SAAB 9-5
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Ou podes ver aqui um vídeo que diz como fazer:
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Muito obrigado uma vez mais pelo esclarecimento. ..
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Os injectores tambem sao diferentes...
Errado sao iguais..... -
Sao vermelhos nos 2?
Abraco -
Sao vermelhos nos 2?
Abraco
Parece-me que sim, pelo que tinha lido só diferia o turbo (e as tubagens como é óbvio). Aliás, segundo me parece, até tens alguns 2.0 com injectores vermelhos quando fizeram o upgrade para 192 cv se fábrica -
Antes de mais... em 1998 não existiam aeros.
os aeros sairam em finais de 2000.
existem as versões 2.3 em que diferem, como já dito, no turbo e mapa de ecu (alem do kit estético interior e exterior, claro)
Como podes ver o filtro ronda os 40€, aqui, de onde costumamos comprar quase tudo, apontam para 35€ :
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Abraço -
tanto que ves isso pelo meu 95 de 1998 , e um motor 2.3 e ja vem com os injectores vermelhos.....assim como esta e so com a repro passa-te logo para os 235cv's!
Ficas logo com "quase " um aero....pelo menos sera essa a minha ideia , fazer a revisao do motor e depois stage 1 para cima....ja que nao pretendo ir para outros voos.... -
tanto que ves isso pelo meu 95 de 1998 , e um motor 2.3 e ja vem com os injectores vermelhos.....assim como esta e so com a repro passa-te logo para os 235cv's!
Ficas logo com "quase " um aero....pelo menos sera essa a minha ideia , fazer a revisao do motor e depois stage 1 para cima....ja que nao pretendo ir para outros voos....
muda o turbo antes da repro...está um à venda no ebay.co.uk por 100£. A repro para 220 CV com o GT17 é possível mas ele vai "rebentar" como aconteceu com o meu. Poupas muita chatice mudando o turbo antes...sobretudo não ficares encostado num sitio manhoso qq nem queimares a cabeça do motor por teres ficado sem água e óleo -
Estava a ver que ninguém dizia que: não existiram AEROS até o MY00.
O B235E (até 2000) difere dos B235R em:
- injectores (vermelhos no E e castanhos no R)
- turbo
- válvulas de escape
- programação
Até 2000 haviam injectores verdes nos B205E (150cv e alguns de 190cv), injectores vermelhos nos B205E (190cv) e B235E (163cv e 170cv). Depois do ano 2000 passou tudo a usar injectores castanhos.
Para um uso citadino e calmo, gosto muito mais do GT17 do que do TD04, começa a puxar mais cedo principalmente no 2.3. Pena é a falta de fiabilidade dele. -
Falta de fiabilidade? Porque o que tem de errado esta sempre a avariar? Nao é seguro? Ate agora a situação que reportei foi a única coisa que se avariou. .a unica coisa que me queixo é que mesmo a GPL bebe muito. . Muito agradecido pelos comentários dos usuários. .
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Falta de fiabilidade? Porque o que tem de errado esta sempre a avariar? Nao é seguro? Ate agora a situação que reportei foi a única coisa que se avariou. .a unica coisa que me queixo é que mesmo a GPL bebe muito. . Muito agradecido pelos comentários dos usuários. .
Falta de fiabilidade do Turbo GT17 porque nem sempre duram para além dos 250-300.000 km, penso que há muitos a precisar de serem substituidos/re-acondicionados.
O meu "morreu" aos 285.000km (mas pode ter sido devido à repro de 220 cv com que estava). De qq forma recomendo, dentro das possibilidades, a troca para um TD04-15 e respectiva repro, o carro fica um "bicho" muito diferente -
Falta de fiabilidade? Porque o que tem de errado esta sempre a avariar? Nao é seguro? Ate agora a situação que reportei foi a única coisa que se avariou. .a unica coisa que me queixo é que mesmo a GPL bebe muito. . Muito agradecido pelos comentários dos usuários. .
Os turbos GT17 são muito "fraquinhos" em termos de fiabilidade/longevidade quando comparados com os TD04, no meu caso quando comprei o 9-3 aqui em Munique (tempo não tão quente como em PORTUGAL e supostamente melhor para a longevidade do turbo) com 129.000 km vinha com o GT17 colado. GT17 colados não é caso único do meu, sei de casos semelhantes em PORTUGAL.
Um carro a GPL devera gastar entre 15 a 20% mais que a gasolina, um 2.3 em consumo citadino gasta bem mais do em autoestrada. Se só andar com o 9-5 em cidade ele pode fazer medias de 11 a gasolina que por sua vez corresponde a 13,2 a GPL (mais 20%)
Em auto-estrada um 2.3 a 120 Km/h faz medias de 7/8 litros pois vai a cerca de 2500 rpm. Em cidade andamos sempre a mudar de mudanças e em praticamente todas as mudanças passamos as 2500 rpm, como é obvio os consumos seram sempre superiores.